Chiquinho Escórcio defende discussão imediata para financiamento da saúde

Por Luís Pablo Política
 

O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) defendeu na Câmara dos Deputados a discussão imediata de possíveis soluções para o financiamento da saúde pública brasileira. O parlamentar participou de audiência pública sobre o tema na Comissão de Finanças e Tributação da Casa e, depois, reforçou seu posicionamento durante pronunciamento em Plenário. “A situação é crítica. Onde vamos buscar esse dinheiro? Os estados e municípios não têm e, quando têm, é muito pouco. Venho chamar a atenção dessa Casa para buscar uma solução para o inadiável financiamento da saúde pública”, afirmou.

Chiquinho Escórcio lembrou aos colegas os argumentos do ex-presidente Lula ao defender a manutenção do imposto do cheque que era repassado a estados e municípios para ações em prol da saúde pública. “Ele tinha razão quando defendia que se não agíssemos rapidamente teríamos um colapso total na saúde. Hoje estamos vendo a dificuldade de se manter a saúde em todo o País”, completou.

Durante sua participação na Comissão de Finanças e Tributação, Chiquinho lembrou que o Maranhão é o segundo estado brasileiro que menos recebe verbas federais para a aplicação na saúde. “Minha terra precisa ser ajudada. Por que o Maranhão, que precisava ser o mais privilegiado pelo Ministério da Saúde, é o segundo da ordem inversa?”, destacou.

O parlamentar ressaltou, ainda, que com pouco dinheiro, vários prefeitos investem na chamada “indústria da ambulância”. “Temos uma indústria da ambulância que nos remete a uma situação difícil nos grandes municípios, e faz com que o prefeito pegue o doente, bote numa ambulância e vá embora, levando o problema para os outros. Temos que encontrar uma saída para buscar esse investimento”, completou Chiquinho.

Um comentário em “Chiquinho Escórcio defende discussão imediata para financiamento da saúde”

  1. Madalena Dias Cutrim

    Prezado Deputado Escórcio, a quem tenho especial respeito. Vossa Excelencia, deveria também fazer uso de tão importante tribuna na Câmara Federal, não apenas para defender ampliação dos recursos para Saúde em nosso País, e nosso esquecido Maranhão, porém, sobretudo, para denunciar os imensos desvios deste dinheiro, que aqui no Maranhão é usado para pagar conta de campanha. Vossa Excelencia deveria denunciar o imenso esquema que existe na Saúde do Estado do Maranhão, conduzido por seu amigo Ricardo Murad, que por meio do ICN que no passado ele tanto combateu, e que agora, se transformou no principal propinoduto de Ricardo Murad, desse jeito Deputado jamais vai haver dinheiro suficiente para financiar a falida saúde do nosso Maranhão que na gestão Ricardo Murad, foi definitivamente para a UTI, está em situação gravíssima…Ajude o Maranhão Deputado, faça valer seu mandato, tenha coragem de desbaratar a sujeirada que existe na Saúde em nosso Estado. BOA SORTE DEPUTADO!!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários