MP nela! Prefeita Detinha tem candidatura impugnada

 

A Promotoria de Justiça da 101ª Zona Eleitoral impugnou a candidatura de reeleição da prefeita Maria Deusdete Lima, a Detinha (PR), em Centro do Guilherme.

Ela teve a candidatura impugnada em razão de ser companheira de Josimar Cunha Rodrigues, atual prefeito do município de Maranhãozinho, vizinho a Centro do Guilherme.

Para o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a candidatura exemplifica uma estratégia que vem sendo usada por políticos que lançam seus familiares como candidatos a prefeito em municípios próximos aos que administram, nos quais exercem influência econômica e política.

A prefeita Detinha ao lado do seu esposo, também prefeito Josimar Rodrigues

A prefeita Detinha ao lado do seu esposo, também prefeito Josimar Rodrigues

Dessa forma, há a tentativa de perpetuação de um grupo familiar no poder, contrariando os princípios democráticos que exigem alternância de poder e igualdade na disputa eleitoral.

O promotor ressalta que essa prática surgiu após a proibição pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos chamados “prefeitos itinerantes”, que durante o mandato transferiam seus domicílios eleitorais para municípios próximos, buscando a eleição para o cargo de chefe do Executivo Municipal indefinidamente.

De acordo com o TSE, “não se pode, mediante a prática de ato formalmente lícito (mudança de domicílio eleitoral), alcançar finalidade incompatível com a constituição”.

Hagamenon Azevedo defende que as “famílias políticas itinerantes” precisam ser combatidas pela Justiça Eleitoral.

O argumento do Ministério Público para impugnar a candidatura de Detinha é o mesmo usado contra os candidatos, que também tiveram suas candidaturas impugnadas.

4 comentários em “MP nela! Prefeita Detinha tem candidatura impugnada”

  1. Cleber

    A governadora já foi cassada a muito tempo. A administração desastrosa, a falta de apetite pra governar e o secretariado mais chulo de todos os tempos, dizem tudo. Hoje ninguém, além do competente, mas alucinado por poder, RM ainda aceita ordens dessa governadora. O que ela tem feito com muita, melhor, com exacerbada frequência é jogar, beber e fumar com sua trup predileta encabeçada por Henry e Ernani faz nada. ninguém entendeu quando ela falou que iria fazer o melhor governo de sua vida…ela quiz dizer da sua vida mesmo.

  2. antonio

    Agora em vez de MP nela é 22 nela divulga ai em teu site que agora ela é candidata

  3. joana

    È rapaz, infelismente nosso País não tem mesmo jeito não,porque enquanto 1% das pessoas tem cérebro e coragem para falar e abrir os olhos dos cegos de conciencia e ingnorantes, existem 99% das pessoas com cacas na cabeça que insiste em não enxergar as coisas erradas!As Leis existem mas,quem mandam são os políticos corruptos e larápios da dignjdade humana.Com o dinheiro do povo compram tudo e todos, só não compram Deus com esse maldito dinheiro!Aqui em Centro do Guilherme todos andam humilhados de cabeça baixa compraram a coja de mercenários toda e estão tudo no saco enquanto a saúde e a educação do município é a pior que você possa imaginar. Veja dados do MEC sobre o IDEB
    e a saúde nem se fala! Éuma vergonha ,praticamente até um curativo mandam para o Matadouro público de Gov. Nunes Freires.

    Conclusão:De 2009 para 2011 no 4º / 5º ano em vez de subir de 3,1 para 3,5 fica congelado em 3,1.
    ANO 2009 ANO 2011

    IDEB do 8º/9º ano do município de Centro do Guilherme-Ma.
    .
    Conclusão:De 2009 para 2011 em vez de subir de 3 pra 3,2 cai violentamente para 2,4.

    Obs.: Comprove os dados visitando o Portal do MEC.

  4. junior

    Entro e saio todo dia na cidade de Centro do Guilherme e nao vejo nada feito na cidade a nao ser ruas feias e intranstaveis

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários