OAB-MA protocola Adin contra Resolução da Assembleia

Por Luís Pablo Política
 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA) oficializou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Resolução nº 618/2011 da Assembleia Legislativa do Maranhão, que regulamenta o processo de criação de municípios. A informação foi confirmada pelo próprio presidente da OAB-MA, Mário Macieira, ao jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final da rádio Mirante AM.

Agora, caberá ao Tribunal de Justiça do Maranhão examinar o pedido de liminar formulado na ação proposta pela OAB-MA. A OAB-MA entende que a Resolução da Assembleia feriu a Constituição Federal, pois a criação e emancipação de municípios só pode ocorrer por meio de Lei Complementar Federal e não por uma simples resolução.

A proposta de ajuizamento da Adin foi do advogado e conselheiro da OAB-MA Rodrigo Lago, que foi aprovada por unanimidade no Conselho da OAB-MA, em 20 de maio. A OAB-MA se comprometeu, ainda, a apresentar um estudo sobre a forma que se tem para superar a omissão do Congresso Nacional em editar a Lei Complementar Federal.

A expectativa é que o Tribunal de Justiça do Maranhão já se posicione sobre o assunto na próxima semana.

(Com informações do Imirante)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários