Escândalo de propinagem na Assembleia Legislativa do Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

A Assembleia Legislativa do Maranhão está sendo alvo de corrupção de propinagem por vender projeto de lei para empresários do ramo de construção civil de São Luís.

O principal acusado de montar o esquema de corrupção no Poder Legislativo é o líder do Bloco Parlamentar, deputado Stênio Rezende (PMDB), que faz parte do governo de Roseana Sarney (PMDB), filha do tetrapresidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O pivô do esquema: deputado Stênio Rezende

O pivô do esquema: deputado Stênio Rezende

O peemedebista apresentou um projeto de lei que permite o desmatamento de áreas de babaçu no Estado. Esse projeto flexibilizando leis ambientais, foi no sentido de permitir a construção de condomínios e prédios na capital maranhense.

Na época, dos 42 deputados da Casa Legislativa do Maranhão, apenas 29 aprovaram em abril deste ano o projeto.

Após oito meses, foi descoberto ontem, 6, o esquema feito pelo deputado Stênio Rezende, que aconteceu da seguinte forma: um grupo de empreiteiros procurou no início do ano o parlamentar governista para que ele apresentasse um projeto de lei que flexibiliza-se a legislação.

O deputado aceitou apresentar, mas pediu uma quantia considerável em dinheiro aos empresários, para poder convencer seus colegas de parlamento à aprovação do projeto.

Os cabeças dos empreiteiros apontados como os negociadores teriam arrecadado dos empresários R$ 1,5 milhão para ser dividido entre 30 deputados, sendo R$ 50 mil para cada um.

A bomba só foi estourada, porque Stênio Rezende não repassou o dinheiro para os parlamentares que aprovaram o projeto e que não sabiam do esquema que ele havia feito usando seus nomes na negociação.

A descoberta do esquema foi feita através do deputado que, também, faz parte da base do governo, Rogério Cafeteira (PMN), que revelou como a propinagem aconteceu, entre os empresários e o peemedebista.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), mandou que a Corregedoria da Casa investigue o caso.

Os deputados de oposição e do governo, que não gostaram de ter seus nomes envolvidos no esquema de corrupção, estão recolhendo assinaturas para abrirem uma CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar). Apenas oito assinaram: Bira do Pindaré, Eliziane Gama, Rubens Júnior, Carlinhos Amorim, Tatá Milhomem, Luciano Leitoa, Neto Evangelista e Gardênia Castelo.

Um comentário em “Escândalo de propinagem na Assembleia Legislativa do Maranhão”

  1. HERMESON

    OLHA SÓ A CARA DO INOCENTE…. PQP… ESSE É O MODELO DE PARLAMENTAR DO MARANHÃO… TAMBÉM NÃO PODIA SER DIFERENTE… EM UM ESTADO ONDE O GRUPO SARNEY IMPERA A QUASE MEIO SÉCULO… VOU FUGIR DO MARANHÃO E MORAR NA FAIXA DE GAZA… LÁ PELO MENOS VOU ME DEFENDER SOMENTE DAS BALAS PERDIDAS…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários