Operação da PF no Maranhão é repercussão Nacional

Por Luís Pablo Polícia
 

Do G1

Seis são presos em operação da PF contra desvio de verbas no Maranhão

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e a Procuradoria Regional da República, fizeram a “Operação Usura” para coibir um suposto desvio de dinheiro público federal no município de São João do Paraíso (MA). Segundo a PF, cerca de R$ 5,5 milhões que deveriam ser aplicados em projetos de Saúde e Educação foram desviados.

Entre os presos estão o vice-prefeito de São João do Paraíso, Itamar Gomes Aguiar, o ex-prefeito da cidade, José Aldo Ribeiro Souza, a ex-secretária de Educação do município, Maria Raimunda Costa Rocha, e os empresários George Lazaro Maciel Bezerra, Joel Cleiton Maciel Bezerra e Roberto Vasconcelos Alencar. O G1 não conseguiu localizar os advogados dos suspeitos detidos pela Polícia Federal.

O delegado Gustavo Souza, responsável pela operação, disse ao G1 que outros sete suspeitos não foram localizados e estão sendo procurados pela Polícia Federal. Entre os foragidos está o atual prefeito, Raimundo Galdino Leite. Às 17h30, as equipes prosseguiam na busca das pessoas.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em São João do Paraíso, São Luís, Barra do Corda e Imperatriz, no Maranhão, e Marabá, no Pará.

“São recursos repassados pelo governo federal para aplicação em São João do Paraíso para despesas em Saúde e em Educação. [Os recursos]deveriam ser gastos com a compra de merenda e material escolar, produtos farmacêuticos e hospitalares, reformas de unidades de saúde e escolas”, disse o delegado. “A verba foi desviada de diferentes maneiras. Eram feitos saques no banco do dinheiro público e, depois, esse valor era camuflado na prestação de contas. Também eram feitas licitações fraudulentas.”

Os presos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Imperatriz, onde devem prestar depoimento até quinta-feira (12). Posteriormente, o delegado vai decidir se os suspeitos serão liberados ou se permanecerão presos.
Ainda de acordo com a PF, os suspeitos são investigados pelos crimes de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso, peculato e emprego irregular de verbas públicas, formação de quadrilha, fraude de licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

5 comentários em “Operação da PF no Maranhão é repercussão Nacional”

  1. Macabeu

    Por muito mais, o velhaco do Prefeito de Barra do Corda, está ai soltinhodasilva, é só uma nuvem passageira, esses ladrões e corruptos, já, já estão solto e vão gastar o que sobrou.
    Está tão banal esta atividade da Policia Federal e muito mais a Justiça soltar, que os meliantes nem se abala mais, depois vão rir da cara dos outros e fica porisso mesmo. O crime compensa no Brasil!!!

  2. JOÃO BATISTA RIBEIRO

    A PF fez um dos maiores trabalhos nos últimos anos no Estado do Maranhão, pois desencadeiou a operação USURA no município de São João do Paraíso, prendendo o ex-prefeito José Aldo Ribeiro de Souza e secretários de seu governo e o atual prefeito Raimundo Galdino Leite e seu vice Itamar Gomes de Aguiar e secretários de seu governo envolvidos em desvio de recurso público.
    Esperamos que esses corruptos sejam devidamente responsabilizados, pois, costuma em nosso país a corrupção terminando em nada, ou seja, os políticos envestidos em cargos públicos sairem rindo da cara do povo.
    Em nome da população de São João do Paraíso – MA, pedimos justiça.

  3. PAULO

    Caro(s) jornalista(s), venho como cidadão, anunciar o descaso do Sr. Daltro Pereira dos Santos Filho, quando era prefeito nos anos de 2001 a 2004, ocasião em que conseguiu convênios com a Caixa Econômica Federal para construir banheiros para as famílias carentes que outrora não construiu nada. Também conseguiu convênio federal para construir um aeroporto na cidade de São João do Paraíso – MA, obra não executada.
    Todo esse descaso com a população se quer fora penalizado, pois o nosso sistema governamental é muito distante da realidade da sociedade.
    No relatório realizado pela CGU no ano de 2009 (na operação RAPINA da CGU, que desencadeiou a operação USURA da PF), se que relatou esses fatos.

    Por justiça social.
    Peço em nome desta comunidade que sejam publicado esse INFORMANTIVO em todos os meios de comunicação.

  4. Mathias Fernandes

    A cidade de São João do Paraíso – MA, não está livre dos corruptos uma vez que o prefeito Raimundo Galdino Leite (o Boca Quente), está afastado por motivo de malversação e corrupção juntamente com seu vice Itamar Gomes Aguiar, assume na ordem sucessória Sebastião Rocha dos Santos (o Dão), que também é um aproveitador dos recursos público está usando o dinheiro da prefeitura para interesse pessoal e de sua família que está viajando com mais de 25 (vinte e cinco) parentes a Macapá e todos foram de avião área especial … Será se essa pessoa está pensando na cidade, ou melhor, na comunidade de São João do Paraíso.
    É onde o cidadão que preza por sua cidade ter que fazer seu papel de denuncia ao Ministério Público e todos os órgãos competentes.
    Em nome do povo sofrido dessa querida cidade pedimos justiça e divulgação dessa mensagem !!!

  5. MARIA VILMA CARDOSO

    Dias atraz o ex-prefeito de São João do Paraíso – MA., Daltro Pereira dos Santos Filho, invadio a agência dos Correios na manhã de quinta feira (dia: 17/08/2011) por volta da 6 horas da manhã (fora do horário de expediente) junto com o carteiro (Valdenor Bala) e pegaram um malote cheio de documentos, pessoas dizem que é as suas prestações de contas quando foi prefeito, agindo totalmente errado, uma vez que as prestações de contas de um ex-gestor devem ser emitidas para a Câmara Municipal de vereadores, aguardamos que as autoridades competente tomem as devidas providências.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários