EUA buscam desferir ‘golpe fatal’ na Al Qaeda, diz Barack Obama

Por Luís Pablo Mundo
 

Da Folha.com

Presidente Barack Obama

O presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos têm a oportunidade de desferir um “golpe fatal” na Al Qaeda após a morte de seu líder, Osama Bin Laden, e a apreensão de informações na casa onde o terrorista se escondia, no Paquistão.

Obama afirmou em uma entrevista transmitida neste domingo ao programa “60 Minutes”, da rede CBS, que as informações estão sendo extraídas de computadores, discos rígidos e dispositivos de armazenamento coletados na casa do líder da Al Qaeda.

“Isto não significa que vamos derrotar o terrorismo”, afirmou. “Isto não significa que a Al Qaeda não tenha se espalhado para outras partes do mundo onde temos que, vocês sabem, realizar operações”.

“Mas isto significa que temos uma chance, eu acho, de realmente desferir um golpe fatal nesta organização, se seguirmos agressivamente nos próximos meses”.

O presidente americano, que assistiu da da Casa Branca ao ataque contra o esconderijo de Bin Laden, afirmou que vai “demorar algum tempo” para explorar os dados encontrados.

“Estamos, obviamente, colocando tudo o que temos em análises e avaliando todas as informações”, disse Obama. “Mas prevemos que podem nos levar a outros terroristas que estamos procurando há um longo tempo, outros alvos de grande valor”.

As autoridades americanas podem aprender potencialmente sobre conspirações já existentes, como a Al Qaeda operava e seus métodos de comunicação, explicou o presidente.

“E agora temos a oportunidade, ainda não terminamos, mas temos a oportunidade, eu acho, de realmente e finalmente derrotar pelo menos a Al Qaeda na região fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão”.

Obama ainda elogiou os integrantes do Seal, da Marinha, comando que realizou a operação.

“É um breu completo, eles estão tirando paredes, portas falsas, recebendo tiros, eles mataram Bin Laden, e ainda tiveram a presença de espírito de reunir um monte de material de Bin Laden, que será um tesouro de informações”, afirmou.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários