Associação dos Delegados de PF sai em defesa de Pedro Meireles

Por Luís Pablo Polícia
 

Delegado Pedro Meireles

Delegado Pedro Meireles

Os delegados de Polícia Federal, após o encerramento e entrega do Inquérito Policial que investigou a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, publicaram nota de esclarecimento onde demonstram que não há nada contra o delegado Pedro Meireles, que foi citado no depoimento de um dos mandantes do crime.

Na nota, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) rebate notícias veiculadas em blogs e jornais de São Luís sobre o suposto envolvimento de Meireles com a quadrilha de agiotas e diz que as operações da PF contrariam interesses de grupos econômicos e políticos poderosos.

Segundo o blog apurou, a ADPF representará criminalmente jornalistas que tem publicado notícias acerca dos fatos relacionados à polícia federal e aos seus servidores.

A PF aguarda o encaminhamento dos supostos indícios da participação do delegado Pedro Meireles e os documentos que comprovam desvio de recursos de merenda escolar e remédio.

Abaixo a nota (veja aqui no site também):

Um comentário em “Associação dos Delegados de PF sai em defesa de Pedro Meireles”

  1. Miguelzinho do Upaon Açu

    Foi publicado no blog do Marco deça:

    Venho acompanhando suas postagens com relação ao caso da mote do jornalista Decio Sá, e tenho visto você publicar inúmeras notícias, se dizendo com base em fatos públicos, entretanto, em uma análise fria, podemos verificar que seus argumentos são no mínimo equivocados, todavia, ao que parece em análise superficial, realmente existe uma vontade estranha em suas “notícias”.

    Ao contrário dos comentários que aparecem aqui, não sou nem amigo do Delegado Pedro Meireles, nem fui preso ou de alguma forma prejudicado por ele, portanto, não estou aqui para defendê-lo ou atacá-lo, como tem ocorrido em suas postagens, contudo, resolvi me manifestar acerca dos fatos e do que você tem escrito e defendido de forma veemente.

    De início, vou analisar as palavras que você usou em sua análise da nota de esclarecimento apresentada pelos Delegados de Polícia Federal, em nível nacional, e me sinto bem à vontade em fazê-lo, já que você se sentiu desta forma para, ao meu ver, deturpar as informações nela contida.

    Em princípio você diz que a Associação dos delegados estaria defendendo o delegado Pedro Meireles, todavia, a Associação não o estaria defendendo, mas sim, realizando constatações.

    Observe que a Associação aguardou a entrega do Inquérito da morte do Jornalista Décio Sá, bem como, aguardou o recebimento de informações da polícia federal e da polícia civil antes de realizar a nota apresentada à sociedade.

    Com relação aos seus comentários, primeiramente você diz que a polícia é que declarou existirem indícios de agiotagem por parte do Delegado, entretanto, antes de tal notícia, a muito, você “noticiava” afirmando, sem argumentos, a participação do delegado em supostos crimes. Além disso, a polícia Federal solicitou, por duas vezes, que a polícia civil encaminhasse os supostos indícios citados pela delegada-geral, o que não foi respondido (será se esses indícios existem mesmos?). Também tenho conhecimento de que o Ministério Público Federal, solicitou, outrossim, tais informações, o que da mesma forma não foi apresentado. Ora, acredito não ser nada mais justo, a Associação dos Delegados apresentar à sociedade, ao contrário do que vem sendo veiculado, a inexistência de qualquer coisa que indique a participação do delegado em supostos crimes.

    Você diz que “O fato de envolver tantas instituições não blinda as operações contra vícios ou irregularidades”. Ocorre, senhor Marco, que as instituições se fiscalizam mutuamente, bem como, a polícia federal averiguou todas as operações realizadas pelo dito delegado, e verificou que todas transcorreram dentro da legalidade e contendo provas técnicas de materialidade e autoria, bem como, foram solicitadas por iniciativa externas, ou seja, por outros órgãos de persecussão, não tendo nenhuma delas começado por iniciativa do tal delegado, sendo este mais um motivo que autoriza a nota da Associação.

    Você alega que o próprio delegado teria confessado sua amizade com Gláucio Alencar, porém, no depoimento prestado, e que foi apresentado à polícia federal, o delgado seria apenas conhecido de Gláucio Alencar, e não teria forte amizade como o senhor quer fazer transparecer, todavia, mesmo que fossem irmãos gêmeos, isso não significaria que os dois tivessem a mesma índole e compartilhariam das mesmas atividades.

    Da mesma forma a imagem do delegado com Ronaldo Ribeiro sorrindo, sem um contexto, não quer dizer nada, posto que, todas as seis pessoas que estavam naquela roda estavam agindo da mesma forma, o que nos faz ter a certeza de que você quer fazer insinuar alguma coisa que não apresentada na ocasião, ou quer fazer crer que todos os que ali riam estariam envolvidos em crime pelo simples fato de terem sido fotografados em um momento espontâneo? Mesmo o fato de estarem em um velório não quer significar nada, pois, com certeza, deve ter tido algum fato relevante que deu causa à situação. A propósito, o sorriso mais tímido é o do Delegado Pedro Meireles.

    De outra forma, os fatos apresentados pelo Banga, demonstram bem a vingança de quem foi preso. Ora, interessante seria se ele falasse bem das pessoas que lhe desmascararam, contudo, ainda sim, deve-se tentar perceber algumas coisas. A prisão do senhor Banga, foi realizada em flagrante delito, ou seja, ele estava realizando um crime, e em razão do crime que cometia, foi preso. A prisão foi homologada pelo Tribunal Regional Federal, ou seja, existiu sim determinação de sua prisão que pode ser anterior (prisão preventiva ou temporária) ou posterior (homologação da prisão em flagrante), tendo o mesmo ficado preso por quarenta e cinco dias. Será que o Tribunal Regional Federal deixaria uma pessoa presa irregularmente por 45 dias?

    Outro argumento utilizado por vossa senhoria é o de protecionismo e corporativismo, entretanto, você se esquece que a polícia federal é o órgão que mais corta a própria carne, e em nenhum momento vai, por quem quer que seja, deixar de agir desta forma, porém, a polícia federal realiza investigações sérias, baseadas em provas concretas e somente se manifesta após o término das investigações com fatos reais e bem documentados.

    Por fim, como ponto principal, você alega que “Usar também a argumentação de que a suposta desmoralização de Pedro Meireles pode vir a ser de interesse de grupos políticos e econômicos poderosos, é outra falácia com intenção política”, mas, utilizando argumentos válidos, podemos demonstrar que existem sim interesses obscuros por traz da tentativa de desmoralizar uma pessoa que teve coragem de se insurgir contra as irregularidades cometidas por políticos neste estado dominado por forças ocultas. Pode-se dizer que forças ocultas e relacionadas à alguns blogueiros maranhenses tiveram participação direta na suposta operação para “elucidar” a morte do senhor Décio Sá, tais como as que tentaram vincular pessoas que nada tem haver com os crimes, mas por supostas ligações, a mando do senhor Secretário Aluísio Mendes, foram encaradas como verdade, inclusive para beneficiar outras que tiveram encontros com o Secretário antes do estouro da operação “detonando”, tal qual o senhor conhecido como PACOVAN. A esse respeito pode-se dizer que PACOVAN, pessoa praticamente analfabeta, não possui influência política nenhuma, sendo apenas testa de ferro de um tal MAURO e de certo magistrado, ambos que vc sabe muito bem quem são, e por isso, todos tem tanto medo e tentam tanto proteger esse tal PACOVAN, pois existem muitos outros por trás dele que não podem ser atingidos e por isso tentam desmoralizar a Polícia Federal, além é claro dos interesses do sistema mirante, que tem seu diretor um dos maiores investigados do órgão. De outra forma, também existem o interesse de um certo Whashington e outro Monteiro, ligados à um tal de Joãozinho do PT e outras pessoas que você também sabe quem são, que possuem interesse na deturpação da operação realizada no INCRA, não pelo que foi noticiado, mas sim a participação de outras pessoas, inclusive um certo Magalhães e suas ligações.

    Assim, quis apenas mostrar pra você como é possível apresentar fatos, com argumentos válidos e com base em provas, ao invés de ficar o tempo todo tentando fazer a população acreditar em falácias sem argumentação válida e sem fundamentação probatória.

    À propósito falácia não tem significado de mentira, como você tentou demonstrar, mas sim, de tentar enganar com uma dedução falsa a partir de alguns fatos verdadeiros. Assim, pode-se dizer que seu blog é baseado em falácias, entretanto, percebe-se que, existe sempre uma terceira intenção.

    Com relação à Nota dos Delegados de Polícia Federal, o que se espera é que realmente os fatos todos sejam apurados, não deixando de esclarecer nenhum dado a respeito de A ou de B, como também que sejam esclarecidos os interesses por trás dos interesses.

    Abra-se a caixa de pandora…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários