Barack Obama decide não mostrar fotos de Osama bin Laden morto

Por Luís Pablo Mundo
 

Do Jornal da Globo

Barack Obama

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4): Barack Obama determinou que as fotos de Osama bin Laden morto não serão divulgadas.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, o presidente americano acredita que as imagens, fortes demais, poderiam incitar à violência e serem usadas como ferramentas de propaganda pelos terroristas.

Além disso, Obama disse que viu as fotos e que tem certeza de que o homem morto era mesmo Bin Laden.

Com o terrorista, a Casa Branca informou que foram encontrados um papel com dois números de telefone e ainda 500 euros. Tudo costurado à roupa dele.

A suspeita é de que Bin Laden estivesse preparado para uma nova fuga. Aproximadamente uma hora depois que os
soldados americanos deixaram a casa – carregando o corpo de Osama bin Laden, a polícia do Paquistão chegou ao local.
Um dos oficiais tirou fotos dos corpos de três aliados de Osama, que também foram mortos, e também parte do helicóptero que caiu durante operação. As fotos foram vendidas para a agência de notícias Reuters.

Uma imagem mostra parte do helicóptero americano caído no quintal da casa. Outra foto mostra destroços do aparelho depois que os próprios integrantes da força que matou Bin Laden destruíram o que sobrou do helicóptero.

E, por fim, um dos mortos encontrados no chão da casa. Em nenhuma das imagens aparecem armas.

Além do corpo do terrorista, os soldados levaram computadores e documentos que serão amplamente investigados.

O militar que atirou no líder da Al-Qaeda será condecorado pelo presidente americano em uma solenidade secreta. Apenas os companheiros de missão estarão presentes. As Forças Armadas americanas não querem que ninguém saiba quem matou Osama Bin Laden.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários