Reportagem do Estadão aponta problemas em obras do PAC

Por Luís Pablo Política
 

Deputado federal Carlos Brandão

Reportagem publicada na edição desta sexta-feira (08/07) no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO aponta que o Ministério dos Transportes é o líder em indícios de irregularidades nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o presidente da Subcomissão de acompanhamento das obras do PAC na Câma­ra dos Deputados, Carlos Brandão (PSDB –MA), os trabalhos no segundo semestre estarão concentrados em apurar os indícios de irregularidades, reforçados em um levantamento recente elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O documento revela que os contratos originais dessas obras superam os R$ 3 bilhões.

As obras relatadas no levantamento do TCU estão a cargo justamente das duas estatais do setor sob suspeita de corrupção: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Engenharia, Cons­truções e Ferrovias SA (Valec). Os dirigentes desses órgãos foram afastados no sábado. Luiz Antonio Pagot, do Dnit, e José Francisco das Neves, da Valec, são investigados por uma comissão de sindicância do Ministério dos Transportes.

O presidente da Subcomissão do PAC, deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), disse que os parlamentares querem ir às obras apontadas pelo TCU como irregulares. “Vamos aos locais de cada uma das obras para fazer audiências públicas, verificar planilhas, se há superfaturamento, má-fé ou dolo por parte dos responsáveis pelas irregularidades”, afirmou.

A assessoria de imprensa do Dnit informou que, como faz anualmente, o órgão revisará os contratos das obras relacionadas pelo TCU neste ano. Quando houver sobrepreço, negociará com a construtora redução nos valores. Se a recomendação do tribunal for a de revisar os contratos, vai fazê-lo. Conforme o Dnit, das obras relacionadas nos anos anteriores, não há mais nenhuma que não atenda recomendações do TCU.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários