Gil Cutrim lança Caminhão da Juventude na Boa Viagem

Por Luís Pablo Política
 

Gil Cutrim com os estudantes do Caminhão da Juventude.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), lançou, na noite da última segunda-feira (09), o projeto Caminhão da Juventude no pólo turístico da praia da Boa Viagem.

O Caminhão da Juventude é uma ação pioneira no Estado que funciona como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital, e que visa capacitar os jovens da cidade para inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho.

A exemplo do que aconteceu nas regiões da Sede (duas etapas), Parque Vitória, Vilas, Maiobinha, Jardim Tropical (duas etapas), Panaquatira, Cohatrac V, Novo Cohatrac, Parque Jair e Vila Alonso Costa, cerca de 300 jovens do pólo turístico e de localidades vizinhas, como Vila Dr. José Silva, Pindaí, Riozinho, Poste Vermelho e Califórnia, serão capacitados, gratuitamente, com cursos profissionalizantes de excelência no atendimento, excelência em vendas, unhas decoradas, habilidades gerenciais, introdução ao processamento de dados, sistema operacional, processador de texto e noções básicas de Internet.

“Nossa administração está trabalhando não apenas para a juventude, mas para todo o povo de Ribamar. E é com este espírito de continuar desenvolvendo o município que continuaremos investindo em todos os setores do município”, afirmou Gil Cutrim que, neste último fim-de-semana, autorizou o início de importantes obras de asfaltamento e de urbanização.

Inscrito no curso de excelência no atendimento, o estudante Dagoberto Oliveira, 18, morador do Pindaí, agradeceu o prefeito Gil Cutrim pela realização do Caminhão da Juventude e garantiu que irá aproveitar ao máximo a oportunidade. “Já conhecia o projeto quando este foi lançado na Sede. Estava ansiosa para que chegasse ao meu bairro. Sem nenhuma dúvida, o Caminhão está contribuindo com a formação dos jovens de Ribamar”, disse.

O Caminhão da Juventude já capacitou mais de 3.300 jovens ribamarenses. O projeto funciona da seguinte forma: O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens.

É importante destacar, ainda, que no horário das 18h às 22h (período no qual os cursos de profissionalização não estão sendo ministrados) o Caminhão da Juventude funciona como uma lan house gratuita. Só para se ter uma idéia, durante o período que o Caminhão ficou instalado nas onze primeiras regiões, mais de 16 mil pessoas, que não possuem computador em casa, utilizaram a Internet gratuita oferecida no espaço.
Também participaram da solenidade de lançamento do projeto no pólo turístico da Boa Viagem os vereadores Henrique Queen (PDT) e Marlene Monroe (PTB).

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários