Realidade “nua e crua” do Hospital e Maternidade Marly Sarney

Por Luís Pablo Política
 

Hospital e Maternidade Marly Sarney (HMMS)

O descontentamento dos profissionais do Hospital e Maternidade Marly Sarney (HMMS) ganha mais um triste capítulo no retrocesso instalado a esta importante unidade de assistência do Estado do Maranhão e Capital, sendo referência no atendimento à gestação de alto risco, método canguru na unidade neonatal, aleitamento materno, nutrição parenteral, além do título obtido pelo Ministério da Saúde como “Hospital Amigo da Criança”.

Sabe-se entretanto, que tais características não refletem na prática motivos de orgulho aos colaboradores do HMMS que “vestem a camisa” por dedicação ao trabalho.

Na verdade, o que se constata são medidas arbitrárias e sem critérios pela Secretaria de Estado de Saúde – SES, onde esta impõe de forma irredutível, o cumprimento a partir de maio de uma nova carga horária equivalente à 36 horas semanais com horários fixos em turnos definidos para todos os profissionais da saúde.

Além disso, adoção de uma rigorosa política na redução de custos, onde no HMMS foram suspensas as refeições e vale transporte para os colaboradores, que a partir deste receberão os salários, estes agora com valores reduzidos pelo Estado, contudo sem os benefícios de adicional noturno e de insalubridade, FGTS e outros, ferindo assim, os princípios da convenção coletiva de trabalho.

Dessa forma, em face da indefinição do Instituto Cidadania e Natureza – ICN, assinar um novo contrato. Com isso, os colaboradores novamente serão prejudicados.

Outra questão é a indiferença da Secretaria de Saúde sobre o caso da ex-diretora Administrativa do Hospital e Maternidade Marly Sarney, Maria Margarida Neta, que mesmo sendo publicado no Diário Oficial seu novo cargo, Auxiliar Técnico em Saúde, ainda permanece usufruindo de regalias do antigo cargo e, que nos últimos dias já foi cotada para representar o Departamento de Enfermagem do HMMS em evento fora do Estado.

De fato, não há um entendimento ao estabelecer um cargo a uma pessoa desprovida e humanamente distante de todos os aspectos inerentes ao Hospital.

Convocação

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (SINPEES/MA) em ato de mobilização nesta segunda-feira (02) às 09:00h na Sede da Superintendência Regional do Trabalho (Ministério do Trabalho e Emprego), localizada no Shopping Dal Plaza (Cohab), convoca todos os trabalhadores da saúde lotados nos Hospitais: Maternidade Marly Sarney, UPAS, Hospital Geral, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Nina Rodrigues, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, Maternidade Benedito Leite, Hospital Getúlio Vargas e demais Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão a tratar sobre resposta da apreciação do Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, relativa a revogação ou não de mudanças das escalas de trabalho nas unidades de saúde e encaminhamentos gerais.

2 comentários em “Realidade “nua e crua” do Hospital e Maternidade Marly Sarney”

  1. Laura

    é trite a realidade, mais essa maternidade é um caso sem solução, visto que o Secretario de Saude se omite diante dessas situações drasticas, sem falar, da falta de respeito desta senhora margarida, definitivamente é o fim…

  2. Luise

    Tenho mais uma denúncia que gostaria que você averiguasse. A Cruz Vermelha assinou nossa demissão no dia 19 de Abril e a partir do dia 20 seria de responsabilidade do ESTADO o pagamento de nossos dias trabalhados e o vale transporte.
    Hoje são 23 de maio e ainda não recebemos esses 10 dias trabalhados de abril e depositaram R$ 24,00 de crédito para o transporte. Quando vamos ao “RH” ou à “Diretoria” para obtermos alguma informação sempre escutamos a mesma coisa: Já enviamos a relação de funcionários para a Secretaria de Saúde e estamos esperando uma resposta.
    E para completar, ainda fizeram uma relação de faltosos para decidir seu futuro. Nessa relação consta inclusive o nome de pessoas que entregaram atestado médico.
    Esperamos que através de seu blog possamos ser ouvidos, clamamos por justiça.
    Boa noite!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários