Helena Duailibe ganha força na disputa pela presidência da Câmara de SL

Por Luís Pablo Política
 

Clodoaldo Corrêa / Imparcial

A briga pela eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís esquentou de vez. O G-22 (que não tem mais 22 vereadores) continua tendo a maioria, mas vê seu domínio ameaçado pelo crescimento da candidatura de Helena Duailibe (PMDB), nome que agrega os parlamentares ligados ao governo do Estado e os próximos ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Helena Duailibe

Helena Duailibe

O principal articulador do movimento para mudar o destino da presidência da Câmara, que era dado como certo, tem sido o polêmico vereador Marquinhos (PRB). Ele já convenceu Ricardo Diniz (PHS) e outros dois vereadores a migrar para a candidatura de Helena. Porém, os dois últimos ainda não admitem publicamente a troca.

Com os nove que fazem parte do grupo mais próximo ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a nova candidatura já possuiria 14 vereadores, precisando de mais duas dissidências para Helena virar o jogo contra Pereirinha (PSL).

A vereadora do PMDB diz publicamente que não é candidata e está preocupada apenas com seu mandato. Porém, como a articulação ganha força a cada dia, a virada ainda é possível.

Isaías Pereirinha

Isaías Pereirinha

O atual presidente e candidato Isaías Pereirinha (PSL) sabe da dificuldade de manter o grupo e tem brigado para continuar. Ele garante pelo menos 19 vereadores por enquanto. Sabe que Marquinhos (PRB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) estão jogando para derrubá-lo. Pedro alega que queria espaço na 1ª secretaria que foi dada para ser disputada entre Pavão Filho (PDT) e Luciana Mendes (PTdoB).

Pereirinha diz que o problema da primeira secretaria da Casa é apenas uma desculpa para a articulação dos dissidentes.

“As conversas estavam tranquilas. Esta disputa pela 1ª secretaria é somente uma desculpa para tentar uma terceira via. Quem quer disputar, tem que convencer os colegas do grupo dos 22 a votarem nele. Tem que tentar se viabilizar de forma democrática. Para nosso grupo fechar a chapa, só faltava o consenso por dois cargos na Mesa Diretora. Coisa fácil de contornar”, afirmou.

Pereirinha falou com 19 vereadores de sexta-feira.Ontem confirmou que eles continuam firmes no G-22. “Confio nos companheiros que deram sua palavra e mesmo depois deste movimento permanecem me dando apoio. Foram duas pessoas que tentaram fazer esta articulação. A própria Helena não faz parte disso e me garantiu que continua me apoiando”, afirmou.

O atual presidente da Câmara disse que não acredita na participação do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e garantiu que não terá problemas com a administração municipal se for eleito presidente da Câmara novamente.

Josué Pinheiro (PSDC) chegou a ser cortejado pela nova articulação. Marquinhos o chamou e ofereceu a 1ª vice-presidência para fechar com a candidatura, já que no grupo de Pereirinha ele só teria a 2ª vice-presidência. Ele não aceitou. Para não correr novos riscos, Astro de Ogum (PMN), que seria o 1º vice-presidente, abriu mão para Josué ocupar o cargo.

O vereador Edmilson Jansen (PTC), que também era pretenso candidato à presidência, disse que aceitava abrir mão pela candidatura de Helena.

“Pelo consenso, o nome da vereadora Helena Duailibe agrega as tendências contrárias que existiam no grupo. Por isso apoiamos a candidatura dela”, afirmou.

Ivaldo Rodrigues (PDT) que também ensaiou a candidatura, deve desistir da empreitada em favor de Helena. O grupo realizou uma reunião ontem para definir os detalhes e as estratégias para fazer com que mais vereadores deixem o grupo de Pereirinha. Até o fechamento desta edição a reunião ainda não havia terminado.

O nome de Helena deve ser anunciado oficialmente como candidata no próximo dia 27 (quinta-feira).

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários