Caminhão da Juventude é lançado no Parque Jair

Por Luís Pablo Maranhão / Política
 

Mais 300 jovens do Parque Jair serão capacitados gratuitamente

Os moradores do Parque Jair, um dos bairros mais populosos de São José de Ribamar, estão em festa. Em solenidade realizada recentemente, foi lançado no bairro o projeto Caminhão da Juventude, ação pioneira no Estado, criada pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), que funciona como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital, e que visa capacitar os jovens da cidade para inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho.

A exemplo do que aconteceu nas regiões da Sede (duas etapas), Parque Vitória, Vilas, Maiobinha, Jardim Tropical (duas etapas), Panaquatira, Cohatrac V e Novo Cohatrac, cerca de 300 jovens do Parque Jair serão capacitados, gratuitamente, com cursos profissionalizantes de excelência no atendimento, excelência em vendas, unhas decoradas, habilidades gerenciais, introdução ao processamento de dados, sistema operacional, processador de texto e noções básicas de Internet.

Lançado no ano passado, o Caminhão da Juventude, é importante destacar, já capacitou mais de 2.600 jovens ribamarenses. “Desde 2005, o Parque Jair recebe uma atenção especial da Prefeitura de Ribamar. Hoje, temos saúde, educação e infra-estrutura de qualidade. O Caminhão da Juventude é mais uma ação do prefeito Gil que demonstra o seu total compromisso com a juventude deste bairro”, afirmou o comerciante Lindomar Silveira.

Inscrita no curso de unhas decoradas, a jovem Talita Seixas, que recentemente concluiu o Ensino Médio, avaliou a chegada do Caminhão no Parque Jair como uma ótima oportunidade para que os jovens do bairro possam disputar, de igual para igual, uma vaga no mercado de trabalho. “Este projeto deveria era ser copiado por todos os municípios brasileiros. Ele leva, de forma gratuita, conhecimento para todas as regiões de Ribamar. Isso sim é compromisso com o desenvolvimento de um povo”, disse.

O projeto Caminhão da Juventude funciona da seguinte forma: O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens.

É importante destacar, ainda, que no horário das 18h às 22h (período no qual os cursos de profissionalização não estão sendo ministrados) o Caminhão da Juventude funciona como uma lan house gratuita. Só para se ter uma idéia, durante o período que o Caminhão ficou instalado nas nove primeiras regiões, mais de dez mil pessoas, que não possuem computador em casa, utilizaram a Internet gratuita oferecida no espaço.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários