Redes sociais aproximam a população do MA dos veículos de comunicação

Por Luís Pablo Maranhão
 

O Imparcial

Vários casos foram denunciados através de facebook e twitter. Na capital, atropelamento de adolescente foi rapidamente elucidado por posts nas redes sociais.

Cada vez mais pessoas usam as redes sociais como ferramenta de protestos e organização para campanhas sociais, tornando-a fonte inesgotável para os veículos de comunicação. Os usuários perceberam que a redes sociais são uma das melhores formas de relacionamento com a mídia, sugerindo pautas e denunciando irregularidades.

O Facebook, umas das redes com mais usuários em São Luís, serviu de fonte para variadas matérias como, por exemplo: o sequestro de uma adolescente em frente a sua escola no Bequimão, feito pelo seu ex-namorado. Na época, a denúncia chegou a equipe de O Imparcial pelo Facebook, com uma mensagem enviada por um internauta para o perfil do jornal.

Outra rede social que permite sugestões e denúncias é o Twitter. O micro blog, que permite o uso de, no máximo, 140 caracteres, também é fonte de denúncias e exposição de fatos. O mais recente deles foi o do professor de filosofia da UFMA, Ayala Gurgel, que denunciou a alteração de notas dos alunos da instituição e também uma professora que teria plagiado sua tese de doutorado.

Porém, muitas vezes os fatos não chegam à redação do jornal através de denúncias ou sugestão dos leitores. Há casos que é necessário observar o que está acontecendo nas redes sociais. Mais recentemente, no Facebook, uma campanha buscando uma jovem de 16 anos, desaparecida, mobilizou vários internautas maranhenses que compartilharam fotos da adolescente. A jovem voltou para casa quatro dias depois.

Vale lembrar também de um suposto estupro filmado e amplamente divulgado no Facebook, na Cidade Operária, onde três rapazes mantiveram relações sexuais com uma adolescente, que estaria sob efeito de álcool. Na época, o episódio causou muita discussão, com internautas entendendo que realmente ocorreu um estupro, enquanto outros discordaram, afirmando que houve consentimento da jovem.

Há também o compartilhamento de fotos de supostos malfeitores, onde os internautas clamam por justiça e punição. No Maranhão, dois casos são famosos por tomarem grandes proporções nas redes sócias.

Os dois envolvendo atropelamentos, seguido de mortes. O primeiro foi de um jovem, que atropelou na Av. Litorânea, duas pessoas, que morreram no local. O segundo foi de um rapaz que atropelou uma adolescente de 12 anos, na praia do Olho d’ Água, local onde supostamente o rapaz estaria participando de um pega.

As fotos de ambos motoristas foi amplamente divulgada nas redes sociais. As imagens das vítimas, após os acidentes, também causaram grande repercussão, aparecendo em vários meios de comunicação do estado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários