Caxias é referência nacional em moradias populares

Por Luís Pablo Política
 

O Maranhão chamou a atenção do Brasil, com o crescimento do déficit habitacional de 30% contrariando os índices nacionais, que registraram um aumento de 12% na oferta imóveis. Entretanto, nem todos os municípios maranhenses se renderam aos índices negativos.

O município de Caxias tem alcançado marcas importantes em termos de moradias populares. Foi um dos municípios que mais teve unidades habitacionais entregues à população nos últimos oito anos. Foram cerca de seis mil habitações. Uma marca só superada agora, em 2013, ano em que os cidadãos caxienses terão asseguradas três mil moradias em apenas seis meses de uma administração municipal.

Prefeito Léo Coutinho

Prefeito Léo Coutinho

As primeiras mil casas foram sorteadas na última sexta-feira (12), ocasião em que o prefeito Léo Coutinho (PSB) conseguiu reunir pelo menos dez mil pessoas no Ginásio de Esportes João Castelo, e presenças políticas expressivas como o Presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdo B), e o Deputado Estadual Rubens Júnior (PCdoB), além das representações políticas locais, como a Deputada Cleide Coutinho (PSB), o ex-prefeito Humberto Coutinho (PDT) e vereadores locais.

Na cerimônia do sorteio, Flávio Dino destacou o empenho de Léo Coutinho na aquisição de mais moradias para os caxienses. “Caxias é uma referência nacional hoje, sob a liderança do atual prefeito Léo, porque vem administrando bem o programa Minha Casa, Minha Vida. O investimento não se trata apenas de paredes e telhas, e sim, como o próprio nome do programa se refere, de vidas. São sonhos de famílias se tornando realidade. O governo federal investe e tem aqui a certeza da parceria bem sucedida com a prefeitura”, declarou.

A colocação do Presidente da Embratur Flávio Dino foi respaldada pela Superintendência Estadual do Banco do Brasil que tem citado o município como referência em modelo de condução do Programa Minha Casa Minha Vida.

A mão-de-obra é toda local, incluindo os engenheiros, o que gerou no município mais de quatro mil empregos diretos e indiretos. O material da obra em sua totalidade é adquirido do comércio caxiense, possibilitando a circulação do recurso dentro de Caxias.

O prefeito Léo Coutinho falou da determinação de sua administração em garantir a casa própria para os caxienses e disse já está negociando mais mil casas. “Hoje são mil casas.

No próximo ano entregaremos mais 2 mil. E já estamos conversando com o Ministério das Cidades e o Banco do Brasil para a possibilidade de mais mil casas. Fico feliz porque é um sonho se tornando realidade não só para a população , mas também para mim como gestor”, disse o prefeito.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários