Gaiolão continua em uso na delegacia de Barra do Corda

Por Luís Pablo Polícia
 
Gaiolão na Delegacia de Barra do Corda, MA

Gaiolão na Delegacia de Barra do Corda, MA

(Com informações do G1MA)

Na tarde de ontem, dia 19, foi registrado imagens em que mostram a presença de presos no ‘gaiolão’ localizado nos fundos da delegacia de Barra do Corda, a 452 km de São Luís. O fato acontece dez dias após a morte do comerciante Francisco Edinei Lima Silva, que passou mal após ficar 18 horas preso no local.

O vídeo mostra os presos no momento em que recebiam visitas dos seus familiares no gaiolão. Nas imagens é possível registrar, pelo menos, dez detentos e cinco familiares no momento.

Na segunda-feira (16), a Justiça do Maranhão iniciou uma inspeção no gaiolão para verificar as condições nas quais o preso foi submetido no interior da delegacia. O G1 entrou em contato com o Governo do Maranhão e aguarda posicionamento sobre o caso.

De acordo com o laudo do Instituto do Médico Legal de Imperatriz, o comerciante de 40 anos, morreu por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na cela, Francisco passou mal e foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde morreu.

A Defensoria Pública do Maranhão informou que fez um relatório, em fevereiro deste ano, alertando autoridades para a situação desumana dos presos de Barra do Corda.

Após a entrega do relatório as autoridades, a Justiça do Maranhão negou em agosto deste ano um pedido de liminar contra o Estado do Maranhão ajuizado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e Defensoria Pública Estadual (DPE) que solicitava a interdição total da cadeia pública.

O pedido foi negado pelo juiz Antônio Elias de Queiroga Filho, que afirmou que nenhum dos documentos apresentados a título de emenda inicial foram juntados.

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) divulgou nessa terça-feira (17), uma nota repudiando o modelo de Segurança Pública e de Justiça Criminal do Maranhão. Na publicação, a SMDH pede que o Governo do Maranhão interdite de forma imediata o uso de gaiolão no estado.

Um comentário em “Gaiolão continua em uso na delegacia de Barra do Corda”

  1. Sergio

    Dessa foto só tenho pena das famílias.
    O resto são todos voluntários que não estavam na igreja rezando.
    Cadeia não é Spa, tem que ser fedorenta e desconfortável pra não deixar o vagabundo com saudades de voltar.
    Imagine as vítimas dessa turma.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários