Megaoperação toma Rocinha e Vidigal

Por Luís Pablo Polícia
 

Da Folha:

Uma bandeira do Brasil e outra do Estado foram hasteadas no alto da favela da Rocinha, zona sul do Rio, por volta das 12h50 deste domingo. A comunidade foi ocupada por forças de segurança durante a madrugada. É o primeiro passo antes da instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no local.

O hasteamento – símbolo da tomada da favela pelas forças de segurança – ocorreu na localidade conhecida como curva do S. Outra cerimônia ocorrerá hoje no morro do Vidigal.

Policiais hasteiam as bandeiras do Rio de Janeiro e do Brasil, após Rocinha ser ocupada

Policiais hasteiam as bandeiras do Rio de Janeiro e do Brasil, após Rocinha ser ocupada

Na manhã deste domingo, a polícia informou que um foragido da Justiça foi recapturado e que armas foram apreendidas na Rocinha. As armas – 12 fuzis e uma metralhadora – foram encontradas Bope (Policiais do Batalhão de Operações Especiais) e estavam enterradas na mata, no alto da comunidade. Uma granada e rojões também foram apreendidos.

Durante as buscas na comunidade, policiais também revistaram a casa de luxo de Sandro Luis Amorim, conhecido como Peixe, em busca de drogas. Considerado o chefe da segurança do traficante Nem – preso na semana passada -, Peixe foi detido na sexta passada. No imóvel de Peixe havia piscina e hidromassagem.

A Polícia Militar deve permanecer na favela até a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) –a 19ª do Rio. A Rocinha é uma das maiores do Rio, e sua pacificação é considerada chave para a política de segurança da gestão de Sérgio Cabral (PMDB).

AGRADECIMENTO

Os acessos à Rocinha foram bloqueados por volta das 2h30, e a polícia começou a ocupar a favela por volta das 4h. O chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio, coronel Pinheiro Neto, afirmou que foram ocupadas as favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. Segundo ele, a situação estava sob domínio da polícia às 6h. Não houve disparos de tiros.

Cabral ligou para a presidente Dilma Rousseff na manhã deste domingo para agradecer o apoio federal na ocupação da favela da Rocinha, na zona sul do Rio.

O governo disponibilizou 160 policiais federais, 194 fuzileiros navais, 46 policiais rodoviários federais, além de 18 blindados da Marinha.

Blindado circula pelas ruas da Rocinha após ocupação da favela pelas forças de segurança

Blindado circula pelas ruas da Rocinha após ocupação da favela pelas forças de segurança

AJUDA

Helicópteros da polícia sobrevoam a comunidade da Rocinha, zona sul do Rio, e lançam panfletos com os dizeres “sua comunidade está sendo pacificada”. No papel, há e-mail e números de telefone para que os moradores denunciem traficantes, esconderijos de armas e drogas.

Mais cedo, a chefe da Polícia Civil no Rio, Martha Rocha, fez um apelo às mulheres que moram nas favelas para que denunciem ações criminosas dos traficantes. “Mãe, avós, trabalhadoras, nos ajudem a combater o crime”, disse.

NEM

Na quarta-feira passada, foi preso Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, 35, apontado como chefe do tráfico na Rocinha.

O governo quer saber quem seriam os policiais que, segundo Nem disse em depoimento informal à Polícia Federal, recebiam propina de cerca de R$ 500 mil por mês.

“Espero que essa pessoa revele o que ela sabe tanto em relação a desvios de conduta de agentes públicos, quanto na arquitetura do tráfico”, disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

O traficante disse que faturava, em média, R$ 1 milhão por mês com o tráfico e que metade era distribuída para policiais. Ele não deu nomes.

2 comentários em “Megaoperação toma Rocinha e Vidigal”

  1. F.B

    de blindado é molé quero ver subir a pé!

  2. NONATO FERREIRA

    MST DOS FICHAS SUJAS FUFUCÃO E NEGÃO, OU DO POVO?

    NOIS NUM VAI SAÍ DAKI INTER ARRUMAREN CAZA PA NOIS MORÁ!!
    Em tentativa desesperada de invasão das terras da Prefeitura, o Deputado “EMO” e os Ex-prefeitos e FICHAS SUJAS FUFUCA E NEGÃO em reunião na casa do “Mestre” Altemar Lima (que se diz eleitor de Flavio Dino 2014 para Governador, mas na verdade pede voto para os candidatos de Roseana Sarney) e na Fazenda Piçarreira (aquela em que o MINISTERIO do TRABALHO retirou 12 trabalhadores em estado de escravidão, DO EX-DEPUTADO FUFUCA) tiveram uma reunião para definir as invasões das terras que serão construídas as QUADRAS POLIESPORTIVAS E AS CRECHES nos POVOADOS DE MINEIRINHO, AUZILANDIA E SEDE.
    O ASSECLA, PORNOGRÁFICO, FROUXO, CALÇA CURTA, FALASTRÃO, PRECONCEITUOSO, HOMOFÓBICO, O VERDADEIRO PINÓQUIO, RACISTA E MACHÃO BOBO DA CORTE DUCUELHO vem através do seu Blog incitar a população contra o GESTOR DO NOSSO MUNICIPIO. Compre-me um Coquinho! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    O BOBO DA CORTE E HOMOFOBICO DUCUELHO esquece que quem procurou o PREFEITO ATEMIR BOTELHO para que fossem aprovadas as suas contas junto a CAMARA DE VEREADORES E O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO foi o FICHA SUJA NEGÃO.
    ESQUECE ELE (NEGÃO), QUE FOI ARTICULADO A SAIDA DO VEREADOR E IRMÃO DO EX-GESTOR E FICHA SUJA NEGÃO, PARA CONSRTUIR PONTES NO ESTADO DO PARÁ.
    Pergunto mais uma vez aqui para os internautas.
    Quem emitiu o ATESTADO MEDICO PARA O IRMÃO CLEUDE?
    QUAL O CODIGO DA DOENÇA QUE ELE ESTA SENDO TRATADO?
    O QUE DIZ O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA SOBRE ATESTADO FALSO?
    QUANTAS PONTES SERÃO FEITAS COM O DINHEIRO DO POVO?
    Quem esta pagando pelo salario do IRMÃO CLEUDE? O POVO ALTO-ALEGRENSE.
    Pelo visto o HOMOFOBICO, PRECONCEITUOSO, RACISTA, MACHÃO E BOBO DA CORTE DUCUELHO não lembra que os computadores foram arrancados de dentro das SECRETARIAS DO MUNICIPIO pelo FICHA SUJA NEGÃO, numa tentativa desesperada de esconder os desvios do DINHEIRO DA PREFEITURA e que foi constatado pela CGU (CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO) os grandes desvios do dinheiro federal.
    O DITO CUJO, ASSECLA, HOMOFOBICO, PRECONCEITUOSO, RACISTA, MACHÃO E BOBO DA CORTE DUCUELHO DIZ QUE A CIDADE FOI ACORDADA NUMA TENTATIVA de invasão de terras pelos cumpichas do PREFEITO ATEMIR, mas esquece ele que a maioria dos terrenos FORAM adquiridos pela PREFEITURA MUNICIPAL, OU foi colocado no nome dos FICHAS SUJAS NEGÃO E FUFUCA, OU DOS SEUS LARANJAS. Todos nós sabemos que o terreno AO LADO DA IGREJA N.S APARECIDA É DO FUFUCÃO ADQUIRIDO COM O DINHEIRO DO POVO. DINHEIRO DA PREFEITURA, não menos, esta o do lado do CONSELHO TUTELAR, pois quem estava lá era o VAQUEIRO DO FUFUCÃO FICHA SUJA, O SENHOR CHAMADO DE “CAÇAPA”
    Porque o VAQUEIRO DO FICHA SUJA FUFUCA não invade as terras devolutas que esta no município de Bom Jardim, e que agride o MEIO AMBIENTE COM AS MAIORES QUEIMADAS DOS MUNICIPIOS? QUEIMADAS INSUPORTAVEIS.M SERÁ OS RATOS DE ESGOTOS DO MUNICPIO?
    PELO QUE SEI É A ESCORIA DOS ASSECLAS,DOS DESVIADORES DO DINHEIRO PUBLICO, DOS PINOQUIOS, DOS CALÇAS CURTASQUEREM CONTINUAR MAMANDO NAS TETAS.
    KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKKAK
    MARCELO VOCE PERDEU A BOQUINHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários