Para Eliana Calmon, decisão do STF ajuda a eliminar corporativismo

 

Felipe Recondo, de O Estado de S.Paulo

Pivô da crise que colocou em lados opostos magistrados e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Eliana Calmon afirmou que a decisão dessa quinta-feira, 3, do Supremo Tribunal Federal (STF) engessa movimentos corporativistas da magistratura.

Ministra destacou envolvimento da sociedade na discussão sobre o CNJ

Ministra destacou envolvimento da sociedade na discussão sobre o CNJ

Em entrevista ao Estado, Calmon afirmou que a decisão do STF de garantir ao CNJ o poder de abrir processos contra magistrados suspeitos sem ter de esperar as corregedorias locais facilitará seu trabalho. Uma decisão em sentido oposto, ela afirma, criaria problemas para a Corregedoria Nacional de Justiça.

“Estamos removendo 400 anos de representação elitista dentro do Judiciário. Não é fácil. Há todo um contexto ideológico nessa discussão. Mas a modernidade vai tomando conta dos espaços públicos. E vai deixando engessados os movimentos corporativistas”, afirmou a ministra. Abaixo, os principais trechos da entrevista:

Como a senhora recebeu o resultado do julgamento no STF?

Eliana Calmon: O resultado, que não é definitivo, mas foi muito importante para a cidadania. O julgamento foi extremamente positivo, pois os ministros discutiram duas teses distintas. Foi um debate do qual a sociedade participou. Essa decisão atende ao anseio popular. Portanto, como cidadã fiquei muito satisfeita.

E como magistrada?

Como magistrada também fiquei satisfeita porque ficou asseverado que a Corregedoria Nacional tem garantida sua competência correcional. Sabendo disso, as corregedorias locais terão mais cuidado ao julgar seus pares. E foi isso que sempre advogamos.

O resultado dá mais segurança ao trabalho da senhora?

Naturalmente o meu trabalho agora fluirá melhor. Se a tese da subsidiariedade fosse vencedora, eu teria alguma dificuldade.

Mas há alguns aspectos que ainda precisam ser julgados pelo STF. Isso ainda atrapalha as investigações da Corregedoria?

Não e sim. Alguns aspectos da resolução 135 (contestada pela Associação dos Magistrados do Trabalho) ainda precisam ser definidos pelo Supremo, o mandado de segurança (contra investigação na folha de pagamento dos tribunais e nas declarações de bens e rendas de magistrados) ainda precisa ser julgado. E isso será feito com critério e serenidade pelo tribunal. Mas para mim, esses aspectos são menores.

O que a senhora considera mais importante?

Para mim, há dois pontos fundamentais no julgamento do Supremo. Primeiro, a publicização do julgamento. O julgamento em público é um grande aliado contra a corrupção. Como disse o ministro Ayres Britto, a Constituição de 1988 não aceita mais essa cultura do biombo. Em segundo, a garantia do poder correcional do CNJ.

3 comentários em “Para Eliana Calmon, decisão do STF ajuda a eliminar corporativismo”

  1. Josué

    Na segunda feira irei encaminhar um relatório ao CNJ sobre o caso Anildes-Barrão-Filhos-Genro e todos os casos de corrupção que os envolve no jidiciario maranhense. Vou perguntar a eles se pode presidir um Tribunal como o TRE uma desa que: Pediu ao presidente da assembléia local um isso o filha, uma desa que o marido acaba de comprar um carro p 500 000,00, seu primeiro ato foi nomear o genro p o segundo melhor cargo do tribunal, e por ultimo o filho eh tão safado quanto os pais, acaba de ser pego comprando notas p ser aprovado na faculdade. Pode????

  2. Josué

    Ela pediu ao presidente da assembléia um ISO que eh o maior cargo comissionado de lá o a filha dela.-

  3. Josué

    Resta a Ministra corregedora Eliana calmon responder

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários