Quilombolas interditam avenidas e invadem prédio do Incra

Por Luís Pablo Maranhão
 

As informações são do Imirante

Quilombolas, representantes de 70 comunidades do Maranhão, invadiram nesta quarta-feira (20) a superintendência do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra-MA), no bairro do Anil, na capital maranhense. Cerca de 250 quilombolas estão no local.

Eles pressionam a direção regional do Incra para definir o perímetro das terras quilombolas e características culturais das comunidades, necessários para homologar terras quilombolas.

Reivindicações

O padre Inaldo Serejo, coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), disse que a Superintendência do Incra havia prometido, no ano passado, atender as reivindicações dos quilombolas maranhenses, entre as quais, a titularização das terras quilombolas e da questão de segurança.

Segundo o padre Inaldo, vários quilombolas estão ameaçados de morte e os crimes contra as lideranças no Estado não obtiveram resultados nas investigações. “Desde 2010, três líderes quilombolas foram assassinados no Maranhão. Até agora, nenhum responsável foi condenado”, denunciou padre Inaldo.

Reunião

A reunião com o Superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, que estava marcada para essa terça-feira (20), não aconteceu. A Assessoria do Incra-MA informou que o superintendente do órgão teve que se ausentar para um compromisso de trabalho na cidade de Buriti Bravo. A Assessoria declarou, ainda, que a reunião foi desmarcada com antecedência e, por isso, não havia motivo para o protesto dos quilombolas. “Os representantes dos quilombolas chegaram a se reunir com a superintendente-adjunto, Fátima Santana na manhã de ontem (20). Só que eles disseram que só negociaram com o titular da Superintendência”, informa.

O padre Inaldo não concorda com a justificativa da Assessoria de Comunicação e alegou que a Superintendência do Incra não cumpriu com o acordo firmado no ano passado. A Assessoria do Incra garante reunião entre os representantes quilombolas e indígenas na tarde desta quarta-feira (21), na sede do Incra.

Engarrafamento

Os manifestantes dizem que vão continuar no prédio até serem atendidos pela direção do Incra. Por causa do protesto, o trânsito está congestionado no local. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) auxiliam os motoristas para impedir o engarrafamento.

2 comentários em “Quilombolas interditam avenidas e invadem prédio do Incra”

  1. carlos lacerda

    Esse padre Inaldo ehn!!! ele deveria se o primeiro a não dificultar as coisas, com certas atitudes que vão de contra ao bom dialogo, pois o mesmo conhece a fundo o super. do incra eles foram correligionários do pt no município de bequimao, e ele sabe da tamanha capacidade e bom senso do Inacio, ele melhor do que ninguém sabe que só não se resolve o que realmente não dar. só acho que esse padre deveria ter um pouco mais de compreensão e um pouco menos intransigência. Porque não vai levar a nada!!!!!!!!!!

  2. INDIGNADO DE SER BRASILEIRO

    Essa prática implantada no Brasil pelo PT hoje faz da nossa Nação o País da impunidade e da esculhambação. O PT deu tanta importância pra invasão de terras que depois se arrependeu. Hoje vemos as instituições públicas (Incra) sendo invadida por Sem Terras, Índios que não e Quilombolas. Grupos de habitantes que não fazem nada e querem ficar mamando nas tetas das verbas públicas. O cidadão de bem, esse não tem nenhum valor, já observara? Quem tem valor neste País é Índio, Sem Terras, Sem Tetos, Quilombolas, Assaltantes, Traficantes e Vagabundos & cia. Êta Pais bom!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários