Deputado Marcos Caldas poderá ser governador por um dia

Por Luís Pablo Política
 

Blog Luis Cardoso

O rodízio na principal cadeira do Palácio dos Leões poderá incluir mais um traseiro no trono. Existe a possibilidade do presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Marcos Caldas, assumir o cargo de governador por um dia, na segunda-feira. Aí teremos cinco governadores em dez dias.

O governador de plantão, desembargador Jamil Gedeon, já anunciou que devolve o bastão governamental nesta segunda-feira pela manhã, até por causa de compromissos que terá como presidente do Tribunal de Justiça fora da cidade.

Ocorre que a governadora Roseana Sarney deve retornar ao Maranhão somente na terça-feira, assim como o vice-governador, Washington Oliveira, permanecerá em Fortaleza até o dia 8.

O segundo na linha sucessória, presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, não tem interesse em ficar apenas por mais um dia no cargo de governador.

Deputado Marcos Caldas

Deputado Marcos Caldas

Aí, então, pode assumir o presidente em exercício do Legislativo maranhense, deputado Marcos Caldas, o Play, como é mais popularmente conhecido.

Caso venha acomntecer a posse de Play, a cidade de Brejo, seu maior reduto eleitoral, que se prepare. A festa será grande e durante o dia todo.

Não será esta a primeira vez que um vice-presidente da Assembleia assumirá o cargo de governador. Em 1982, o então governador João Castelo teve que deixar o cargo para sair candidato a senador da República.

Como o general Artur de Carvalho, vice de Castelo, havia falecido, quem deveria assumir o cargo era o presidente da Assembleia, deputado Albérico França Ferreira, tio de dona Marly Sarney, esposa do senador José Sarney.

Como Castelo estava receoso de que sua eleição fosse impedida pelo Palácio dos Leões, exigiu de Sarney a renúncia de Albérico Ferreira do cargo de presidente da AL.

Ivar Saldanha, o vice, assumiu o cargo de presidente e pulou para a principal cadeira do Palácio dos Leões. E lá permaneceu até o final da gestão, para se aposentar como governador do Maranhão.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários