Fazendeiros atacam aldeia e decepam mãos de índios no MA

Por Luís Pablo Polícia
 

G1MA

Ataque aconteceu em povoado no municipio de Viana

Ataque aconteceu em povoado no municipio de Viana

Um grupo de fazendeiros atacou uma aldeia indígena da cidade de Viana (MA), nesse domingo (30), para travar uma disputa territorial. Treze índios ficaram feridos, sendo que dois deles tiveram as mãos decepadas, de acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Segundo a Pastoral da Terra, os índios foram pegos de surpresa com a chegada de dezenas de homens à área. O grupo chegou com armas de fogo, pedaços de pau e facões. “Eles invadiram e já foram atirando e tentando cercar a gente. Circularam para ficarmos no meio. Foi aí que só senti o impacto”, relata um sobrevivente.

Em nota oficial (leia a íntegra abaixo), o Ministério da Justiça disse que está averiguando o caso “envolvendo pequenos agricultores e supostos indígenas no povoado de Bahias, no Maranhão”. O ministro Osmar Serraglio enviou uma equipe da Polícia Federal para evitar novos conflitos.

Até as 16h desta segunda-feira (1º), as Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde do Maranhão não haviam confirmado o número de vítimas.

De acordo com o Cimi, cinco feridos foram transferidos durante a madrugada desta segunda para o Hospital Socorrão II, na capital maranhense – dois índios estão em estado mais grave e todos têm ferimentos causados por armas de fogo.

Um dos índios levou um tiro no peito e teve as duas mãos decepadas; outro deles, além das mãos, teve os “joelhos cortados nas articulações”, ainda de acordo com o conselho indigenista.

O Cimi também informou que os índios com ferimentos mais leves tiveram alta na manhã desta segunda. Outros dois continuam internados após intervenções cirúrgicas e seguem em estado grave no hospital.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que já instaurou inquérito para investigar o caso, enviou reforço policial para a região e que o conflito já foi contido.

Leia a nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública:

“Brasília, 1/5/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública está averiguando o ocorrido envolvendo pequenos agricultores e supostos indígenas no povoado de Bahias, no Maranhão. Por determinação do ministro Osmar Serraglio, a Polícia Federal já enviou uma equipe para o local para evitar mais conflitos e ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública que, por sua vez, já instaurou inquérito para investigar o caso.”

5 comentários em “Fazendeiros atacam aldeia e decepam mãos de índios no MA”

  1. Marcos Pindaré

    Mais uma piada! esses bandidos nunca foram índios. E se fossem não podem fazer o que vem fazendo…assaltando e matando.

  2. Thiago

    Meu nobre blogueiro, a situação acima exposta não foi a que aconteceu. Foi totalmente ao contrario! Os supostos indígenas invadiram a fazenda fazendo os proprietários e caseiro refens sob muita ameaça e violência.
    O fazendeiro e demais envolvidos apenas tentaram resgatar a familia da propriedade invadida, quando foram recebidos a tiros de arma de fogo, pelos supostos indígenas, indígenas estes que só querem saquear as propriedades daquela região. Roubam os peixes dos açudes, matam os animais e depois se acobertam das alegações de serem Índios e que a terra os pertence.
    Infelizmente, os meios de comunicação distorcem a realidade dos fatos e os colocam como coitados na situação, situação totalmente contrária à realidade.
    Esse povo é formado por vagabundos, improdutivos e criminosos! Providências devem ser tomadas para defesa da propriedade que é dos fazendeiros, enquanto não houver definição judicial do conflito!

  3. Blaide

    Se depender do Governo do estado esse crime não vai dar em nada,pois o próprio Governo do Estado vem roubando aquilo que eles tem direito e que são garantidos na Constituição. Por diversas vezes o Governador mobilizou aparato polícial pra intimidar e massacrar esse povo e ainda sofrem preconceitos por parte de Deputado da base do Governo o Excelentíssimo Fernando Furtado que incentivou o ódio dos fazendeiros contra os indígenas. Eita Governo de todos nós.

  4. Maria

    Gente ninguém defende o trabalhador rural, alguém perguntou em que circunstâncias aconteceu o conflito? Pois é enquanto o agricultor estava pra roça esse bando de desocupados invadiram a sua propriedade armados quando a esposa do agricultor sozinha desprotegida se viu acuada por um grupo armado, acontece que nenhum cidadão desse país tem mais direitos que índios, acho que o Estado tem repensar a conjuntura atual, não dá pra desalojar tantas famílias de trabalhadores em função de meia dúzia de índios que não produzem nem o próprio sustento, pois se acostumaram com as regalias do governo….

  5. Alexandre

    Vocês falam de direitos do trabalhador e esquecem que o Brasil, desde colônia de Portugal , mata índios para tomar seu território. Sinceramente, direitos do trabalhador rural? Desculpa, mas quem tá errado aí é TODO mundo que acha que está certo. Fechem suas bocas, aceitem que o Brasil fez e continua a fazer cagadas com os índios. Não querem que eles se insiram na sociedade e não querem que vivam em lugar nenhum por aqui. Pois, bem, cadê a solução? Por mim, Dá um RG pra essa galera e uma puta indenização pra cada índio, junto com Escolas, Universidades para TODOS. Fora isso, esse papinho de defender trabalhador rural, desculpem-me mas estão todos errados logo de início de conversa. Quem tomou tiro desde antes de 1500 foram os índios, não os fazendeiros em suas luxuosas caminhonetes. Por mim tanto faz o carro que têm, o que me interessa mesmo é quem tá certo ou errado nisso. E quem tá e sempre esteve errado aqui foram TODOS os fazendeiros desse país que se acharam no direito de tirar índios de seus LARES para fazer porra de MATE. Ah, vá!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários