Sejuv realiza Conferência Macrorregional da Baixada e Munim

Por Luís Pablo Política
 

Repetindo o sucesso da Conferência de Juventude da Macrorregional Central, realizada em Bacabal no último dia 28, Viana sediou durante este domingo (4) a Conferência Macrorregional de Juventude da Baixada e Munim.

A Conferência reuniu um número recorde de municípios, exatos vinte e um (Arari, Axixá, Bacabeira, Bacuri, Bequimão, Cajari, Chapadinha, Cururupu, Icatu, Matinha, Penalva, Pinheiro, Presidente Sarney, Rosário, Santa Helena, São João Batista, São Vicente Férrer, Turiaçu, Turilândia, Vagem Grande e Viana), que discutiram os avanços e os desafios de Políticas Públicas voltadas para a Juventude.

André Campos, Secretário Extraordinário de Juventude, que participa e coordena pessoalmente as Conferências, afirmou que todo o Processo tem “tomado conta do Maranhão”, reunindo as mais diferentes juventudes em um espaço democrático de discussão e sistematização das necessidades do segmento.

“Atendendo determinação da nossa Governadora, a Secretaria tem se esmerado ao máximo para realizar as Conferências. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo ao promover um processo de Conferências dinâmico e participativo, lado a lado com a Juventude” disse.

Enfatizando parcerias firmadas para realização das Conferências Macrorregionais, André destacou: “As parcerias institucionais engrandecem o processo e evidenciam que juntos somos mais fortes. Por isso, agradeço com especial apreço o apoio salutar do Prefeito Rilva Luís e do Diretor da CIRETRAN de Pinheiro, Fábio Campos, que nos ajudaram irrestritamente”.

O jovem secretário exaltou o avanço das Políticas Públicas de Juventude no Maranhão. “O Maranhão segue o ritmo do País e vive um momento singular em sua História, onde o Jovem é prioridade. O Maranhão Profissional, a expansão dos Institutos Federais e dos Centros Tecnológicos por todo o Estado, evidenciam o compromisso do Governo com os jovens, ao passo que prepara nossa juventude para as grandes oportunidades que surgem no Estado” assegurou.

Representando o Prefeito Rilva Luís, Felipe Ângelo (Secretário de Articulação Política de Viana) falou da importância dos municípios nas Conferências. “As gestões municipais devem estar sempre em sintonia com as discussões das políticas públicas e suas novas tendências. A Secretaria de Juventude do Estado está de parabéns por desenvolver um trabalho à contento para os jovens” garantiu.

Observado os critérios pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora Nacional, a Conferência elegeu 90 delegados dentre as delegações presentes. A Conferência foi presidida pelo Conselheiro Estadual de Juventude Assis Filho.

Além de inúmeros secretários de governo, vereadores e empresários da região, participaram ainda da Conferência Ana Paula Ribeiro (UNE), Ângela Silva (Diretora de Juventude da FETAEMA), Glauber Leonardo (Secretário Executivo do FEJMA), Idalete Rodrigues (Conselheira Estadual de Juventude), Alisson Rogério (Presidente da União Estudantil de Cururupu), Ruy Pires (Presidente do CEJOVEM e Secretário Adjunto de Juventude) e na oportunidade foi o palestrante e Saddam Nunes (Membro da Comissão Organizadora Estadual e Conselheiro Estadual de Juventude) que representou o Deputado Roberto Costa (PMDB).

CALENDÁRIO

A primeira Conferência Macrorregional realizada no Maranhão (Macrorregional Central – realizada no último dia 28 em Bacabal) foi sucesso de público, aglutinando centenas de jovens em torno das discussões dos diversos eixos temáticos propostos.

A próxima Conferência Macrorregional de Juventude (Médio Mearim, Pindaré e Leste) acontecerá próximo dia 11 de setembro em Pio XII. Segundo estimativas da Comissão Organizadora baseadas no pré-credenciamento, a Conferência reunirá mais de oitocentas pessoas.

Os delegados eleitos nas Conferências Macrorregionais participarão da Conferência Estadual de Juventude que se realizará dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Governador “Pedro Neiva de Santana” em São Luís.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários