ICN, Bem Viver e Cruz Vermelha: os responsavéis pelo caos na Saúde

Por Luís Pablo Maranhão
 

A saúde pública do Maranhão é privada. E você perguntaria: Mas o Governo do Estado não oferece saúde pública? Não. A Saúde é privada e muito cara.

Todos os hospitais públicos do Maranhão estão nas mãos de empresas privadas como: ICN Instituto Cidadania, Bem Viver e Cruz Vermelha os principais argumentos dos gestores de Saúde são redução de custo e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Porém, na prática acontece de forma inversa.

As empresas ICN, Bem Viver e Cruz Vermelha, são responsáveis pela administração das unidades de saúde do Estado do Maranhão e faturam milhões no Governo de Roseana Sarney, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que tem como secretário Ricardo Murad, sem que houvesse melhoria na qualidade do serviço prestado.

Em 2010, por exemplo, as três empresas receberam quase R$ 200 milhões.

Um verdadeiro absurdo!

Mas qual a vantagem de empresas privadas administrar Hospitais Público?

1 – Realizar contratos contratos sem licitação pública e abrir brechas para inúmeras maracutaias;

2 – Ausência de mecanismos rígidos de fiscalização;

3 – População sofre com o péssimo atendimento;

4 – Facilitar irregularidades contratuais e danos ao erário público;

5 – Favorecer o empreguismo político;

6 – Impedir realização de concurso e contratar sem concurso;

7 – Precarização do trabalho: trabalhadores da saúde sem direitos trabalhistas e previdenciários assegurados;

8 – Desvio de recursos públicos que são repassados para diversas entidades privadas e outros fins não público.

12 comentários em “ICN, Bem Viver e Cruz Vermelha: os responsavéis pelo caos na Saúde”

  1. carla

    Luis,

    O que não ficou claro pra mim, e acredito eu que para muitas, é quem os administratores do ICN ,Bem VIver e da CRUZ VERMELHA aqui no Maranhão, quem são essas pessoas que estam a frente desse institutos os ,dê os nomes dessas pessoas .È isso que queremos saber.por gentileza nos esclareça .

  2. Macabeu

    Se você quiser saber o significado de PATIFARIA, eu respondo, é tudo que vc escreveu, isso tudo é desvio de dinheiro público, caixa dois, que esse secretário costas quente, pinta e borda, ele tem a proteção do Satanáz, nada acontece com ele.

  3. Cristina Lindoso

    Luis Pablo, nosso Maranhão realmente nao tem como ir pra frente, as pessoas insistem em aparecer a base do denuncismo e na informação desinformada. Não seria mais ético da parte dos Sr. Luis informar quantas pessoas são atendidas num desses hospitais que estão sob a “gestão” dessas organizações como por exemplo, despesas com medicamentos, materiais médicos, alimentação, manutenção predial, manutenção de equipamentos, material de higiene e limpesa, alimentação, telefone, energia elétrica, serviços médicos, pessoal de nível médio, técnico e superior, etc, etc, etc… A impressão que se deseja passar é que as organizações recebem o dinheiro, e não pagam nenhuma conta, se nada onde essas instituições estão trabalhando etivesse funcionando, teria sido alvo também do Globo Reporter que mostrou ainda a existencia de muitos problemas sim na saúde em nosso Estado, mais poderia estar muito pior. Já ouviu falar em Lei de Responsabilidade Fiscal??? Vai se informar então… Já ouviu falar de Tribunal de Contas do Estado… pois bem, não deboche dos senhores Conselheiros que estão acompanhando, já ouviu falar na auditoria interna de Secretaria de Saúde???? pois bem, eles estão trabalhando… já ouviu falar no Conselho Estadual de Saúde??? também está atuando… Luís Pablo, ao invés de desinformar, informe as pessoas, não transforme seu blog em mais um que sai no denuncismo… vamos sair da mediocridade, nao espalhe o “quanto pior melhor”

  4. Ricardo Murad

    Caro Senhor Luis Pablo;

    Lamento pelas inverdades em seu blog contra a minha pessoa e minha gestão frente a Secretaria de Saúde do Estado onde junto com minha equipe realizo um dos mais audaciosos trabalhos em prol da promoção da melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. Vamos continuar trabalhando, e trabalhando muito, sabemos que estamos no rumo certo e temos a cada dia o apoio da população crescendo o que nos deixa ainda mais motivados para seguir em frente. Com relação as suas inverdades, minha assessoria jurídica irá acioná-lo pois entendo que não temos outro meio para fazer prevalecer a verdade, de qualquer forma a Secretaria de Saúde e meu Gabinete estão a sua inteira disposição.

  5. andreia

    e ainda querem que a empresa pro saude fique com a gestao do hospital de ribamar, isso n pode acontecer pois os trabalhadores nao teram vez e ainda o prefeito vai colocar um dinheirao na mao deles….

  6. valdiran

    não esisti atendimento no hospital halarico nunes pacheco o hospital esta parado a muitos dias sem atemdimento medico.
    como e qui o ricardo murad dis que tem saude no maranhão se os medicos não vão atender no hospital, porque não são remunerado.

  7. valdiran

    em timon no maranhão acrescenta

  8. RICARDO

    SOU DO TOCANTINS E O QUE VEJO NO NOSSO VIZINHO ESTADO MARANHÃO É QUE ENQUANTO TIVER FAMILIA SARNEY, HAVARÁ ESSA SITUAÇÃO CAÓTICA QUE VEMOS HOJE. O AR DO MARNHÃO É UM AR CAÓTICO E DE POBREZA. ESSA ROSEANA É UMA PESSIMA GOVERNADORA.
    LI A MENSAGEM DEIXADA PELA PESSOA DE RICARDO MURAD, AMEAÇANDO???

    ELE É UM VELHOCONHECIDO DO BRASIL. O QUE ELE TEM HAVER COM HOSPITAIS? SEI QUE O POVO DO MARANHAO É INTELIGENTE. ESSA FAMILIA TEM QUE SER BANIDA.

    MANDA ESSE VELHO IR À MERDSA RAPAZ

  9. Paulo Silva

    Ricardo, você é mesmo ou muito ingênuo ou falta inteligência a sua pessoa! Mesmo sem ser do Maranhão, procure no Google e encontrará informação dizendo que ele é Sec. de Saúde, então, tu vem e pergunta: o que ele tem haver com hospitais? Precisa mesmo responder?

  10. carlos

    Agora é fato real a pro-saude assumiu o hospital e maternidade de sao jose de ribamar com inicio de atividades para 01 de setembro de 2011. Aliás desde 2010 que estão ganhando R$ 68.000,00 só para assessorar a administração do hospital. Dos funcionarios só vai ficar quem ele quer quem babou eles bastante para segurar sua vaga. Os funcionarios principalmente os comissionados estão em pânico. será que o ministerio publico do maranhão e do municipio não vao se manisfestar afinal o serviço publico deve ser gerido pela prefeitura e não por iniciativa privada. e os vereadores e a oposição que posicionamento vão tomar. Vao deixar entregarem nossa saude nãos mãos de pessoas que nunca fizeram parte da vida dos ribamarenses e agora vem só ganhar dinheiro? Vamos fazer um flash back o que foi que a pro-saude fez no Ipem e na Marly Sarney? se fossem tão bons seríamos referência no Brasil em termos de saúde. Reajam Senhores Vereadores….

  11. Ronaldo

    A verdade esta exposta ao que aconteceu no dia 09 de setembro, apos o feriado..dizem que foi um seletivo para os profissionais da enfermagem…Gente! Isso é um absurdo! è inacreditavel a tamanha falta de escrupulos com a população, ta estampada!E e minha familia demos gargalhada ao sabermos, logo apos o feriado..em uma unica manha…Meu Deus do céu! Sorte dos que consegurem por QI..né?

  12. Alice

    Nessa terra de Sarney, so tem emprego quem tem alguém de sua trupe para indicar, do contrário… é melhor mudar de estado, pq concurso que é bom, nada!

    um verdadeiro absurdo!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários