Fábio Braga defende a recuperação da malha viária estadual

Por Luís Pablo Política
 

Durante entrevista ao programa Portal da Assembleia, na manhã desta terça-feira, 5, o deputado Fábio Braga (PMDB) defendeu a recuperação e o redimensionamento da malha viária do Maranhão, com o objetivo de garantir a livre circulação das produções locais e o desenvolvimento do Estado. “Não basta produzir”, declarou.

Na visão de Fábio Braga, se há facilidade para escoar a produção, os produtos chegam com preços mais acessíveis ao consumidor. Por outro lado, a precariedade no transporte encarece ainda mais os produtos.

Ele ressaltou que o desenvolvimento produtivo do Maranhão foi intenso nos últimos dez anos, resultando no destaque do Estado na produção de grãos, com um saldo de 1,9 milhões de toneladas no último ano.

Para o deputado, o desenvolvimento ainda deixa a desejar com relação ao homem do campo. Para contemplar os pequenos produtores, Fábio Braga chamou a atenção para a necessidade de encontrar meios para inseri-los no universo do agronegócio. Nesse ponto, ele destacou o papel fundamental da Assembleia Legislativa. “Temos que discutir essa questão de forma regionalizada”.

Lembrando os novos investimentos que chegaram ao Maranhão nos últimos anos, como a exploração do gás natural, uma usina termelétrica e uma refinaria de petróleo, Fábio Braga destacou, mais uma vez, a importância da Assembleia Legislativa nesse contexto, com o propósito de atuar junto à sociedade, preparando a população para as mudanças, projetando um novo horizonte para o Estado, com economia forte e justiça social.

Ao comentar a situação caótica do aeroporto Cunha Machado, interditado para reforma, Fábio Braga defendeu a construção de um novo terminal, como medida necessária para atender às exigências contemporâneas. Ele destacou o aumento pela procura do transporte aéreo, somado ao aumento da demanda em razão dos novos investimentos e do potencial turístico do Estado.

NOVOS MUNICÍPIOS –Com relação à criação de novos municípios, tema de constante repercussão no âmbito estadual, Fábio Braga somou-se a essa luta. As discussões giram em torno dos apelos pela aprovação da PEC nº 13/2003, que devolve aos Legislativos Estaduais de todo país a competência para legislar sobre criação, fusão, incorporação ou desmembramento de municípios.

Sobre esse tema, Fábio Braga também defendeu limites. Ele alertou para a necessidade de avaliar as potencialidades de cada região, antes decidir pela emancipação. “Não podemos pensar apenas no quantitativo, mas principalmente no qualitativo”. O deputado citou o município de Bacabeira como exemplo bem sucedido de emancipação.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários