Sete candidatos na disputa pela Prefeitura de São Luís

Por Luís Pablo Eleições 2012
 

Do Imirante:

Quatro partidos homologaram os seus candidatos a prefeito da capital maranhense em convenções realizadas nesta quinta-feira, dia 28.

Unidos Por São Luís

O Partido dos Trabalhadores (PT) homologou, ontem, em convenção no Centro Histórico, da qual participaram diversas lideranças do PMDB, a candidatura do vice-governador Washington Luiz a prefeito de São Luís. O deputado estadual Afonso Manoel (PMDB) também foi confirmado como candidato a vice-prefeito na chapa majoritária.

A coligação oficializada durante o evento com o nome de “Juntos por São Luís”, é a maior da disputa eleitoral de São Luís, com treze partidos.

Além do PT e do PMDB, compõem a aliança DEM, PV, PTB, PSD, PSC, PHS, PSDC, PTN, PSL, PRB e PPL.

Participaram da convenção nomes de peso da política nacional e estadual, como o senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB; o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB); e o Ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), além da governadora Roseana Sarney (PMDB), e do senador João Alberto (PMDB).

PPS

Em meio a clima tenso, a deputada Eliziane Gama foi confirmada ontem, em convenção do PPS], candidata à Prefeitura de São Luís.

Boa parte do partido resistia a Eliziane, que insistiu até o fim e venceu a luta interna.

A participação de Eliziane inviabiliza a composição com o candidato do PP, Tadeu Palácio, que esperava tê-la como companheira de chapa.

Até o fim da noite de ontem, o ex-prefeito ainda esperava uma decisão da deputada estadual Eliziane Gama (PPS), que ele contava como vice.

Eliziane Gama era apontada como provável apoio a Tadeu Palácio, ainda que não compusesse a chapa. Mas o PPS decidiu realizar convenção à noite e confirmar que homologaria a candidatura dela a prefeita.

Mesmo assim, o clima de tensão era notório no PPS.

O vereador Vieira Lima, presidente municipal da legenda, e a professora Miosótis Lúcio, que sonhava ser vice do prefeito João Castelo (PSDB), eram os mais contrariados.

Mesmo sem aliança com outros partidos, Eliziane garantiu que terá condições de fazer uma campanha e de chamar a atenção, como única mulher na disputa pela Prefeitura.

“São Luís, o caminho é pela esquerda”

Foi lançada oficialmente ontem (28) a candidatura do ex-vereador e ex-deputado federal Haroldo Saboia (PSOL) a prefeito de São Luís. Ele terá como companheira de chapa, na condição de vice, a turismóloga Sildeane Coutinho, representante da Juventude do PCB, numa aliança que tem como tema: “São Luís, o caminho é pela esquerda”.

A convenção, realizada na sede do Sindicato dos Bancários, também oficializou a candidatura de 27 militantes para a disputa de vaga na Câmara Municipal de Vereadores de São Luís e contou com a presença de aproximadamente 300 partidários, militantes do socialismo de ultraesquerda.

Haroldo Saboia concorre pela terceira vez a uma disputa majoritária em São Luís.

Partido Progressista

O Partido Progressista (PP) homologou, na manhã de ontem (28), a candidatura do ex-prefeito Tadeu Palácio na disputa para a Prefeitura de São Luís. Mas a convenção não definiu o candidato a vice-prefeito, deixando em aberto a indicação para composição de chapa. Palácio confirmou o apoio do Partido da República (PR) e vai dialogar com PHS, PPS e PTB em busca de um companheiro de chapa.

PSTU

Marcos Silva foi o primeiro a homologar a candidatura à Prefeitura de São Luís, em convenção do PSTU, que aconteceu no último dia 24, dia de São João, na sede do Sindicato dos Bancários.

Essa será a sexta candidatura de Silva que, só por duas vezes, não representou a legenda nas disputas majoritárias: em 94, substituído por Francisco Chagas, e em 2006, cassado por não prestação de contas.

Marcos Silva disputará pela terceira vez a prefeitura de São Luís e terá como vice a professora Kátia Ribeiro, também, do PSTU.

Últimas convenções

PTC

Nesta sexta-feira (29) ocorre a convenção do Partido Trabalhista Cristão (PTC), que terá o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior como candidato à sucessão municipal, apoiado ainda pelos partidos Democrático Trabalhista (PDT), Comunista do Brasil (PCdoB) e Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

As siglas também negociam o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O PSB também negocia com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), aliado dos últimos anos no Estado.

PSDB

A legenda tucana disputará a reeleição com o prefeito João Castelo Gonçalves. A convenção do PSDB ocorrerá neste sábado (30), último dia de prazo para a definição das candidaturas.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários