Caminhão da Juventude já capacitou mais de cinco mil ribamarenses

Por Luís Pablo Política
 

Funcionando como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital, o Caminhão da Juventude, projeto pioneiro no Estado desenvolvido pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), já capacitou mais de cinco mil jovens de diversos bairros do município de São José de Ribamar.

Gil Cutrim com os alunos que receberam os certificados dos cursos profissionalizantes.

As mais recentes entregas de certificados dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo projeto aconteceram, esta semana, nas Escolas Municipais Rodrigues da Silva, no bairro da Mata, e Liceu Ribamarense II, no Parque Jair.

Um total de 1.060 jovens, residentes nos bairros da Mata, Novo Cohatrac, Cohatrac V, Parque Araçagy, Vila Alonso Costa e Parque Jair, receberam os certificados dos cursos de excelência no atendimento, excelência em vendas, unhas decoradas, habilidades gerenciais, introdução ao processamento de dados, sistema operacional, processador de texto e noções básicas de Internet.

“Iremos implantar muitos outros benefícios para os jovens de Ribamar. Um deles é o Centro Vocacional Tecnológico, que será construída através de uma parceira entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Neste Centro, nossos jovens terão a oportunidade de freqüentar cursos tecnológicos e se preparar para ocupar as milhares de vagas de emprego que serão geradas nestes próximos anos”, afirmou Gil Cutrim.

A estudante Walquiria de Jesus, que concluiu o curso de noções básicas de Internet, disse que o Caminhão da Juventude, por ser uma ação pioneira que capacita os jovens ribamarenses visando inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho, deve servir de exemplo para os demais prefeitos do Maranhão.

“Os jovens de São José de Ribamar estão sendo preparados para ocupar as novas vagas de trabalho que serão geradas nestes próximos anos. Investir no jovem é investir no futuro do país. É por este motivo que o prefeito Gil conta com o apoio da juventude ribamarense”, comentou.

O projeto Caminhão da Juventude funciona da seguinte forma: O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens.

É importante destacar, ainda, que no horário das 18h às 22h (período no qual os cursos de profissionalização não estão sendo ministrados) o Caminhão da Juventude funciona como uma lan house gratuita.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários