Maranhenses morrem como indigentes, enquanto Roseana faz que não sabe e Ricardo Murad se passa por Napoleão

Por Luís Pablo Maranhão / Política
 

Do blog de Roberto Kenard

O Maranhão voltou ontem a ser notícia nacional por conta da saúde de estado de décimo mundo. Portanto, virou péssima notícia outra vez. É capaz de a governadora Roseana Sarney vir a público dizer que é preconceito por ela ser mulher. Bordão dos incompetentes e irresponsáveis, muito usado por ela.

No terceiro mandato Roseana Sarney decidiu com o cunhado secretário de Saúde Ricardo Murad construir 75 hospitais no Maranhão. Depois o número caiu para 74 e, por fim, para 72. Para ganhar o quarto mandato, a filha de Sarney prometeu entregá-los todos até dezembro de 2010. Claro que não entregou.

Assim que foi anunciada com alarde e megalomania a construção de tantos hospitais, escrevi aqui que Roseana Sarney e o secretário-cunhado Ricardo Murad estavam na contramão do que havia de mais moderno na área de saúde. Mais grave, eu dizia: um hospital não é só um prédio, coisa fácil de construir. Há que equipá-los e dotá-los de pessoal e material. Um hospital, conforme dizem os especialistas, para funcionar consome 10% do que foi gasto na sua construção e em equipamentos. Ou seja, mesmo que venham a ser criados os 72 hospitais, eles correm o sério risco de virar elefantes brancos.

Enquanto a governadora e o cunhado torram 150 milhões de reais na construção desses hospitais – pelo menos foi o que anunciaram –, a população morre nos hospitais existentes e sem as mínimas condições de funcionamento. Uma irresponsabilidade que tem o nome de crime.

Por que não trataram de equipar e dar funcionalidade decente aos hospitais existentes em quase todos os municípios do Maranhão?

Bom, para começo de conversa, ao assumir a Secretaria de Saúde o cunhado Ricardo Murad tratou de tomar a administração dos hospitais das prefeituras e entregar a ONGs suspeitas. O prefeito que não topasse ficaria com um hospital sem recursos. Era pegar ou largar.

Como era de esperar, instalou-se o compadrio na Secretaria de Saúde. Havia quem pagasse numa ponta e recebesse na outra. Fora o descontrole total.

Enquanto isso, dezenas de crianças morriam na cidade de Imperatriz por falta de leitos nos hospitais.

Ontem, o Globo Repórter mostrou as consequências da irresponsabilidade e da megalomania. Os maranhenses estão morrendo como indigentes. E tudo indica que a situação só vai piorar, porque Roseana Sarney nunca teve e jamais terá compromisso com a população do Maranhão e o cunhado Ricardo Murad acredita a sério ser o Napoleão da saúde.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários