O encontro sigiloso dos comparsas…

Por Luís Pablo Política
 

Por Augusto Nunes

O doutor em censura só esqueceu de mandar prender a foto

“Não autorizei as imagens!”, perturbou-se o presidente do Senado ao topar com o repórter e o fotógrafo do Estadão na porta do seu gabinete. “Foi um encontro para tratar de assuntos do interesse do tribunal”, perturbou-se também o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal quando o jornalista quis saber o tema da reunião. Por que tanta cautela em torno de uma audiência de rotina entre autoridades do Judiciário e do Legislativo? Porque a dupla pilhada em flagrante nesta quinta-freira não é formada por pessoas jurídicas. O encontro juntou mais uma vez os amigos, compadres e cúmplices José Sarney e Dácio Vieira. O chefe da Famiglia e o Juiz do Sarney.

O que andam tramando? Na mais branda das hipóteses, discutiram se devem ou não comemorar o segundo aniversário da censura imposta ao Estadão em 31 de julho de 2009 pelo desembargador Dácio Vieira. Pago pelos contribuintes para fazer justiça, nomeou-se censor da imprensa brasileira e proibiu o Estadão de divulgar informações sobre bandalheiras protagonizadas por Fernando Sarney. A violência acaba de completar 623 dias.

O advogado Dácio Vieira chegou ao tribunal pelo atalho do “quinto constitucional”, que levou um consultor jurídico do Senado ao emprego de desembargador (veja a seção Vale Reprise). Parceiro de Agaciel Maia e Renan Calheiros, percorreu a trilha desbastada pelo benfeitor José Sarney. Esses defeitos de fabricação explicam tanto a decisão temerária quanto o argumento atrevido que evocou para socorrer o protetor em apuros. Dácio alegou que são coisas privadas, e não assunto público, as obscenas conversas telefônicas que comprovam o desvio de dinheiro público para empresas privadas.

“Acho que está demorando demais”, balbuciou ao comentar a longevidade da infâmia. “Para mim, é um assunto encerrado”. Para a resistência democrática, mal começou. E só terminará quando a liberdade de imprensa estiver definitivamente livre de ameaças e for revogada a impunidade dos delinquentes cinco estrelas. Mesmo que sejam senadores. Mesmo que sejam juízes.

3 comentários em “O encontro sigiloso dos comparsas…”

  1. Rafael

    hj Lago Verde faz uma grande para recepcionar o grande deputado Federal Edvaldo Holanda Jr.

  2. Macabeu

    Cadê as elite deste País?, ou será que é só os Três Poderes as elites?.
    Ninguém diz nada, ninguém fala nada e fica porisso mesmo, só tem acomodado, se estiver de barriga cheia melhor ainda, um dia eles vão bater em tua porta, e te levar como escravo, por causa de tua imparcialidade.

  3. FERNANDO

    LUIS PABLO, vou te mandar um furo de reportagem sobre Fernando Sarney e a concorrencia da Linha de Transmissão da Venezuela para Boa Vista, patrocinada pela Eletronorte, com a proteção, claro, do presidente da estatal, que lá foi colocado pelo seu pai, o senador…Foi facil, estava tudo em casa.

    Resposta:

    Mande para esse e-mail: [email protected]

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários