Autoridades destacam modelo educacional do Liceu Ribamarense II

Por Luís Pablo Política
 

Representantes de setores variados da sociedade maranhense, entre políticos, secretários de Estado, procuradores e promotores de Justiça, além de membros da classe empresarial, destacaram o modelo de excelência educacional da Escola Municipal Liceu Ribamarense II, localizada no Parque Jair, município de São José de Ribamar.

O Liceu II e a E.M Liceu Ribamarense, ambas construídas e implantadas com recursos próprios da Prefeitura, integram a primeira rede de ensino público em tempo integral de Ribamar e do Maranhão.

Os reitores Natalino Salgado (UFMA) e José Augusto Silva Oliveira (UEMA); a secretária estadual Olga Simão (Educação); a promotora de Justiça Lítia Cavalcanti (Defesa do Consumidor); o procurador de Justiça Eduardo Nicolau; a vereadora Arlete Pontes (Raposa); o ex-deputado e atual secretário de Estado do Esporte, Joaquim Haickel; além dos empresários José de Ribamar da Silva (vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão) e Rafael Sombra (presidente da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão); visitaram, nesta quinta-feira (09), o Liceu Ribamarense II.

Eles conheceram a unidade de ensino acompanhados do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva.

A primeira rede de ensino público em tempo integral de Ribamar e do Estado foi idealizada e implantada por Luis Fernando que, em 2008, inaugurou o Liceu Ribamarense, situado na região da sede do município. Dando continuidade a este trabalho, Gil Cutrim, no início deste ano, inaugurou o Liceu II.
“Depois que conheci esta escola, tenho a convicção de que é possível fazer educação pública de qualidade. Este projeto audacioso, iniciado na gestão de Luis Fernando e que está tendo continuidade no governo Gil Cutrim, serve de exemplo não apenas para os prefeitos maranhenses, mas para todos os gestores públicos do Brasil”, afirmou Lítia Cavalcanti.

Natalino Salgado e José Augusto Silva Oliveira destacaram a gestão pedagógica da unidade de ensino que, segundo eles, é referência na Educação Básica. “O sistema é totalmente informatizado e controla todos os setores da escola. Fora isso, o nível dos professores, todos aprovados em concurso público, é de ótima qualidade. Educação de qualidade se faz na base. E é esta a proposta do Liceu Ribamarense”, avaliaram os reitores.

Olga Simão ressaltou, mais uma vez, a capacidade administrativa de Luis Fernando. “Somente quem tem um olhar diferenciado da educação é capaz de conceber um projeto como este. A experiência das gestões Luis Fernando e Gil Cutrim deve, sim, ser copiada pelas demais Prefeituras maranhenses. Ela também serve de referência para nós, representantes do Governo do Estado, que pretendemos implantar, em breve, uma Escola de Ensino Médio em tempo integral”.

Para Joaquim Haickel, a experiência exitosa dos Liceus Ribamarenses deve servir de exemplo para o Maranhão e para o Brasil.

“Educação pública, além de ser prioridade para um gestor, tem que ser de qualidade. Os Liceus, duas Escolas Municipais em tempo integral, são a prova concreta de que, quando se quer, é possível transformar para muito melhor a educação de uma cidade”, afirmou Luis Fernando.

Gil Cutrim aproveitou a oportunidade para ratificar o seu compromisso de dar continuidade ao trabalho de construção do Liceu Ribamarense III. “Já adquirimos o terreno, localizado na região das Vilas, onde, em breve, iremos iniciar a obra de construção da Escola Municipal Liceu Ribamarense III. Desta forma, estaremos dando prosseguimento a este processo de qualificar, ainda mais, a educação pública de nossa cidade”.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários