Governo apresenta Plano de Carreiras e Cargos de Servidores

Por Luís Pablo Maranhão
 

O Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE) foi apresentado, na manhã desta quinta-feira (19), pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Fábio Gondim, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

Durante o lançamento, Fábio Gondim apresentou em detalhes as tabelas de vencimentos e os novos grupos funcionais, em seguida, o documento foi encaminhado para análise na Assembleia Legislativa.

Governadora Roseana Sarney

Governadora Roseana Sarney

Características do Plano

O PGCE apresentado pelo governo tem como objetivos centrais, garantir justiça salarial; devolver ao servidor o direito à aposentadoria; e a renovar o quadro de pessoal.

Gondim explicou que o levantamento detalhado de cargos dos grupos ocupacionais permitiu à Seplan reduzir de 17 para apenas cinco os grupos existentes. Além disso, o número de tabelas de vencimentos também foi reduzido, passando de 29 para 17 (o equivalente a 41,4%).

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 1,5 bilhão, beneficiando aproximadamente 88 mil funcionários, sendo 61 mil da ativa e 26 mil inativos (aposentados e pensionistas previdenciários).

Para a execução do Plano de Carreiras e Cargos e a concretização dos principais objetivos em torno do plano, foi necessária a revisão dos vencimentos, a padronização as referências salariais, a padronização dos critérios por vencimentos; e a realização de concurso público para 2.797 vagas, que deve ser realizado ainda em 2012.

Benefícios

As maiores conquistas atreladas ao novo Plano, são a correção das distorções salariais e do direito do servidor à aposentadoria sem prejuízos salariais, como afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, Cleinaldo Lopes.

“A criação de um Plano de Carreiras e Cargos é um sonho antigo dos servidores estaduais. O último plano, de 1992, está defasado. A implementação deste plano é uma conquista histórica para o funcionalismo público no estado, uma vez que a média de idade do servidor estadual no Maranhão é de 56 anos, já que muitos trabalhadores acabam se aposentando compulsoriamente para que não haja defasagem salarial em seus vencimentos”.

3 comentários em “Governo apresenta Plano de Carreiras e Cargos de Servidores”

  1. pedro

    A governadora e secretário gondim com apoio de blogueiros como gilberto leda plantaram que os militares seriam incluidos no programa com algumas vantagens. A história rolou em todo maranhão e grande era a expectativa da tropa em finalmente ver o governo do estado fazer algum gesto que não fosse por meio de pressão como na greve. Pura tolice o plano de envergonhar e humilhar os militares foi milimetricamente pensado para na hora da divulgação deixar os militares atordoados com a sua exclusão. Roseana odeia os militares e isso não é de agora pois durante os seus governos nenhuma categoria do funcionalismo foi mais massacrada do que as dos policiais militares. Enquanto isso vemos a policia civil com um delegado inciante ganhar muito mais que um coronel que espera mais de 25 anos para chegar a esse posto. Sinceramente não sei onde isso vai chegar mas uma coisa é certa a atitude da governadora será sentida pela sociedade que assistirá ao aumento vertiginoso da criminalidade pela falta de estimulo dos militares que agora sabem o quanto o governo os depreza. É dificil expressar os sentimento da tropa e eu pergunto a qualquer um é justo um agente de policia civil ganhar o dobro de um policial militar. Só no maranhão que essa disparidade chega a esse absurdo com o apoio do governo.

  2. Nonato Torres

    Valeu Governadora, quando eu confiei em votar em V. exelencia, foi porque eu acreditava que a senhora ia fazer um governo valorizando opovo, e, em especial os funcionários e aposentados do Governo do Estado do Maranhão< eu tenho certeza que com a implantação do plano a senhora está com a sensação do dever cumprido para com as classes mais sofridas, que são os servidores da ativa que ainda tem muito a conntribuir com o estado e os aponsentados que muito contribuiram para o desenvolvimento doEstado do Maranhão! que o nosso bom Deus continue abençoando a você e todos da sua equipe de governo e familiares. esses são os meus sinceros votos.

  3. PM (VULGO PALHAÇO MARANHENSE)

    A governadora pensa que está tratando com pessoas tolas e desinformadas, mal sabe que a maioria dos policiais e bombeiros das turmas de 2000 para cá são de nível superior e a outra parte dos policiais já conhece suas picuinhas há tempos; então ela fala que deu aumento para os policiais, mentirosamente, e acha que isso será uma verdade acalentadora e inquestionável, as associações e cada um dos militares alardearão nos quatro cantos deste estado a mentira contada por essa cidadã; se ela pensa que aceitaremos passivamente sua destemperança e desequilíbrio administrativo, deixando uma classe importante como os militares alijados nesse processo, está muito enganada isso irá custar muito politicamente, pois se ela não sabe um profissional desmotivado não produz quase nada e se isso realmente acontecer, infelizmente a sociedade mais uma vez é quem vai pagar o preço dessa aberração de plano de carreras e salários, e é bom que a sociedade saiba na hora de votar ´que a responsável pelo aumento da criminalidade no estado é a governadora, pois enquanto a policia militar, a qual é a responsável pela inibição
    das ações criminosas, for destratada por essa mulher a violência só tende a aumentar, pois é inadmissível que um policial civil ganhe o dobro de um policial militar, pois ambos tem a mesma importância no combate ao crime, ressalvadas as suas especificidades.
    agora quero ver os oficiais se manifestarem, pois estes também foram totalmente desmerecidos, uma vez que um coronel com 30 anos de serviço em 2014 ainda ganhará menos que um delegado no inicio de carreira em 2012.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários