PDT diz que Jackson foi herói contra a oligarquia do Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

Se Leonel Brizola é nosso herói na luta pela emancipação do Brasil, o maranhense Jackson Lago é o nosso herói na luta contra a oligarquia. Brizola, homem do sul; Lago, homem do nordeste. Ambos pagaram caro pelo topete de arrostar e até vencer em certos momentos o sistema de dominação que, em plena época da informática, colonializa os povos de países emergentes como o o Brasil, ou de estados pobres, como o Maranhão.

Jackson Lago faleceu esta tarde, em São Paulo, aos 77 anos, depois de debater-se por mais de três anos com um câncer devorador. Mas para o governador do Maranhão, cassado quando mal completava dois anos de mandato, num dos julgamentos mais comprometedores da justiça brasileira, o grande câncer continuava a ser a oligarquia que há mais de 40 anos torna o maranhense um dos povos mais subnutridos do mundo, a ponto de ter uma das estaturas mais baixas do país.

Quando Jackson Lago foi cassado, na madrugada de 4 de março de 2009, ele já tinha construído mais de cem escolas (contra apenas duas da administração que o antecedeu e depois o sucedeu), várias estradas e desenvolvido um programa social e sanitário, que já começava a dar frutos entre as populações marginalizadas. Dizem que seu “pecado” foi tirar as contas do governo do estado de um grande banco privado e entregá-las ao Banco do Brasil, onde os recursos estaduais eram mais bem remunerados e melhor aplicados em termos sociais e econômicos.

Naquilo que o escritor uruguaio Eduardo Galeano chama de o mundo pelo avesso (aquele que nos adestra para ver o próximo como uma ameaça e não como uma promessa, nos reduz à solidão e nos consola com drogas químicas e amigos cibernéticos), Jackson Lago, um dos homens mais honrados e honestos (era pobre e só tinha o apartamento onde vivia) foi cassado sob a acusação de comprar de votos. Segundo noticiava o site de O Globo, no dia de sua cassação,”a acusação contra Jackson Lago e o vice Luiz Carlos Porto é de abuso de poder econômico e compra de votos.

O caso começou a ser julgado pelo TSE em dezembro do ano passado (2008) , mas foi adiado por três vezes por pedido de vista, substituição e doença de ministro. Na terça-feira (4/03/2009) a sessão teve que começar do zero porque o ministro Ricardo Lewandowski entrou no lugar de Joaquim Barbosa, que se declarou impedido de julgar… Dos sete ministros, cinco foram a favor da cassação e dois contra. A sessão durou mais de seis horas”.

Jackson Kepler Lago no Hospital do Coração, em São Paulo. Ele estava internado desde quarta-feira (30) na Unidade de Tratamento Intensivo, depois de uma piora no seu estado de saúde. Jackson sofria de câncer de próstata. O corpo de Jackson será trasladado para São Luiz, Maranhão, onde deverá ser velado na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), segundo informações de companheiros do PDT maranhense.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários