Gastão Vieira diz que esteve presente na FIT Argentina; já o Maranhão…

Por Luís Pablo Política
 

Engana-se quem pensa que, com a ‘nota de esclarecimento’ enviada pelo Ministério do Turismo, a respeito do post ‘Feira Internacional de Turismo da América Latina não tem a presença do Maranhão‘, publicado no Blog do Luís Cardoso – e replicado em outros blogs maranhenses, o Maranhão esteve realmente representado na FIT 2012.

Gastão Vieira (PMDB-MA), ao centro; ministro 'cortou a fita'.

Gastão Vieira (PMDB-MA), ao centro; ministro ‘cortou a fita’.

Encurralado com a cobrança, o oculto sucessor de Roseana Sarney (PMDB) no governo do Maranhão – e ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), saiu-se com a risível explicação que tanto esteve presente do local, que ‘até cortou a fita da inauguração do evento’.

Ocorre que, diferente de outros estados, o Maranhão só está participando da FIT Argentina – a feira termina amanhã (6), por conta de empresários dos três Estados que compõem o roteiro ‘Rota das Emoções’: Piauí, Ceará e Maranhão.

Aliás, o Ceará, por exemplo, disponibilizou um estande próprio, exclusivamente à promoção do Turismo Cearense, expondo o material comercial do Ceará para a promoção junto aos agentes de viagens, operadores, imprensa especializada e público final da Argentina.

Para tanto, o setor privado do Ceará é que foi convidado a participar do evento juntamente com a Secretaria de Turismo, promovendo seus produtos e serviços bem, como o destino.

Ligada à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, a Bahiatursa apresenta potencial turístico para Argentina na FIT 2012.

Ligada à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, a Bahiatursa apresenta potencial turístico para Argentina na FIT 2012.

Como Gastão Vieira e a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo ‘parecem’ não ter entendido, o Blog do Luís Pablo resolveu explicar: quando se fala na participação do Maranhão na 17ª Feira Internacional de Turismo da América Latina, fala-se em o Estado ser representado por uma autoridade do governo. Gastão, por exemplo, não ‘cortou a fita’ na Argentina representando o ‘Mercado e Eventos’, maior site do setor, mas representando o governo brasileiro.

No caso do Maranhão, especificamente, o esperado era que o Estado fosse representado pelo poder público, e não pela supervisora da Taguatur Turismo, Dayanna Barbosa.

E antes que os mais afoitos comentem da ‘representação’ do Maranhão, na pessoa do secretário-adjunto de Turismo do Estado, Carlos Martins, o Blog do Luís Pablo esclarece que, o fato só prova o quanto o Maranhão, definitivamente, aos olhos do mundo, não existe.

Enviar adjunto para um evento do porte da FIT não é representar o Estado. Fora que, só hoje, às 10h04, o site do Governo do Maranhão publicou algo sobre a feira. Nem mesmo o famigerado projeto ‘Maranhão Único’ deu uma notinha sobre o evento. Vergonhoso!

Mas como disse o blogueiro ontem, é tudo questão de vontade política, quando se quer avanços para nossa terra.

2 comentários em “Gastão Vieira diz que esteve presente na FIT Argentina; já o Maranhão…”

  1. RAIMUNDO CALCADA

    Não sei em que engrandece o Maranhão o fato de Gastão Vieira estar como titular do Ministério do Turismo. Alguém aí consegue falar com ele? Apenas acordos políticos. Em que nosso Turismo está ganhando? Nem pelo Estado nem pelo Município. Apenas festas para elite gorda esbanjar. A portas fechadas, diga por sinal. Só quem ganha com isso é a Companhia Barrica, a única que viaja daqui pra lá, de lá pra cá, com os recursos do Governo do Estado, sem mais espaço pra ninguém. Quando a entidade não pode viajar ou as verbas raspadas estacionam pros lados da Rua Portugal ou da Pedro II, não vai ninguém. E há várias expressões artísticas querendo e em condições de representando nosso Maranhão. Mas, eles não se mobilizam. Não aparece nossa cultura popular, artesanato, engenharia, arquitetura, culinária, hotelaria, empreendimentos, empresariado, nada. Para dizer que não há nada, tem um stand vazio. E assim vendeu a imagem de um Maranhão que (ainda ) não existe, como disse bem o outro rapaz.

  2. carl

    Se o Barrica não foi, é porque o dinheiro está pouco lá pros lados dos Leões.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários