Tribunal de Justiça rejeita denúncia contra prefeita de Araioses

Por Luís Pablo Política
 

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) rejeitou hoje, 10, denúncia contra a prefeita de Araioses, Luciana Marão Félix.

O Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu a denúncia, sob o argumento de que a prefeita não apresentou as contas do exercício financeiro de 2009 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) dentro do prazo estabelecido.

Prefeita Luciana Marão Félix

Prefeita Luciana Marão Félix

Por maioria de votos, entretanto, prevaleceu o entendimento de que não há justa causa, dentre outros motivos pelo fato de não existir mais a inadimplência.

A defesa da prefeita sustentou ser o delito previsto tipicamente doloso, quando a pessoa que o pratica demonstra vontade consciente ou assume risco de que o fato pode acontecer, situação que disse não ser o caso de Luciana Félix.

Acrescentou, também, que a gestora não pretendeu atrasar a entrega da prestação de contas e que, posteriormente, o TCE emitiu outra resolução, retirando o nome dela da lista de gestores inadimplentes.

O desembargador Raimundo Nonato de Souza (relator) teve entendimento semelhante ao da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Disse não ver como absolver a prefeita antes da instrução do processo e consequente apresentação das provas necessárias. Enfatizou que a denúncia oferecida pelo MPE mostra que a prefeita não cumpriu o prazo para prestação de contas.

Outra posição teve o desembargador Bernardo Rodrigues, que questionou qual o bem jurídico ofendido, qual o prejuízo em razão da conduta atribuída à acusada e constatou não existir necessidade de instrução, pois as contas foram prestadas com dez dias de atraso e antes de apresentada a denúncia.

A desembargadora Maria dos Remédios Buna revelou ter se lembrado de voto seu dado em caso semelhante e decidiu acompanhar o entendimento de Bernardo Rodrigues, por não ver razão para prolongar o processo.

3 comentários em “Tribunal de Justiça rejeita denúncia contra prefeita de Araioses”

  1. araiosense

    êta justiçazinha vagabunda…….. com todo respeito…….. essa nossa que temos no maranhão em se tratando dos larapios do erario público municipal e estadual. de nada adianta o esforço dos promotores de justiça………… no entendimento de quem conhece araioses, e sua população bobre e miserável, exceto os familiares de prefeitos e vereadores corruptos

  2. Candida

    Porque este procurador nao comunica a Ministra Nancy Nadrighi que cassou esta prefeita em 07/12/2010, chega de roubo.

  3. Candida

    Sera que o Ministro Lobão esta por trans de toda esta sujeita juntamento co Jose Sarney que deramdinheiro para compra de votos nas eleições para Senador e Governador Roseana Sarney o dinheiro rolou

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários