Acorda, Castelo! Hoje a cidade de Teresina dá exemplo para São Luis

Por Luís Pablo Política
 

Em um passado, distante São Luís foi a “Atenas” brasileira, hoje é apenas brasileira. Todo aquele passado foi destruído por uma sequência de péssimos administradores municipais.

Hoje, na opinião critica, São Luís é uma das piores capitais para se viver. É uma cidade cara, com uma péssima infra-estrutura, com um horrível serviço de transporte público e com serviço de saúde lastimável.

O município de Teresina atualmente supera São Luís de forma flagrante. Vejamos abaixo algumas imagens:

As pontes de Teresina costumam ter faixas duplicadas, como exemplo da Ponte Estaiada.

Em São Luís as pontes costumam ser de mão dupla como o exemplo da Ponte José Sarney. A única que é duplicada é a Ponte do Caratatiua que está completamente sem conservação. Por isto, as mortes se acumulam nas pontes da capital maranhense.

Em relação a infra-estrutura, o asfato de Teresina é muito superior ao de São Luís.

Avenida João XXIII em Teresina

Enquanto isso, São Luís virou a capital dos buracos.

Bairro do Cohatrac, São Luis.

Às calçadas na cidade de Teresina são ótimas para caminhar.

Calçada central da av. Frei Serafim em Teresina

Agora em São Luis é um perigo para os pedestres.

Calçada na av. dos Franceses em São Luís

Teresina também tem muitas árvores, por isso recebe o nome de Cidade Verde.

Área verde de Teresina

São Luís, por sua vez, sofre com a falta de árvores. As poucas que têm costumam ser antigas e estão morrendo como as famosas “barrigudeiras”.

Árvores barrigudeiras em São Luis

Teresina ainda oferece vários quilômetros de ciclovias e boa parte da população carente usa a bicicleta como meio de transporte.

Ciclovia em São Luís é um sonho distante.

Além disso, Teresina tem 6 escolas privadas entre as 50 melhores do país, merecendo destaque para o Colégio das Irmãs que superou 1 século de existência e de bons serviços.

Colégio das Irmãs

47 comentários em “Acorda, Castelo! Hoje a cidade de Teresina dá exemplo para São Luis”

  1. Cadu Bacelar

    Minha nova cidade e show de bola…! kkkkkkkkkkkk
    acorda castelo

  2. Eudes

    Relamente São Luis possui grandes problemas de infra-estrutura em razão do seu crescimento acelerado, agora vamos as verdades. São Luis possui a maior renda percapita entre as capitais do nodeste, em 2025 será uma das cidades mais ricas do planeta (Consultoria Mckinsey Global ), seu IDH é superior ao de Teresina, além de ser maior, mais rica, mais bonita, ter mais potencial, ainda está melhor localizada geograficamente, Teresina terá que se contentar em ser apenas uma cidade arrumadinha, pois jamais ultrapassará a Bela e Eterna São Luis (Patrimonio da Humanidade, França Equinocial, Capital da Cultura, Ilha do Amor), na verdade Teresina é apenas Teresina.

  3. José

    Ao Sr. Eudes aí de cima, faço as seguintes considerações:
    – São Luís não possui “grandes problemas”, possui inúmeros problemas;
    – fazer prospecção para daqui a 14, 15 anos é um erro tremendo, pois a população carece de serviços/condições de vida para o presente e em consequência destes, terá seguramente um futuro melhor ainda;
    – São Luís não cresceu aceleradamente como o senhor afirma, São Luís é símbolo de atraso há décadas (não vou nem citar o fato de ser a única capital brasileira que possui carroças desfilando em pleno centro histórico, ops! já falei…);
    – São Luís orgulha-se de ser patrimônio da humanidade, pelo fato de possuir construções da época do Brasil colônia, e quando essas construções ruirem? E cadê a saúde, o transporte, educação, qualidade de vida para a população?;
    – não oferece sequer vias decentes para pessoas e veículos trafegarem com segurança;
    – Teresina, assim como outras cidades brasileiras, não é apenas arrumadinha, é bem administrada; em qualquer lugar do mundo que haja uma alternância no poder público, é notório o crescimento e o desenvolvimento; e
    – por último, para sua surpresa, sou maranhense e não piauiense, mas antes de tudo sou realista. Falo todas essas coisas com conhecimento de causa, morei em São Luís até os meus 15 anos, morei 11 anos no Rio de Janeiro, 1 em Fortaleza, 2 em Belém, e infelizmente, por motivo de trabalho estou em São Luís há um ano novamente. Conheço todas as capitais do nordeste, todas do sudeste e centro-oeste, e inúmeras “cidades grandes” do Brasil. Envergonho-me da situação da capital maranhense. Não sou político, não tenho nenhuma ligação com política. O grande atraso de São Luís não foi causado por esse ou por aquele governante, mas, sim, pela soma de diversos fatores.
    Pense bem, seja realista!

  4. lucas

    essse cara er doido sao luis er sao luis teresina tem subir muito para alcançar a eterna ilha do amor.kkkkkk

  5. José

    Sr. Lucas, apresente argumentos plausíveis ao invés de comentários vazios.
    São Luís está mais para ser “EXTINTA” do que eterna.
    Pense bem, seja realista ao invés de patriota leigo.

  6. Dado Szanjawsky

    Fala sério! renda per capita não quer dizer nada meu amigo! Não passa de um indicador fajuto que mascara a triste realidade de uma cidade absurdamente desigual.

    O casario é belíssimo, mas basta dar uma volta no Centro Histórico para ver o estado lastimável em que a maioria está. Será que resistem mais uma década?

    Menos bairrismo e mais realismo, por favor.

  7. PAULO

    SÃO LUIS TEM HISTÓRIA E TERESINA O QUE TEM? SÃO LUIS TEM BELAS PRAIAS E TERESINA TEM O RIO POTY E O RIO PARNAÍBA É MARANHENSE E NASCE NA CIDADE DE ALTO PARNAÍBA, NO SUL DO MARANHÃO. TERESINA TEM QUE SE COMPARAR É COM MACEIÓ QUE É A SEXTA CIDADE DO NORDESTE E VOCÊS TEM QUE ENTENDER QUE NATAL É SUPERIOR A TERESINA. SÃO LUIS ESTÁ NO NÍVEL DE RECIFE, SALVADOR E FORTALEZA. SÃO LUIS TEM O PIB, ATÉ MAIOR QUE DO ESTADO DO PIAUI, POIS O PIB DE SÃO LUIS É DE 16 BILHÕES E DO PIAUI É 13 BILHÕES E 60% DO PIB DO PIAUI FAZ PARTE DA CAPITAL TERESINA 8,5 BILHÕES, ISSO QUER DIZER QUE SÃO LUIS É MAIS RICO DO QUE O ESTADO PIAUI E MAIS RICO DE QUE TERESINA. SÃO LUIS ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES MAIS BELAS DO BRASIL E TERESINA NÃO ESTÁ, TERESINA OCULPA A POSIÇÃO NO RANKING DE 43. SÃO LUIS É CULTURA, E O PASSADO COMBINA COM O PRESENTE.

  8. José

    Sr. Paulo, apresente argumentos plausíveis ao invés de comentários vazios.
    Como disse o amigo DADO: “renda per capita não quer dizer nada meu amigo! Não passa de um indicador fajuto que mascara a triste realidade de uma cidade absurdamente desigual”.
    Onde você viu esse raking que aponta São Luís como uma das 10 mais belas do Brasil? rsrsrsrs. São Luís tem história de sofrimento ao longo de quase 50 anos, isso sim, e está mais para ser “EXTINTA” do que eterna.
    Recife, Salvador e Fortaleza são metrópoles, coisa que São Luís talvez consiga daqui a mais 400 anos.
    De fato em São Luís “o passado combina com o presente”, o que é perceptível nos casarões velhos e abandonados que ruirão a qualquer momento.
    Aposto que o sr. sequer saiu um dia do maranhão.
    Seja realista ao invés de patriota leigo.

  9. zeneto

    O maior problema, não só de São Luis, mas, todo o povo Brasileiro é o José Sarney e sua familia.

  10. aurelio

    teresina é sim muito + bela e bonita do q são luis do maranhão + sofisticada

  11. Lucas

    Teresina é sem dúvidas uma cidade superior a São Luís, na capital piauiense a educação é tratada de forma séria diferentemente de São Luís que até pode ter praias mais infelizmente todas sujas. São Luís que era para ter um bonito centro histórico mais como eu disse “era” pois na realidade o centro histórico encontra-se totalmente abandonado, jogado as traças.A capital Piauiense cresce de forma acelerada com traços de modernidade de forma séria e compromissada no desenvolvimento enquanto São Luís continua parada nos seus 400 anos de sobrevivência!

  12. Lucas

    São Luís que possui uma denominação errada em vez de ilha do amor deveria ser chamada de ilha do atraso!

  13. Sousa

    Teresina pode até está mais organizada mas São Luis é muito melhor.Teresina tá de parabéns,capital com estilo de cidade pequena..bom demais… sou piauiense.

  14. ANDRE

    SABE EU NAO VEJO SITE DO MARANHÃO FALANDL MAL DE TERESINA, MAIS É MUITO COMUN OLHAR SITE DE TERESINA DIFAMANDO A MAIS NOVA METROPOLE DO BRASIL SAO LUIS.

    PESSOAL AS DUAS CIDADES TEM SEUS PRÓS E CONTRAS.

    ENTÃO SE VAMOS COMPARAR, COMPAREMOS DE UMA FORMA HONESTA.

    COLOQUE FOTOS DAS ÁREAS NOBRES DE SLZ E DE TERESINA E AI SIM OBSERVAMOS A MAIS BELA.

    SÃO LUIS É UMA CIDADE MUITO BONITA PRIVILEGIADA EAGRADAVEL PARA SE MORAR,
    TEM QUASE UM MILHAO E CEM MIL HABITANTES ( 1.100.000,00) E QUASE UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL EM SUA REGIÃO METROPOLITANA ( 1.500.000,00) CIDADE DO PROGRESSO, SENDO A 15ª CAPITAL EM PIB. EM SÃO LUIS ESTÁ SENDO INVESTINDO QUASE CINQUENTA BILHÕES DE INICIATIVA PRIVADA E PUBLICA. E ESTÁ ENTRE AS CIDADES BRASILEIRAS QUE MAIS CRESCERÃO NO MUNDO.

    SLZ TEM 5 SHOPPINGS CENTER’S EM FUNCIONAMENTO 1 LANÇADO E 1 QUE SERÁ LANÇADO AINDA ESTE E MAIS UM NA REGIÃO METRPOLITANA.

    CIDADE BEM AGRADAVEL E QUE TEM O MAIS BONITO POR DO SOL DO MUNDO, FORA PRAIAS, O CENTRO HISTÓRICO PATRIMONIO DA HUMANIDADE, PARQUES ENTRE OUTRAS COISAS.

    THE É UMA CIDADE PLANEJADA A PRIMEIRA DO BRASIL, COM LARGAS AVENIDAS E COM UM SISTEMA DE SAUDE EXCELENTE. TERESINA TEM TUDO PARA CRESCER E SE DESENVOLVER.

    MAS SÃO LUIS SEM DUVIDAS É MELHOR DE SE VIVER QUE THE, PROVA DISSO É A QUANTIDADE DE TERESINENSE VIVENDO NA CAPITAL MARANHENSE.

    ALÉM DE TERESINA TER INFLUENCIA DE SAO LUIS POIS A HIERARQUIA D ANOVA METROPOLI ALCANÇA O MARANHAO, PARTE DO PARÁ, SUL DO TOCANTINS E PARTE DO PIAUÍ.

    ANDRÉ

    SAO LUIS

    ILHA DO AMOR,

    CAPITAL AMERICANA DA CULTURA

    ATENAS BRASILEIRA

    CIDADE PROSPERA

    E A MAIS NOVA METROPOLI BRASILEIRA

  15. ZELPS

    SEM COMENTÁRIOS. MOREI CINCO ANOS EM SÃO LUIS. TODOS OS DIAS REZAVA PARA DEUS ME TIRAR DE LÁ. NÃO GOSTAVA DA ÁGUA, O POVO É GROSSEIRO COM VISITANTES, A CIDADE É PRECÁRIA, MAL SANEADA, SUJA, FEDIDA, TRÂNSITO CAÓTICO. TERESINA É UM CALOR TERRÍVEL, MAS TERESINA É LINDA, O POVO É ACOLHEDOR, SIMPLES, BOM, BEM SANEADA, BEM URBANIZADA. UNS DOS MENORES INDÍCES DE CRIMINALIDADE DO BRASIL, LINDAS PONTES, LINDAS AVENIDAS. MESMO SENDO O MAIS POBRE DOS ESTADOS BRASILEIROS, O PIAUÍ TEM UMA CAPITAL DE RESPONSA. ASSIM FICA DIFÍCIL ALGUÉM NÃO GOSTAR DO PIAUÍ. JÁ MOREI EM VÁRIAS CAPITAIS BRASILEIRAS DO CENTRO-SUL.

  16. Prof. Soares

    Todas as capitais tem seus problemas e dificuldades! Teresina como já foi dito é maior que São Luís,superando-a em vários aspectos,mas,por falta de políticas voltadas para um maior desenvolvimento, Teresina ainda tem seus déficits.São Luis só é rica porque alem de ter um potencial turístico pelo patrimônio histórico,é uma ilha…toda cidade litorânea recebe investimentos,turistas,etc!!!!imagina aí se ela fosse só mais uma capital como Teresina????Será mesmo que ela superaria Teresina na economia?no clima?na infraestrutura?na organização?só por ter prédios históricos?O PROBLEMA DE SÃO LUÍS É QUE ELA ESTÁ CRESCENDO MUITO,SE DESENVOLVENDO MUITO E OS PROBLEMAS ESTÃO CRESCENDO MUITO MAIS,NÃO ACOMPANHANDO O RITMO DA EVOLUÇÃO DA CAPITAL.ENTÃO TEM QUE TER PLANEJAMENTO,SANEAMENTO,MELHORAR PRIMEIRO AS PEQUENAS DIFICULDADES QUE LÁ NA FRENTE PODERÃO SE TORNAR UM CAOS OU MELHOR QUE JÁ SÃO CAOS.QUE ADIANTA SER RICA E NA SAÚDE SER DEFICIENTE,PELO MENOS AQUI EM TERESINA TEM MUITA GENTE VINDO LOTAR HOSPITAIS VINDO DO MARANHÃO TODO!QUE ADIANTA INVESTIR NA APARÊNCIA DE CAPITAL MAIS RICA E A PARTE POBRE SER DESVALORIZADA?AQUI EM TERESINA O DESENVOLVIMENTO,O INVESTIMENTO,A INFRAESTRUTURA,A ORGANIZAÇÃO,A MELHORIA,O PLANEJAMENTO, TUDO,TUDO,TUDO COMEÇA DE BAIXO PARA CIMA!!!! E OUTRA COISA MEUS CAROS,TERESINA TEM CONDIÇÕES DE SUPERAR SÃO LUIS NO ASPECTO SOCIAL,ECONÔMICO,EDUCACIONAL,ETC.BASTA UM MAIOR ESFORÇO DOS POLÍTICOS EM ADMINISTRAREM A NOSSA CAPITAL,TIRAR PROJETOS DO PAPEL E BOTÁ-LOS EM PRÁTICA,DEIXAR ESSE MALDITO CONFORMISMO QUE ATRASA NOSSA CIDADE!!!!!!gosto da ilha do amor ,tenho parentes lá,visiteis todos os pontos turísticos,shoppings,praias,avaliei a cidade em todos aspectos e constatei que tanto ela quanto Teresina são lindas pra se conhecer e desfrutar de seus atrativos!!!!!!

  17. Alicia Kelly

    Haha! Esse povo ai que cata os “melhores” e mais “bonitos” pontos de Teresina para tirar suas fotos pacatas! só tem é inveja não só de São Luís, mais como de todo o Maranhão. Bando de povo hipocrito, que não assumem seus erros.
    Mais de uma coisa eu sei, que Teresina faz muito é feder.
    São Luís tem metropolitano e metrô de superfície. Enquanto Teresina só tem povo reclamado de tudo! . Sonhem muito para Teresina ser mais e mais que a Grande São Luís, que até mesmo em jornais é dito.
    Enquanto nem tocam no nome de Teresina.
    beijos, sonhem pra valer

  18. Alicia Kelly

    E também faz sem anos que o IDH e o PIB de teresina nao crece. HAHA TADINHO DELES!

  19. Antonio vitor

    Alicia se acalme,pois o que constroi uma cidade sao seus habitantes,coma s faculdades e escolas que teresina habita provavelmente ela passara sao luis brevemente,sou piauiense,nao moro em teresina,mas penso em me transferir para la para continuar meus estudos,pois la possui uma das melhores escolas e faculdades do brasil.

  20. Alicia Kelly

    Haha! Soooooooooooooooooooooooooooooooooonha Alice do país das maravilhas-VOCE

  21. Alicia Kelly

    Teresina não deveria estar competindo com são luís, pois NÃO é uma metropole. Ela deveria esta competindo com Natal. E deixem Nós com Recife queridinhoos!

  22. Alicia Kelly

    E, mas são luís está entre as capitais que mais cresceram em população ate 2025, junto com IDH e PIB.
    Sua população esta prevista para 1.914.863 habitantes. Enquanto TEREZA terá 1.014.589!

  23. Edivaldo filho

    Eudes#
    Vc tem que eatudar mais cara são Luiz carece realmente de infra extrutura teresina e um exemplo pra sao luiz, e claro teresina precisa melhorar muito.
    Infelizmente temos um pessimo que nao honra seu mandato, pra ajudar o Estado e suas cidades

  24. tiago - Ceará

    ja fui nas duas tanto em THE como SLZ tbm… Teresina é muito melhor … quanto a alicia querer colocar slz no nivel de recife …. haha so um exemplo .. Recife, Fortaleza, Salvador sao sedes da copa do mundo aleem de serem metrópoles …. e SLZ É OQ?

  25. marco

    Tiago Ceará. Esse seu comentário infelizmente nao condiz com quem de fato nao conhece a miude as duas cidades. Pelas leis e realidades de brasileiras somos metrópoles sim. Podemos nao ser sede de copa. Mas isso nao diminui nenhum pouco a nossa grandeza e pujança. Nao realicione copa do mundo com cidade maior e melhor. Pois em diversas cidades do mundo nao so firam esses os critérios que pesaram. Isdo é coisa de povo burro e arrogante. Nos temos história. Praias. Etc. Produtos turisticos solidos. Iremos num futuro e presente bem próximo deslanchar. Viva e vera. Rsrs
    Essa cidade ta crescendo. E os projetos sao grandiosos. Nao e coisinha mediana nao. Aguarde que estamos calados e trabalhando.rsrs
    Teresina também ira crescer. Mas veja que ja influencia quem. E ja num raio maior aqui do lado do meio norte.
    Marco de sao luis.

  26. marco

    Ahh. Ainda tem mais…
    O nosso idh e renda percapita sao maiores do que o ceara e piaui respectivamente. Consulte os dados do ibge e ipea.
    Aqui os salários sao maiores…hehe
    Ai fora tem muita gente ganhando mau. E arrotando grandeza.hehe
    Abraços galera

  27. marco

    So pra contar de renda percaputa so perdemos pra recife aqui no nordeste.

  28. marco

    Corrindo: Renda per capita

  29. tiago - Ceará

    marco aceita q doi menos… ate onde eu sei Fortaleza é a atual cidade mais rica do nordeste e se somos sede da copa é sinal que temos muito mais infraestrutura.. certo o Maranhão tem praias … porém. cite uma mais famosa nacionalmente q as de Fortaleza .. e em 2004 Fortaleza foi q cidade brasileira que mais recebeu turistas… MARCOS ATE ONDe EU SEI O MARANHÃO É O EsTADO MAIS POBRE DO BRASIL.Unidade federativa
    Renda
    per capita
    em R$
    1
    Distrito Federal
    1.665,42
    2
    São Paulo
    1.036,51
    3
    Rio de Janeiro
    993,21
    4
    Santa Catarina
    967,45
    5
    Rio Grande do Sul
    940,28
    6
    Paraná
    870,59
    7
    Espírito Santo
    795,33
    8
    Goiás
    785,17
    9
    Mato Grosso do Sul
    784,97

    Brasil
    767,02
    10
    Mato Grosso
    735,32
    11
    Minas Gerais
    733,24
    12
    Rondônia
    646,78
    13
    Roraima
    578,38
    14
    Amapá
    575,42
    15
    Tocantins
    571,51
    16
    Rio Grande do Norte
    531,56
    17
    Pernambuco
    508,82
    18
    Amazonas
    508,28
    19
    Sergipe
    508,20
    20
    Acre
    497,44
    21
    Bahia
    481,18
    22
    Paraíba
    462,29
    23
    Ceará
    445,88
    24
    Pará
    429,57
    25
    Alagoas
    421,32
    26
    Piauí
    408,27
    27
    Maranhão
    348,72

  30. tiago - Ceará

    A e o Maranhão tem cutura sim… Codó entao…..

  31. tiago - Ceará

    A e o Maranhão tem cultura sim… Codó entao…..

  32. Alicia Kelly

    Haha, esse Tiago Ceara só pelo nome agente já sabe que é um atoa. Nesse caso de renda per capita voce errou, voce colocou o maranhão em ultimo porque quis, mas ele nao está em ultimo lugar não. E outra o maranhão nao tem nada a ver com São Luís, São Luís é que tem aver com o maranhão por ser sua capital.
    E contando sobre seu comentario abaixo que voce pos logo acima:

    ” ja fui nas duas tanto em THE como SLZ tbm… Teresina é muito melhor … quanto a alicia querer colocar slz no nivel de recife …. haha so um exemplo .. Recife, Fortaleza, Salvador sao sedes da copa do mundo aleem de serem metrópoles …. e SLZ É OQ? ”

    São Luís também já é uma metropole pos são luís já tem seus 1.211.270 habitantes, e não tem nada a ver com copa, as cidades foram sorteadas aii vai da sorte.
    São Luis

    possui 1.211.270 milhões de habitantes,[2] sendo a 14º cidade mais populosa do Brasil;

    única cidade brasileira fundada pelos Franceses , e é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (as outras são Florianópolis e Vitória);

    De acordo com dados do IBGE possui o 12º maior parque industrial entre as 27 capitais do Brasil;

    É considerada também em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) uma das melhores cidades para se trabalhar no Brasil;

    São Luís é a quarta maior cidade da Região Nordeste e a 13ª maior capital brasileira, e em termos de manifestações culturais é a capital mais rica do Brasil;

    Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina;

    A cidade possui uma vida noturna muito movimentada, possuindo muitos bares,restaurantes,clubes de festas,teatros,cinemas e muios shows de artistas locais, nacionais e internacionais(Vai receber a banda Scorpions);

    Teresina
    a única capital da Região Nordeste que não se localiza as margens do Oceano Atlântico;

    É a 22ª maior cidade do Brasil, com 802.537 habitantes;

    A cidade representa cerca de 25% da população piauiense e cerca 45% de sua economia, sendo sua região metropolitana 60% do PIB do Piauí;

    A cidade é a terceira onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas no mundo;

    Destaca-se como um pólo de medicina, recebendo pacientes de vários estados do Nordeste;

    É a primeira capital planejada do Brasil;

    Segundo o IPEA, é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO); .

  33. Ruban

    a galera bota a populacao da regiao metropolitana de são luis atualizada e a da cidade de teresina de 4 anos atrás… Fala sério

  34. Emmanuel

    Pra finalizar sobre essa discussão sobre educação, o mais recente estudo sobre (IBGE), mostrou que São Luis tem o melhor acesso à educação entre as metrópoles do Brasil; o melhor IDH do nordeste e o 10 do Brasil.

    Mais rica e muito mais potencializada à receber novos investimentos, óbvio.

  35. raimundo tercio dos santos silva

    TERESINA SUPERA SÃO LUIZ NÃO E A TOA QUE O POVO DE SÃO LUIZ VAI SE TRATAR EM TERESINA-PI

  36. lucas macedo

    er pode ate ser q terezina seja melhor sao luis em beleza etc. mais e de sao luis q sai as cargas mais ricas do mundo para toquio,estados unidos,canada e etc. alem de ter o segundo maior porto do brasil e o terceiro maior do mundo. sao luis ainda nao cresceu em outros termos direito .nao quiseram pq fontes eles teem e se sao luis quiser passar na frente de terezina eles passam.pq eles teem varios fontes. fui em terezina i er bonito mais quase morri .mal a pessoa banha ja ta morrendo de calor. e quando fui em sao luis notei a diferente entre clima .e tambem bonitos os pontos onde fui.e area de classe media muito bacana de frente para o espigao gostei muito..

  37. Marcio

    Sou de São Luís mas atualmente moro em Teresina e acho que posso falar como é NA PRÁTICA viver nas DUAS cidades:
    Com toda certeza e sem sombra de dúvida o serviço PRIVADO de saúde de Teresina é bem melhor que o de São Luís e a educação PRIVADA também é de qualidade e isso é INEGÁVEL. Mas sejamos honestos, é só isso que Teresina tem a ofertar de bom. Para quem fala bobagem e diz que Teresina tem “asfalto de qualidade”e ruas largas (hahahaha… piada né?!?), sinto informar mas você NÃO CONHECEM A TERESINA DE VERDADE! Experimentem trafegar pela Frei Serafim ou pela Barão de Gurguéia ou pela Nossa Senhora de Fatima que é zona Leste- a zona mais “bonita” e rica da cidade…
    Trânsito DESORGANIZADO, muitos cruzamentos e motoristas mal educados… o que leva a inúmeros acidentes! Pra quem quer se gabar do tal METRÔ DE SUPERFÍCIE, mais uma rasteira: só este ano, em menos de 4 meses já foram 2 descarrilamentos. Sem contar que o metrô está caindo aos pedaços! Ahhh o Rio Poty, que corta a cidade: é a “lagoa da Jansen” teresinense, uma fedentina só!
    Agora vamos para o que MAIS ME INCOMODA AQUI: SALARIOS- São ABSURDAMENTES inferiores a QUALQUER OUTRA CIDADE DO NORDESTE, inclusive a Sao Luis. O setor INDUSTRIAL quase não existe e se resume à pequena fábrica da AMBEV e às empresas do Grupo Claudino,que é o Sarney Piauiense!!
    A cidade,por se tratar de um lugar relativamente menor que São Luís, tem SIM um índice de violência ALTO e o transporte público é lamentável como em qualquer outro lugar do país. E só pra constar: O SERVIÇO DE INTEGRAÇÃO dos ônibus daqui NÃO CONTA COM TERMINAIS!!As oportunidades aqui são POUCAS o que leva a maioria dos jovens a procura-las em outras cidades(inclusive São Luis) e outros até COMETEM SUICIDIO que para quem não sabe, Teresina é uma das capitais(se nao me engano a segunda) com MAIORES ÍNDICES DE SUICÍDIO do país!!!
    No quesito LAZER, a cidade conta com APENAS UM SHOPPING CENTER e UM PARQUE PUBLICO CHAMADO POTYCABANA,local até agradável mas onde acontecem vários assaltos(eu mesmo fui vítima). E outra: se você quiser “MORAR BEM” nesta cidade, você nem ouse morar na ZONA NORTE da cidade ou em alguns bairros da zona Sul(Promorar, Porto Alegre, Mocambinho, Parque Piaui, Vermelha,Renascença, Dirceu e etc) pois é uma região Muito perigosa.
    Com certeza São Luís tem INÚMEROS problemas mas Teresina NÃO FICA ATRÁS! Porém São Luís leva DISPARADA vantagem quando se trata em OPORTUNIDADES e SALÁRIOS . Sem contar o clima que é BEEEM MAIS AGRADÁVEL .Aqui em Teresina, no “BR-O-BRÓ” a cidade fica INSUPORTÁVEL.Com temperaturas ACIMA DOS 40 e clima MUITO SECO!
    Conheço AS DUAS REALIDADES ,pois MOREI NAS DUAS.MAS não me aguento quando alguém diz que Teresina é melhor que São Luís.
    Ahhh,só pra finalizar uma curiosidade sobre o “asfalto exemplar” de Teresina: quem REALMENTE CONHECE A CIDADE SABE QUE O ASFALTO SÓ CHEGA ÀS AVENIDAS PRINCIPAIS.DENTRO DOS BAIRROS, com RARAS EXCEÇOES,o calçamento é aquele de PEDRA,ISSO MESMO,DE PIÇARRA!! Isso porque a cidade é PLANEJADA!! AFF

  38. Marcia

    Olha,sou do Piaui mas sou casada com um maranhense de SãoLuis, onde moro atualmente e posso dizer uma coisa: aqui se pagam salarios bons SIM! Muito maiores que em Teresina. Tudo bem que o custo de vida é maior mas acaba se tornando a mesma coisa porque em Teresina NÃO se tem opções de lazer DIGNAS! Aí se você quiser se divertir tem de PAGAR CARO nos bons lugares da Zona Leste!
    Adoro minha terra mas compara-la com São luis que é uma cidade maior, é covardia!
    Outra coisa, os hospitais de Teresina sao muito bons mesmo,mas se voce nao tiver dinheiro para pagar eu sinto muito,porque a rede publica é tao ruim ou até pior que a de Sao Luis ,que ao menos tem as UPAS . Coisa que em Teresina não tem!
    São Luis é uma cidade linda e cheia de lugares bons , com várias opções de lazer. Tem problemas sim como em qualquer outro lugar mas vale a pena sim vir pra cá!!
    Pra mim quem vem pra cá pra falar mal da cidade é coisa de recalcado(a) , e infelizmente muito piauiense faz isso, porque só o que tem aqui é piauiense!! É como o meu quase xará aí em cima falou: em Teresina NÃO TEM OPORTUNIDADES e a galera trata logo de ir embora de lá! Uma pena, mas é a realidade.

  39. Alysson Vilela

    Kkkkk….rindo de mais dessa comparação, sou Mineiro conheço as duas cidades, não tem nem como comparar São Luís é muito melhor!
    Quem feliz q Teresina é melhor é pq não conhece São Luís. Teresina tem que ser comparada com Imperatriz. Amigos de Teresina por favor né?
    Não tem comparação Uaii!!!

  40. Alysson Vilela

    Corrigindo:
    Quem diz que Teresina é melhor …..*

  41. Alysson Vilela

    Teresina a unica coisa pra lazer é apenas 1 shopping, teria qvter mãos pq não praia, diferente das outras cidades do NE. Já São Luís alem das praias conta com 7 shoppings .
    Pátio Norte, Rio Anil, shopping da Ilha, São Luis shopping, Jaracati shopping, Tropical, Monumental e ainda estão construindo o Golden.

  42. Paulo Silva

    São Luis é mais rico que o estado do Piauí..
    É só pesquisar se vocês quiserem….
    O cara que tentou fazer essa comparação entre as duas cidades é só pode ter comido manga com febre.

  43. Paulo Silva

    Aí está os dados das duas cidades….
    Agora vocês podem fazer uma comparação…
    E claro a Ilha do Amor está a anos luz de The…
    Tenta comparar Teresina com Imperatriz…..
    Acho que vão perder também…
    Imperatriz Tem 3 Shoppings…

  44. Ricelly

    Acabo de chegar da minha primeira visita a Teresina, sou de São Luís e me impressionou o quanto Teresina é superior a São Luís. Limpa, organizada, bonita, bem cuidada. Só perde pra São Luís pelo clima e por não ter praia, se tivesse praia, seria bem cuidada e não esse bueiro de água salgada e cheio de lixo q chamamos de praia.
    Amo São Luís e lamento por sermos governados por ladrões q não investem em educação e infraestrutura na nossa cidade.

  45. João Paraíba

    Deixem de ser boiolas. Teresina e São Luis são dois povoadinhos se comparados com João Pessoa. As mulheres paraibanas são as mais gostosuras do Brasil e por tabela do Mundo! E está provado pela pesquisa do IBGE que os homens paraibanos, são os mais machos do Brasil.

  46. Leandro Fernandes

    Tenho a honra de ter nascido em Teresina e ter sido criado em São Luís. São duas cidades belas com suas peculiaridades, amo as duas. Visito Teresina sempre que posso e diante dessa discussão prefiro ser realista. Para mim em termos comparativos, São Luís tem um clima agradável favorecido por sua localização geográfica e com belas praias, muitos shoppings (Rio Anil, Ilha, Calhau, São Luís Shopping), um espigão interessante, enfim tem atrações de fato que não deixam em desejar a população, além de ser uma cidade rica em diversidade cultural, possuindo um centro histórico considerado patrimônio da humanidade, tem o maior porto em profundidade do Brasil de onde é escoado uma parte das riquezas dos recursos naturais do Brasil como o ferro, o alumínio, bauxita, grãos de soja e conta com duas grandes indústrias que são a ALUMAR e VALE, além de ser uma cidade em constante crescimento vertical com construções de apartamentos. Entretanto, há coisas que desagradam e muito, pois, não há um planejamento urbano digno para os ludovicenses, grande parte das ruas são esburacadas e mal sinalizadas, só quem dirige sabe o quanto isso é horrível. Nosso centro histórico está abandonado, além de não se ter um sistema de saúde digno para não dizer que é uma vergonha. Os salários aqui são realmente melhores que os pagos no Piauí, mas, é bem aqui que está a contradição se há muitos piauienses aqui é porque certamente eles estão conseguindo ocupar nossos lugares porque se preparam melhor para isso.
    Quando digo isto não falo por paixão e sim por reconhecimento, pois, em Teresina se investe de maneira planejada muito melhor em educação e saúde, sendo as escolas e hospitais de Teresina referências nacionais, se isto não fosse verdade muitos pacientes do Maranhão não estariam lotando os hospitais piauienses e não perderiam tanta vaga em concursos públicos para os piauienses. Em termos de planejamento urbano Teresina é sim bem mais organizada que São Luís, possui avenidas largas e bem sinalizadas e não vi pelo menos buracos ou pistas com sinalização quase desaparecendo do asfalto como ocorre em São Luís, além de que é uma cidade bem arborizada e tem parques bem distribuídos na cidade. Tem uma linha de metrô razoavelmente boa e vejo gente de São Luís reclamando porque até o VLT prometido para a cidade não passou de bandidagem política Violência é algo que ambas as cidades possuem e aliás, quem é no Brasil de hoje que pode dizer que está seguro realmente? Por isso ambas as cidades possuem seus prós e contras, gostar de uma mais do que a outra é uma questão de subjetividade ou a partir do que se procura.

  47. Bruno, Monteiro

    Teresina é uma cidade organizadaa,com uma saúde e educação no topo das capitais do Bras
    Tem índices de segurança estáveis e sem dúvida tá crescendo muito, esses fatores são muito
    Relevantes sim e totalmente plausíveis, tenho parentes lá já fui diversas vezes , só que lá já uma espécie de dor de cotovelo a respeito de são Luis por parte dos moradores, digo por que vivi isso na pele, é importante dizer que nós sofremos de má gestão administrativas durantes anos, então se
    Se tivéssemos u,a gestão como a de Fortaleza até ,esmo as dos governantes do Piauí talvez seríamos umas das maiores do Brasil, mas com toda essa falta de estrutura , educação, segurança,etc
    O Somos felizes com o que nos restou, natural,entende sem precedentes somos abençoados com tamanha beleza estrutural com uma das maiores culturas do Brasil, somo temas de novelas , somos temas de esco;as de samba, temos um parque nacional considerado uma das maiores belezas naturais do universo, comsoderada pelo New York times um dos 40 lugares mais bonitos do mundo os lençóis, e pra falar a verdade não podemos compara está cidade São Luís com nenhuma do Brasil nem mesmo com nossa vizinha Teresina,pó que são Luis não é mais do Brasil; ela foi tombada como patrimônio da humanidade… Que honra, ter u,a gastronomia aplaudida internacional,mete, ter u,as das maiores diversidades culturais do mundo e ter o maior acervo arquitetônico da América latina, se eu for me estender ficarei horas falando dessa maravi;já que a Jamaica brasileira. Por fim acho que o justo e argumentavep são os fatos reais que são apresentados, cada u, tem sua beleza alguma tem que colocar bastante maquiagem pra se tornar deslu,brante , outras já nascem perfeitas , com o perdão da palavra São Luís é infinito amente superior na parte de belezas de sabores de amores , se fosse pra viver entre 6,a e outra não teria dúvidas vivria eternente na o;ha do amor.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários