Professor da UEMA explica o epicentro de terremoto que aconteceu no MA

Por Luís Pablo Maranhão
 
Pessoas assustadas com o tremor, no Tribunal de Contas do Estado

Pessoas assustadas com o tremor, no Tribunal de Contas do Estado

O professor da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) Luís Jorge Dias, de Geografia Física, compartilhou um áudio em grupos de WhatsApp explicando o epicentro de terremoto que aconteceu hoje, dia 3, no Estado do Maranhão e que deixou a população assustada.

Luís Jorge disse que o ocorrido “se explica parcialmente como um tremor de acomodação”, que “nada mais é do que as rochas estarem absolutamente saturadas do peso que elas suportam do solo para baixo”.

O professor também fez um alerta as autoridades e disse que, possivelmente, algum abalo poderá aconteceu nos próximos dias.

“Possivelmente pode acontecer algum abalo secundário, dentre hoje e os próximos dias. Mas a gente tem que ficar em alerta. É bom as autoridades competentes, a exemplo do Crea e Defesa Civil, já comecem a observar o que está acontecendo em determinados prédios sobretudo em construção para ver se não comprometeu a questão das vigas e pilastras”, disse.

Centro de Sismologia da USP

De acordo com dados do relatório do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor teve início no município de Belágua, interior do Estado. O terremoto foi registrado de magnitude 4.6 no município.

Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)

Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)

Clique e ouça para entender a explicação do professor:

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários