Sobe para 87 o número de registros de casos de microcefalia no MA

Por Luís Pablo Maranhão
 

G1MA

Secretaria de Saúde atualiza casos da microcefalia

Secretaria de Saúde atualiza casos da microcefalia

O Maranhão registrou 87 casos de suspeitas de para microcefalia relacionada ao Zika vírus em 2015, com notificações em 43 cidades maranhenses. Os dados são do novo boletim divulgado, nesta quinta-feira (24), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além do aumento de 55,35% em relação no número de casos divulgados no boletim do dia 14 de dezembro, a atualização confirma também a morte de um bebê, possivelmente relacionada ao vírus, em São José de Ribamar, cidade da região metropolitana de São Luís (MA).

O número de casos em São Luís também aumentou de 21 para 22 casos, segundo o novo relatório. Nos municípios de Imperatriz e São José de Ribamar, cinco crianças tiveram confirmação de microcefalia. Na cidade de Buriticupu seis casos foram registrados.

Há ocorrências também nas cidades de Coroatá (três casos), Barra do Corda (três casos), Santa Inês (dois casos), São João dos Patos (dois casos), Timon (dois casos), Dom Pedro (dois casos), Presidente Dutra (dois casos) e Paraibano (dois casos).

Fazem parte dos municípios com registros de casos de microcefalia as cidades de: Açailândia, Aldeia Altas, Axixá, Buritinara, Campestre, Carolina, Caxias, Chapadinha, Codó, Davinópolis, Esperantinópolis, Grajaú, Humberto de Campos, João Lisboa, Loreto, Mata Roma, Miranda, Pedreiras, Pio XII, Presidente Vargas, Rosário, Santa Rita, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Brejão, Senador La Roque, Trizidela do Vale, Turiaçu, Urbano Santos e Viana.

Um comentário em “Sobe para 87 o número de registros de casos de microcefalia no MA”

  1. César Lima

    É altamente recomendável que se evite a gravidez no momento. Infelizmente muitas mulheres carentes não tem acesso à informação e a métodos anticoncepcionais.

    Médicos recomendam que mulheres evitem gravidez
    Ministério da Saúde já registrou, em pouco mais de três meses, 399 casos de recém-nascidos com microcefalia

    O diretor de vigilância de doenças transmissíveis no Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, diz que é “altamente provável” que o surto de microcefalia tenha relação com uma possível infecção das gestantes pela zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

    Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, desaconselha as mulheres a engravidarem agora, mesmo aquelas que moram em regiões sem surtos de zika.

    O presidente eleito da Federação dos Ginecologistas e Obstetras, Cesar Fernandes, ressalta que as mulheres que moram em regiões endêmicas para zika devem adotar “uma anticoncepção efetiva”. Já nas demais regiões “o princípio da precaução deve ser adotado”.

    O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quarta-feira, 18, que as mulheres que querem engravidar devem avaliar os riscos junto com a família e médicos.

    http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/medicos-recomendam-que-mulheres-evitem-gravidez/

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários