Rigo Teles anuncia que Roseana garante a UPA de Barra do Corda

Por Luís Pablo Política
 

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou nesta sexta-feira (16) que a governadora Roseana Sarney (PMDB) garantiu – durante café da manhã na residência do prefeito de Barra do Corda Manoel Mariano de Souza, o ‘Nenzim” – que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai construir e equipar, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Barra do Corda, localizado na região Central do Maranhão.

Deputado Rigo Teles

Deputado Rigo Teles

Segundo Rigo Teles, a UPA é uma reivindicação da população, e será projetada pela Secretaria de Estado de Saúde para atender cerca de 150 mil pessoas residentes em Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, cidades e localidades vizinhas.

O parlamentar informou que a construção da UPA está prevista para terminar no próximo ano, e será uma ação de relevante importância do governo do Estado na área de saúde pública, pois vai possibilitar o atendimento a toda a população da próspera região Central do Maranhão.

Teles garante que a UPA atende pleitos da população, que se sente penalizada porque quase sempre é encaminhada a outros centros de saúde pública, quando precisa de atendimento médico especializado. “Foi um presente de natal da governadora Roseana Sarney para a população de Barra do Corda, para minha pessoa e para o prefeito “Nenzim”, reconhece.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A UPA a de Barra do Corda terá atendimento de urgência e emergência 24 horas, nas áreas de clínica médica e pediatria, e capacidade para atender cerca de 350 pessoas por dia, oferecendo também os exames médicos de acompanhamento, além de serviços de Raio-X, eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma.

A UPA contará com duas recepções, sala de classificação de risco, quatro consultórios (2 de clinica médica e 2 de pediatria), sala amarela (cinco leitos), sala vermelha (quatro leitos, com equipamentos de UTI), raio-x, observação infantil e adulto, sala de coleta de material, medicação, sala de ecocardiograma, nebulização, sutura, refeitório, repouso médico e setores administrativos.

Como nas outras UPAs inauguradas pela governadora Roseana Sarney (PMDB), na unidade de Barra do Corda o atendimento será humanizado e diferenciado, com classificação de acordo com a gravidade e estado de saúde do paciente em três cores distintas: verde para os casos menos graves, amarelo para urgências e vermelho para as emergências.

Na UPA, serão atendidos desde casos de febre e dor de cabeça até infartos e acidente vascular cerebral (AVC), com exceção dos casos cirúrgicos de emergência, como os politraumatizados. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, estabilizam o paciente e detalham o diagnóstico. Posteriormente analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

Um comentário em “Rigo Teles anuncia que Roseana garante a UPA de Barra do Corda”

  1. Macabeu

    Mais uma promessa que não será cumprida, ou será?. Também eles são cupinchas, é muito provável que será por troca de votos para as próximas eleições futuras. E os 50 cincoenta milhões desviado do município, no qual o prefeito NEZIN, foi caçado pela Policia Federal, e os bens(avião, carros de luxo, jóias, ect, ect ), tomados, vai ficar porisso mesmo?.
    É essa pergunta que não quer calar!.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários