Diretor de hospital pede socorro para o Socorrão; vereador Fábio Câmara critica

Por Luís Pablo Política
 

O candidato derrotado à vereador em São Luís e diretor do Hospital Djalma Marques (Socorrão I), Yglésio Moisés, deu uma infeliz declaração ao pedir mantimentos para o fim de semana no Socorrão.

Em sua página de relacionamento, no Facebook, Yglésio Moisés disse que “por conta das inúmeras dívidas deixadas pelo Prefeito Castelo, a Secretaria de Saúde está com uma dívida superior a 100 milhões de reais”.

E pediu que “se por acaso nós pudermos contar com a ajuda de cada um de vocês para doar os seguintes gêneros alimentícios, agradeceremos de coração e muitas pessoas não irão correr risco de passar fome”.

As palavras do diretor do Socorrão foram duramente criticadas pelo vereador Fábio Câmara (PMDB), que classificou como um absurdo.

Vereador Fábio Câmara

Vereador Fábio Câmara

Para Fábio Câmara, a atitude de Yglésio Moisés “abre um precedente perigoso na administração pública que pode até se caracterizado como bitributação”.

O vereador disse que a “secretaria [de Saúde] pode fazer reserva de contingência. Numa hipótese mais emergencial, uma parceria como o Governo do Estado, como ocorreu no final do ano”. E não “cobrar da população, que já banca, com seus impostos, o funcionamento do Socorrão”.

A assessoria do diretor Yglésio Moisés encaminhou às 16h, uma nota à imprensa esclarecendo sobre a campanha de doação de alimentos para o Hospital Djalma Marques (Socorrão I). Veja abaixo:

Nota de esclarecimento‏

Em relação à campanha de doação de alimentos iniciada pelo Diretor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) através do Facebook, esclarecemos através desta que:

I. Trata-se de uma situação excepcional, emergencial, voluntária e temporária, uma vez que os alimentos e materiais fornecidos em caráter emergencial pelo Governo do Estado já se esgotaram e não houve continuidade do fornecimento;

II. Praticamente todos os contratos de fornecimento de alimentos e insumos da SEMUS estão encerrados ou demandam auditoria por indícios de irregularidade, situação extrema que exige um prazo legal mínimo para seu equacionamento;

III. Inúmeras outras medidas legais e administrativas estão sendo tomadas pela Prefeitura visando normalizar o atendimento do serviço de saúde, tendo como maior exemplo, a decretação de estado de emergência e a viabilização de novos contratos de fornecimento. Além disso, o município está pleiteando e negociando novas parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde para que a população de São Luís e de todos os demais municípios que utilizam os serviços do HMDM possa receber um atendimento de qualidade.

IV. Todo alimento doado ao Hospital Municipal Djlama Marques (Socorrão I) será avaliado pela Vigilância Sanitária e pela equipe de nutrição da HMDM, bem como supervisionada pela Controladoria do Município, que assegurará a legalidade de todo o processo. Ou seja, não há e não haverá nada que possa causar dano aos pacientes e usuários do hospital;

Por fim, convoca-se as entidades beneméritas e sociais a se engajarem na campanha e nesse Pacto por São Luís, em que a sociedade civil e o poder público se unem para melhorar a vida da população de nossa cidade.

Yglésio Moyses – Diretor Geral do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I)

10 comentários em “Diretor de hospital pede socorro para o Socorrão; vereador Fábio Câmara critica”

  1. José Santana

    O vereador Fábio Câmara está precisando voltar à escola e/ou abrir o Aurélio.DOAÇÃO nunca se caracterizou bitributação(quando o imposto é pago duas vezes e ou em cascata).Se ele está querendo aparecer que,apareça mas com dados concretos e fundamentados.O que o Diretor do Socorrão está PEDINDO e não COBRANDO,é ajuda da população e dos empresários para a situação crítica que o Sr.Castelo deixou o Socorrão.Amanhã passo lá é deixo 4 cesta básicas.O que deveria fazer o sr.vereador como parte da população de São Luís,quiçá vá ajudar algum eleitor dele.

  2. Zé de básica

    Doação voluntária não é o mesmo que cobrança coercitiva. Além do mais, o imposto não é vinculado. E esse cara é vereador, e tem gente q reclama do tiririca, esse pelo menos se cala.

  3. Rosi

    Eles estão querendo é aparecer, não fazem nada, quando aparece uma pessoa que realmente se importa com os paciêntes com o ser humanos, vem esses ai, que não fazem nada para ninguém, dar opinião e ainda fala besteira, esses são os políticos do nosso país, o melhor é eles calarem a boca e fazem algo.

  4. Joãozinho

    Fábio Câmara, infelizmente, vamos ter que te aturar por, pelo menos, 04 anos. Eu sei que você está doido pra aparecer, mas não abusa, porque, senão, o povo abusa!!! O cara tá tentando resolver o problema que O PREFEITO QUE VOCÊ APOIOU CAUSOU. PRA MIM, SE VOCÊ APOIOU CASTELO, VOCÊ APROVOU A GESTÃO DELE. FARINHA DO MESMO SACO. E AÍ O QUE VOCÊ ACHA DE PARAR DE ATRAPALHAR E COMEÇAR A AJUDAR A NOVA GESTÃO A PÔR A CASA EM ORDEM E TRAZER O MUNICÍPIO AO ESTADO DE NORMALIDADE. VAMOS LÁ, FÁBIO, VOCÊ CONSEGUE. FICANDO CALADINHO VOCÊ AJUDA MAIS DO QUE ABRINDO A BOCA PRA FALAR MERDA! # PRONTO FALEI!!!

  5. mara

    Como cidadã , como cristã , achei louvável a atitude do Sr. Yglésio .Tanto que fui doar.Fiquei feliz ao chegar lá e ver que algumas pessoas também estavam doando .

  6. Funcionário Público

    Pior do que PEDIR, é ROUBAR, SURRUPIAR, SER LARÁPIO E INCOMPETENTE, coisa que esses Saneys e Cia Ltda sabem fazer e fazem com perfeição. Não é Fábio? De qual “ISCOLA”, segundo Carla Perez, VC VEIO? Ricardão, tratorzão?
    Se manca.

  7. Jorge

    O vereadro Fábio Rocha está interessado em ajudar a resolver a situação problemática em que se encontra o municipio de São Luis ou está tentando chamar a atenção da midia pra si?
    Quem tem interesse no bem do municipio não fica em gabinete criticando as boas ações e sim arregaça as mangas e cai na luta também. Pior foi feito durante o governo de seu aliado Castelo.

  8. João Lopes

    A situação do hospital, como diria o Boris Casoy, “é uma vergonha”! Para piorar, a atitude do diretor de fazer campanha para angariar alimentos da população é mais delicada ainda. Esse tipo de ajuda humanitária, que explora a boa fé das pessoas de bem, só contribui negativamente, quando tira do poder público a obrigação de cuidar de suas responsabilidades. A princípio, a atitude da população é louvável; mas a quem compete a manutenção do Hospital? Ao povo já tão sofrido? O que foi feito com os recursos arrecadados pela Prefeitura ao longo dos anos, bem como com os repasses do Governo Federal? Se a sociedade fiscalizasse melhor a gestão pública, certamente dificultaria o desvio de verbas, os empregos fantasmas, o excesso de servidores públicos… Volto a dizer: é uma pena! Infelizmente, muitos crimes só se repetem porque as sanções ou são brandas demais, ou não existem!

  9. araujo

    Gente nao precisava tudo isso, sou totalmente a favor do vereador fabio camara. O diretor do socorrao so mostra o despreparo, ele deveria estudar mais e pedir auxilio juridico, nao deveria fazer esta campanha, pois se ele esta precisando fazer compra e ainda nao tem licitaçao pronta ele pode fazer compra emergencial e um rcd.

    Dr yglesio procure estudar mais e peça auxilio juridico, afinal nos ja pagamos os impostos e os recursos da saude sao grande, e so encaminhar adequadamente.

  10. JACY

    VAI TRABALHAR SEU FABIO, EM VEZ DE TÁ CRITICANDO AS PESSOAS QUE QUEREM TRABALHAR.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários