Membro do partido de Flávio Dino é preso pela Polícia Federal

Por Luís Pablo Política
 

Comunista Flávio Dino

Comunista Flávio Dino

Em propaganda de inserção partidária, Flávio Dino fala sobre “mudança” e faz o convite para as pessoas se filiar no PCdoB, que segundo ele, é um partido que luta em prol da população. Mas o que a reportagem abaixo da Folha diz é totalmente diferente.

Carlos Fernando Niedersberg, secretário de Meio Ambiente e membro do partido de Flávio, foi preso ontem, dia 30, pela Polícia Federal por envolvimento de fraude em processos de licenciamento. Além dele foram mais de 10 pessoas presas.

Leia a reportagem da Folha abaixo:

A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira (29) ao menos 18 pessoas –entre eles políticos e secretários de Estado– sob suspeita de fraudar processos de licenciamento ambiental em órgãos públicos do Rio Grande do Sul.

Mediante pagamento de propina, os órgãos aceleravam as licenças ou liberavam empreendimentos que estivessem irregulares, segundo as investigações.

Secretário Carlos Fernando Niedersberg

Secretário Carlos Fernando Niedersberg

Entre os suspeitos estão as duas maiores autoridades ambientais do Estado, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg (PC do B), e o secretário municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia (PMDB).

Também foi preso o ex-secretário estadual do Meio Ambiente Berfran Rosado, que atuou no governo Yeda Crusius (PSDB).

De acordo com o superintendente local da PF, Sandro Caron de Moraes, o governador Tarso Genro (PT) e o prefeito José Fortunati (PDT) foram avisados das prisões no início da manhã de hoje.

O governador e o prefeito de Porto Alegre já determinaram o afastamento das pessoas apontadas nas investigações da PF, que ocorreram por quase um ano.

A polícia investiga entre 30 e 40 processos fraudados, após pagamentos de propina que variavam de R$ 20 mil a R$ 70 mil, em áreas como mineração e construção civil.

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária nas cidades de Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul e São Luiz Gonzaga, todas no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis (SC). A operação foi batizada de Concutare (concussão, em latim).

granaNão foram divulgados os nomes dos empreendimentos.

De acordo com o delegado da PF Thiago Machado, havias vários núcleos de corrupção atuando em diversos órgãos públicos, e não existia um chefe único no esquema.

Entre os presos, que não tiveram os nomes divulgados, estão dois servidores da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler) e um do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).

Segundo a PF, deverão ser indiciadas até 50 pessoas por envolvimento no esquema, entre servidores públicos, empresários e despachantes ambientais –que faziam a intermediação entre as empresas e os agentes corruptos.

Uma equipe de peritos irá aferir os danos ambientais causados pelas quadrilhas.

OUTRO LADO

O advogado de Niedersberg (secretário estadual afastado), Eduardo de Castro Campos, pediu para a reportagem entrar em contato no final da tarde, após sua reunião com os delegados da PF.

Luciano Feldens, que defende o ex-secretário Berfran Rosado, disse que ainda não teve acesso à decisão que mandou prender seu cliente nem ao inquérito policial.

A Folha não conseguiu contato com Rafael Real, advogado de Záchia (secretário municipal).

6 comentários em “Membro do partido de Flávio Dino é preso pela Polícia Federal”

  1. Francisco Tavares

    A corrupção de esquerda é nefasta, muito pior que a de direita, são nojentos! Devem ser presos mesmo, mas daqui a pouco estarão de volta roubando novamente e enquanto isso, Edinho 30 continua na ativa.

  2. Maranhense

    Luis, você poderia mudar o caput da matéria para MEMBRO DO PARTIDO DE ROSEANA É PRSO PELA FEDERA, pois junto com o membro do PCdoB também tem gente do PMDB. Aliâs, PRATICAMENTE TODAS as noticias de corrupção envolvem pessoas do partido da governadora. Aliá, muitas das vezes são pessoas MUITO PRÓXIMAS da Roseana.

    Essa chamada só serviu para mostrar que você tá na folha do governo…

  3. Koniel

    Marrapá! Você acredita mesmo que com Wewerton Rocha, Othelino, Rato jerry e tantos outros flávio Dino seria capaz de mudar algo??

    Você acredita em Papai noel?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Dilamar - Barra do Corda

    E o que é que o Flávio Dino tem haver com isso senhor blogueiro
    . Você não tem nem amigo que já foi preso?

  5. Mourão

    Sim, pegaram fraudadores na no RG do Sul. Isso é um grande serviço para o país. E o Flávio aqui do Ma, entra em que parte na história? Ele ensinou ou mentalizou este crime? Vocês blogueiros pagos pela ROSEANA ou pelo sistema, deviam ter vergonha. Se vocês se dizem imprensa, informantes, deveriam ter pelo menos o discernimento de serem imparciais… depois querem defender uma imprensa livre?… Piedade… tenham bom senso, vocês são ridículos, qualquer cidadão que os procurem como fonte de informação verificam de saem seus pagamentos… alguma dúvida?

  6. Agostinho Araujo

    Caro Luís Pablo esse tipo de matéria é digna de “imprensa marrom”.
    Quando li a manchete pensei até que seria alguém do Maranhão, ligado diretamente ao Partido no Estado.
    Faça um favor, me respeite. Eu não sou um idiota, não. Para Você pensar que pode me fazer acreditar na direção que você deu a esta notícia.
    Lhe peço respeito por que quando escolho ler vosso Blog, o faço por esperar de sua parte, uma conduta séria.
    Noutro ponto, já comentado por outras pessoas, existem inúmeras sigla partidárias, mas, ao que parece, Vossa Senhoria lembra apenas de Flávio Dino. Por que não falou da Sarney, Roseana, Dilma, Lula e outros.
    Você é uma pessoa jovem, demonstre uma forma mais moderna de relacionamento.
    Suas posições são dignas da velha política coronelista e rasteira.
    Em tempo: Você acabou de perder um leitor.
    Agostinho Alves de Araujo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários