“Não tem dinheiro na prefeitura”, diz Sueli Tonial

Por Luís Pablo Política
 

Sueli Tonial

Ontem (17), a secretária Municipal de Educação, Sueli Tonial, reuniu-se com todos os diretores das escolas da Rede Municipal, para falar sobre o programa Beneficio do Leite nas Escolas.

A reunião foi realizada em frente ao Instituto Laboro, cujo a secretária é dona, no Hotel Abbeville, no São Francisco.

Na apresentação Sueli Tonial disse para os diretores que o leite servirá para fortalecer os alunos nas salas de aula. Ao dizer isto, a secretária foi interrompida por vários diretores presentes, sendo questionada por não haver professores nas escolas e diante disto era impossível os diretores entregarem os leites da prefeitura.

Com seu jeito arrogante e prepotente, segundo relatou um educador, a secretária falou em voz alta “Não tem dinheiro na prefeitura, por isso não tem como contratar professor”, disse Tonial.

Revoltado, um diretor disparou para a secretária “então, o que você quer que a gente faça com o leite?”.

Novamente em voz alta, a secretária, já furiosa disse: “dão o jeito de vocês, recebem 3 mil reais para fazerem nada, vou repetir pela última vez a prefeitura não tem dinheiro, entenderam? Não tem dinheiro”.

O que mais intriga, é saber se a prefeitura não tem dinheiro só para as escolas, ou se também está sem dinheiro para o Instituto Laboro que tem convênios por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, com a Prefeitura.

Veja aqui o site do curso de formação profissional da secretária Suely Tonial.

5 comentários em ““Não tem dinheiro na prefeitura”, diz Sueli Tonial”

  1. afonso

    quero fazer algumas considerações:o que fazer das crianças que estão sem aula ate hoje? e os 200 dias letivos previsto na lei?por onde anda os vereadores para defenderem os alunos sem professor?a promotoria cansou?
    a sociedade precisa urgente de uma resposta…se não tem professor,pra onde foi o recurso? é bom a policia federal investigar …ai tem

  2. Joao Junior

    Esta Sra Sueli Tonial não parece ser boa bisca. Ela foi professora da UFMA, e lembro perfeitamente do dia que foi “bater boca” com os alunos no meio de uma reunião do CA de Medicina porque os mesmos pediram o afastamento dela. Na ocasião ela foi antiética por ter levado e comparado o seu curriculo ao da profa substituta. Em alto e bom som os alunos disseram que ela era autoritária, arrogante, inacessível e intransigente. Parece que continua a mesma pessoa de sempre!

  3. CIDADÃO

    o que eu nãoentendo, é que ness reunião a secretária falou que havia 12 milhões para a educação, engretanto o ndiretor que não arranjasse parceria era incompetente. Parce3ria, para pintura da escola, venmtilador, capina etc…..Durma com esse barulho…..

  4. DIRETOR ESCOLAR DO MUNICÍPIO

    Luiz Pablo.

    Estive na reunião com a Professora Sueli (dentre tantas outras reuniões de trabalho que a Secretária realiza com os gestores.

    Não são verdadeiras suas informações.

    A professora tem estimulado que os GESTORES façam parcerias com as comunidades e Conselhos escolares. Pede e reitera inúmeras vezes que os gestores devem trazer os pais para participarem da escola. Solicita sempre que a escola esteja de fato aberta para a comunidade. Mostrou exemplo de gestores que conseguem parcerias com outras instituições e com a própria comunidade.

    O que ela afirmou é que o BOM GESTOR é aquele que está em sintonia com a sua comunidade e com o CONSELHO ESCOLAR. Muitos gestores fazem isso e o resultado dessa parceria é excelente. Foi isso que ela mostrou e reiterou.

    Mostrou também um instrumento de avaliação dos gestores (que certamente avaliará os gestores que não são participativos e atuantes) mas mostrou que o objetivo do instrumento de avaliação dos gestores é para premiar os melhores gestores. Mostrou as diferenças de IDEB de um aescola para outra e o importante papel do gestor nesse acompanhamento.

    Sobre o déficit de professores na Rede disse que mais 40 professores estãos endo contratados, porém, destacou o problema da lei de responsabilidade fiscal e que o município já está beirando o teto de responsabilidade fiscal, estando pois com dificuldades para contratar como gostaria. O problema apontado pela secretária NÃO FOI FALTA DE DINHEIRO, mas a questão constitucional da LEI DE FISCAL.

    Por fim espero que vc publique minha mensagem e se possível, verifique suas fontes de informação pois me nego a acreditar que algum cidadão coloca um BLOG no ar apenas para postar mensagens mentirosas e dessa forma fazendo um deserviço a comunidade.

    Por falar nisso? Porque Vc não fala dos desmandos e gás de Pimenta da Rosena contra os professores??

    Resposta:

    O blog é imparcial, da mesma forma que eu falo da péssima administração da Sueli Tonial eu também falo do descaso na Educação Estadual.

    Agora, você é o único diretor que vem comentar isto no blog, aliás, se é que você seja diretor mesmo.

  5. afonso coimbra

    Eu estou indignado com a declaração deste DIRETOR,como falar de parceria de comunidade/escola se falta nas escolas infraestrutura ,sem ventilador,carteiras adequadas para crianças que estão se matriculando no ensino fundamental…com certeza DIRETOR A SUA ESCOLA recebe tratamento diferenciado da SEMED,como falar de aumento do IDEB se em pleno mes de maio varias escolas não tem professor e nem a provinha brasil ainda foi feita…como falar de aumento de IDEB se alunos do 9º ano de algumas escolas ainda não tiveram aulas da lingua portuguesa e farão prova Brasil em novembro?acredito em gestão participativa .em projetos didáticos que mobilizem a comunidade a ajudar na qualidade da educação…juntos e mobilizados em prol da educação conseguiremos melhorar o quadro e não colocado o problema pra debaixo do tapete…ESSE DIRETOR MERECE A SECRETARIA QUE TEM…chupa essa manga….

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários