Prefeito eleito de São José dos Basílios poderá não assumir o mandato

Por Luís Pablo Política
 

Na última quarta-feira, 19, a Promotoria de Justiça da 54ª Zona Eleitoral ingressou com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra o prefeito eleito de São José dos Basílios, Francisco Walter Ferreira Sousa (PSB), e o vice, Francisco Nunes dos Santos.

Eles são acusados por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral, pela prática de compra de votos. Também foi ajuizada ação penal contra Walter Ferreira pelo crime de corrupção eleitoral (art. 299 do Código Eleitoral).

Prefeito eleito de São José dos Basílios, Walter Ferreira

Prefeito eleito de São José dos Basílios, Walter Ferreira

A ação do Ministério Público baseia-se em operação policial, realizada em 6 de outubro, na qual foi encontrada grande quantia em dinheiro na casa do prefeito eleito.

Os valores estavam escondidos em um cesto de roupas, divididos em vários maços, com nomes de pessoas ou famílias que seriam possíveis beneficiários.

Durante a investigação, conduzida pelo delegado Paulo Artur Garcia Franco, também foi encontrada uma lista com nomes e locais de domicílio de pessoas que residem fora do município e, provavelmente, tiveram custeadas suas viagens para participar das eleições.

O MP verificou que os possíveis beneficiários do dinheiro e os nomes constantes da lista eram, realmente, eleitores de São José dos Basílios, que participaram das eleições de outubro.

Para o promotor de justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho, autor da ação, a disputa eleitoral deve ser pautada pelo convencimento, pela divulgação de ideias e pelo debate de programas de governo.

4 comentários em “Prefeito eleito de São José dos Basílios poderá não assumir o mandato”

  1. belo

    ser prefeito nos iteriores do brasil e coisa simples. e no maranhao nem se fala compra eleitor pobre e fominto. e simples e facil. agora a batalha bem molinha mesmo e ajustica. senhor prefeito agora e so fazer. os marcos um pouco mair e voce vai ser vitorioso outra vez. ok

  2. Anti-corrupção

    Realmente a Justiça está começando a ser feita. Informo ao autor desse site que além dessa ação(56239) que o site mostra que o Ministério Público ingressou no TRE-MA existe outra ação que o mesmo ingressou na mesma data, a ação de número 56154, ação esta na qual o Ministério Público indicia o Prefeito eleito Francisco Walter Ferreira de Sousa, mais conhecido por Walter Riograndense como crime eleitoral. Numa situação dessa e diante de tantas evidências e provas é impossível o Justiça fazer vista grossa. Mostra Maranhão que aqui também a justiça prevalece.

  3. Anti-corrupção

    É fácil saber que tais provas colhidas pela polícia eram de fato para compra de votos, uma vez que tais dinheiro estavam escondidos nada mais nada menos que em um cesto de roupa, isso prova realmente, sem sombras de dúvidas que o tal dinheiro apreendido era para compra de votos, uma vez que isso ocorreu um DIA ANTES DA VOTAÇÃO, em conclusão isso prova concretamente que o mesmo alterou o quadro do resultado da política de São José dos Basílios. COnversando com alguns advogados os mesmos informarão-me que o segundo mais bem votado, no caso CREGINALDO RODRIGUES DE ASSIS, o Farinha Paé assume diretamente e inesxitirá uma nova eleição. Mostre Maranhão que aqui a justiça é justa.

  4. Anti-corrupção

    CASO ALGUÉM QUEIRA CONSULTAR O PROCESSO CONTRA O SENHOR FRANCISCO WALTER FERREIRA SOUSA NO TRE-MA DIGITE TRE-MA, DEPOIS PROCURE O LINK CONSULTA PROCESSUAL, DEPOIS DIGITE O NÚMERO DO PROCESSO QUE É: 56239 OU 56154, DEPOIS CLIQUE EM CONSULTAR, DEPOIS CLIQUE NA NUMERAÇÃO NO LADO ESQUERDO, DEPOIS CLIQUE EM VISUALIZAR PRA VOCÊ VER TODAS AS MOVIMENTAÇÕES DO PROCESSO…ABRAÇOS

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários