Mais de 50 parlamentares passaram a ser investigados no STF

Por Luís Pablo Política
 

O Globo

Desde o início do ano, passaram a tramitar no Supremo Tribunal Federal mais de 100 processos contra parlamentares. O levantamento feito pelo site “Congresso em Foco” revela que, entre 5 de janeiro e 27 de abril de 2011, 77 inquéritos e ações penais foram abertos contra 46 deputados e outros 24 processos estão em tramitação contra oito senadores. São, portanto, 101 processos contra 54 parlamentares.

Lista: As novas investigações no STF

Boa parte dos processos tramitava em outras instâncias e foram para o Supremo porque os parlamentares têm direito a foro privilegiado, ou seja, a prerrogativa para que sejam julgados na mais alta corte do país.

A suspeita de crime contra a Lei de Licitações é o motivo para a maioria das ações, no total de 22 casos. Em seguida, vêm os crimes eleitorais, com 19 ocorrências. Os chamados crimes de responsabilidade, desvios de conduta relacionados ao exercício de outros cargos públicos, foram motivo para 11 investigações, mesmo número de acusações de calúnia e difamação.

A relação das suspeitas inclui casos graves como o de homicídio qualificado, trabalho escravo, crime contra a liberdade pessoal, lavagem de dinheiro, quadrilha ou bando, apropriação indébita previdenciária, falsidade ideológica e crime contra o sistema financeiro nacional.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários