Pedro Simon critica ‘lista fechada’

Por Luís Pablo Política
 

Agência Brasil

Senador Pedro Simon

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu a aprovação de uma reforma política, em discurso nesta segunda-feira (16). O senador, porém, criticou alguns pontos da proposta apresentada pela comissão de reforma política do Senado, como a instituição de “lista fechada” nas eleições para deputados e vereadores, tese defendida pelo PT. Simon também sugeriu que o presidente do Senado, José Sarney, tome o comando do projeto, utilizando-se de sua força política e prestígio no Congresso Nacional para aparar arestas existentes.

– O presidente Sarney, como presidente do Senado e do Congresso, tem que buscar diálogo e entendimento com a outra mesa, da Câmara, e com o Poder Executivo – disse.

De acordo com Simon, Sarney é quem deve capitanear a reforma, já que o presidente da Câmara, Marco Maia, ainda seria um “iniciante”, com menos força, e o próprio vice-presidente da República, Michel Temer, duvidaria da aprovação do modelo de reforma política discutido.

Simon criticou pontos da proposta da comissão de reforma política do Senado, como a chamada “lista fechada” – na qual o eleitor escolhe apenas os partidos – nas eleições para deputado e vereador. O parlamentar classificou a elaboração de “listas fechadas” pelos comandos partidários como “uma piada e uma grosseria”. Simon também criticou a janela para mudança de partido a seis meses da eleição, pois em sua visão isso é “vulgarizar tudo que possamos imaginar”.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários