Vice-prefeita eleita de São Domingos do Azeitão é vítima de discursos de ódio

Por Luís Pablo Polícia
 
Vice-prefeita eleita Leda Cardoso, de São Domingos do Azeitão do Maranhão

Vice-prefeita eleita Leda Cardoso, de São Domingos do Azeitão do Maranhão

A vice-prefeita eleita de São Domingos do Azeitão do Maranhão, Leda Cardoso, do PSD, foi vítima de discurso de ódio por várias pessoas, entre elas uma moradora da cidade identificada como Neide Maria. O motivo foi porque a política estava em comemoração na noite de natal com os filhos, sobrinhos, genro e enteados.

A autora das ofensas divulgou vídeo da futuro vice-prefeita cantando na festa em família e a acusou de está “bêbada”. Em claro discurso de ódio por uma mulher está em momento de descontração com familiares, Neide Maria disse que “é triste uma mãe de família e avó e ainda vice prefeita apartir de janeiro fazer um papel desse misericordia senhor” [sic].

A liberdade de expressão não se pode confundir com um discurso de ódio, que ocorre quando uma pessoa se utiliza de seu direito à liberdade de expressão para inferiorizar o outro.

A proibição explícita de discursos de ódio está, contudo, garantida pela lei contra o preconceito (7.716/89), que proíbe praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito baseados em suas características, como sexo, etnia, orientação sexual, religião, entre outras.

O site do Luís Pablo foi informado que as medidas cabíveis já foram tomadas e que há uma investigação para punir os responsáveis.

É lamentou que esse tipo de ofensa tenha partida de uma mulher, enquanto muitas lutam pela democracia e por direitos iguais no Brasil.

“Fiquei surpresa com o conteúdo das publicações. Estava apenas dançando, na minha casa, com minha família. No outro dia, recebi inúmeros ataques de cunho machista. Lamentavelmente, esse tipo de discurso só reflete o quanto a mulher é silenciada nessa luta para ser vista como sujeito de direitos em uma sociedade machista/patriarcal, e só reafirma a necessidade de representatividade feminina na política”, disse a vice-prefeita eleita.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários