Companhia Cambalhotas estreia espetáculo “Zzz Sganarelle”

Por Luís Pablo Diversão
 
Cia Cambalhotas apresenta espetáculo "Zzz Sganarrele"

Cia Cambalhotas apresenta espetáculo “Zzz Sganarrele”

Durante os próximos cinco meses, a Companhia Cambalhotas levará para praças e escolas da capital maranhense o espetáculo “Zzz Sganarelle”. A primeira apresentação será realizada, neste sábado (22), em frente à sede da Companhia Cambalhotas, no bairro do Anjo da Guarda, às 16h30.

Escrito por Geraldine Gauthier e dirigido por Waldemir Nascimento, ‘’Zzz Sganarelle” chega ao Maranhão após o projeto da Companhia Cambalhotas ser contemplado com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015, que conta com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.

O espetáculo é uma comédia-farsa inédita que partiu de uma reflexão moral e pessoal sobre a hierarquia social contemporânea agregando humor às dificuldades vividas no cotidiano das pessoas. Sganarelle, personagem que leva o nome da peça, foi criado por Molière há cerca de 500 anos na França e é um palhaço que se utiliza da comédia para satirizar problemas sociais.

“Resolvi escrever sobre Sganarelle porque ele é uma personagem porta-voz dos empregados de hoje, sendo símbolo do povo que tem sonhos de revolta e melhoria, igual ao que pude observar e averiguar durante a minha pesquisa através de vivencias e depoimentos em São Luís e aqui em São Paulo. Só que eu quis ir além da crítica social propondo uma reformulação das relações empregadores-empregados fundadas sobre a troca, a consideração mutua, e a valorização”, explica a escritora Geraldine Gauthier.

O espetáculo “Zzz Sganarelle” será a terceira produção da Companhia Cambalhotas que, em 2016, completa 19 anos de fundação. Nas produções anteriores (“Os Saltimbancos” e “Os Três Porquinhos”), a companhia sempre utilizou formas animadas – bonecos, máscaras, teatro de sombra – para encantar o público. No entanto, em “Zzz Sganarelle”, mais um elemento é agregado: o circo.

“Temos o espetáculo de rua na nossa veia desde a nossa fundação. Em ‘Zzz Sganarelle’, a gente consegue manter esta linha e acrescenta uma coisa a mais: o circo, a rua, a animação, a comédia”, revelou Waldemir.

Prêmio inédito

Pela primeira vez, a Companhia Cambalhotas foi agraciada com uma premiação nacional. O Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 veio em um ótimo momento. Tanto que o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura aceleraram a produção do espetáculo “Sganarelle”.

“Pra gente já foi uma vitória ter conquistado um prêmio. A gente queria muito montar este espetáculo por conta do texto, mas, devido às condições financeiras, a gente não iria montar Sganarelle agora”, explicou Bianka Marques, produtora do espetáculo.

Bianka explica que o objetivo da Companhia Cambalhotas é de sempre levar um espetáculo de qualidade para a população. “A companhia quando pensa em inscrever projetos, a gente pensa não só no financeiro, mas sim na realização da companhia em querer levar algo de qualidade para a população que, de um modo geral, precisa ter acesso a espetáculos de qualidade. Levar o espetáculo para escolas, para as praças é pensar que mais pessoas vão conhecer o trabalho da companhia, vão poder assistir espetáculos de teatro e vão poder se desenvolver”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS

OUTUBRO 2016
Dias 22 e 29 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30
NOVEMBRO 2016
Dia 5 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30
Dias 8, 9, 10 e 11 – C.E. Mário Meireles, C.E. Lúcia Chaves, C.E. Antônio Ribeiro da Silva e C.E. Vicente Maia
Dia 11 – Praça Nauro Machado / 19h
Dia 18 – Praça Deodoro / 17h30

DEZEMBRO 2016
Dia 2 – Praça Deodoro / 17h30
Dia 8 – Largo do Teatro (Anjo da Guarda) / 16h30
Dia 9 – Praça Nauro Machado / 19h

JANEIRO 2017
Dia 13 – Praça Deodoro / 17h30
Dia 20 – Praça Nauro Machado / 19h
Dia 21 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30

FEVEREIRO 2017
Dia 4 – Largo do Teatro (Anjo da Guarda) / 16h30
Dias 11 e 18 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30

Ficha Técnica
Duração: aproximadamente 60 minutos
Classificação: Livre
Gênero: Circo; Teatro de Rua
Texto: Géraldine Gauthier
Músicas: Domínio público

Direção e Produção Executiva
Direção: Waldemir Nascimento
Produção Executiva: Bianka Marques
Assistente de Produção: Adalberto Costa

Elenco
Sganarelle: Edson Lima
Dom José (voz): Adalberto Costa
Marina Mary Martins e Madame Gordão: Marlucie Emily
Suzete (boneca): Andressa Kelly
Funcionário e Gordão: Jefferson Gama
Sans feu ni lieu: Anderson Pytuyba

Produção Artística
Concepção: Waldemir Nascimento
Cenografia e Adereços: Wanderson Silva
Assistente de Cenografia e Adereços: Flávia Félix Rodrigues
Cenotécnico: Gerson Fontenelle
Figurino: Laísa Couto
Costura: Waldirene Brito e Joana Clímaco
Ilustração de Sganarelle: Waldeir Brito

Produção Técnica
Sonoplastia: Walber Bonfim
Designer: Leanjoelson Andrade
Fotografia e filmagem: Rubem Jayron
Comunicação: Aidê Rocha e Paulo de Tarso Jr.
Estagiária de Produção: Lua Reis
Colaboradores: Márcia de Aquino, Wallas Santos e Weyder-Joe Freire

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários