Em Vargem Grande, 36% da população vivem em extrema pobreza

Por Luís Pablo Maranhão
 

Jornal Nacional:

A equipe do JN no Ar foi para o Maranhão mostrar como é a vida em um município do estado que tem o menor rendimento médio, segundo o IBGE. Ao chegar no município de Vargem Grande, a equipe encontrou muita gente sofrendo, reclamando por falta d’água e também usando uma água muito barrenta, que era só o que tinha.

Vargem Grande tem quase 50 mil habitantes, segundo o IBGE. Desse total, 36% da população vivem com a renda de até R$ 70, patamar considerado de extrema pobreza.

A renda média mensal dos moradores do município não passa dos R$ 156. Boa parte dos moradores depende de ajuda do Governo Federal.

“É um município pobre e que não tem rendas próprias, infelizmente a gente tem que depender do Governo Federal e do governo do estado para que a gente possa fazer alguma coisa em benefício da população”, declarou Miguel Fernandes (PMDB), prefeito de Vargem Grande.

A economia que cresceu com base no comércio e na produção artesanal de cerâmicas, registra índices altos de desemprego e violência.

Outra carência em Vargem Grande é a educação. No povoado de Bananal, a única escola para as dez crianças da zona rural tem parede caída, cadeiras e mesas inadequadas para crianças pequenas e um teto que não protege da chuva.

O índice de analfabetismo no município é considerado alto pelo IBGE.

Esta terra, onde direitos básicos só são conquistados com muita luta, é um pedaço do Brasil que muitos brasileiros não conhecem.

Clique e veja a matéria completa:

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários