Chiquinho Escórcio articula apoio às vítimas das enchentes

Por Luís Pablo Política
 

O secretário de Representação Institucional do Maranhão em Brasília, Francisco Escórcio, informou que a Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração, atendendo ao pedido encaminhado pelo Governo do Estado, tem disponibilizado todo o apoio às vítimas das enchentes no Maranhão.

Segundo o secretário, que acompanhou o vice-governador, Washington Luiz Oliveira em reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o Governo Federal já encaminhou 2.000 cestas básicas para o Maranhão e mais 10.000 chegarão nos próximos dias.

O ministério enviou técnicos da Defesa Civil Nacional para avaliarem, juntamente com a Defesa Civil do Estado, os estragos provocados pelas chuvas no Maranhão. O levantamento irá subsidiar relatório de danos e prejuízos a fim de mensurar a necessidade real de recursos para serem aplicados na reconstrução e limpeza das áreas atingidas, de estradas, ruas e ao socorro aos desabrigados.

Barragens

Em relação às barragens do Flores e do Pericumã, Francisco Escórcio informou que existe convênio no valor de R$1.700.000,00, firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional, por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), para obras de reparação.

A Representação em Brasília, em articulação com o DNOCS, deu todo o suporte técnico para inclusão, no Sistema de Convênios (SICONV) do Governo Federal, das planilhas orçamentárias e dos projetos básicos para a realização das obras e repasse dos recursos.

O Departamento de Engenharia do Exército fez uma inspeção nas barragens e tranquilizou os técnicos do Estado quanto às condições físicas dos empreendimentos. O secretário afirmou que todas as ações técnicas e políticas necessárias ao andamento dos convênios já foram esgotadas, restando ao Ministério da Integração a liberação do recurso ao DNOCS para que as obras sejam executadas.

As Secretarias de Estado estão envolvidas no atendimento às necessidades às vítimas dessa catástrofe provocada pelas chuvas e ao socorro aos desalojados e desabrigados, a fim de que ninguém seja desassistido.

(Com informações do Impacial)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários