Filha de Ulysses pede a Simon para rebater críticas de Sarney

Por Luís Pablo Política
 

Do G1

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) leu na tribuna do Senado, na sessão desta segunda-feira (18), um e-mail de Celina Campello, filha de Ulysses Guimarães, pedindo que o peemedebista respondesse às críticas do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao deputado, morto em 1992. Celina pede que Simon lembre o “legado político” do pai.

Na biografia de Sarney, lançada no mês passado, o presidente do Senado responsabiliza Ulysses, em um de seus diários da época, por problemas em seu governo – Sarney foi presidente da República entre 1985 e 1990. No diário, Sarney afirma que Ulysses “não tem grandeza nem espírito público. É um político menor, que tem o gosto da arte da política, puro gosto do jogo, nada mais”.

Sarney está fora do país, mas sua assessoria ponderou que as declarações registradas na biografia representam o que o presidente do Senado pensava à época dos registros ocorridos nos diários pessoais dele, e que não representam a posição atual do senador.

“Não sei se você [Pedro Simon] leu a declaração do senador José Sarney em sua última biografia sobre Ulysses. Sabendo da sua grande admiração e amizade por ele, eu gostaria que com a sua inteligência e capacidade de comunicação lembrasse mais uma vez seu legado político”, apela Celina no e-mail de dois parágrafos a Pedro Simon.

Para o senador, que é colega de partido de Sarney, o trecho da biografia “é lamentável” e não deve servir de referência para ilustrar a memória de Ulysses. “É uma frase menor que não atinge a figura do doutor Ulysses. Tenho certeza que o presidente Sarney vai telefonar para você, Celina. Ele vai dizer que em um livro de 600 páginas isso escapou”, afirmou, da tribuna do Senado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários