Aposentadoria de Sarney pode acabar com regime de corrupção no MA

Por Luís Pablo Política
 
Flávio Dino

Flávio Dino

Por Flávio Dino

Existem vários sinais de que o Maranhão se avizinha do início de um novo ciclo político. O nosso Estado está olhando para frente, com olhar de esperança e acreditando que é chegada a hora da virada de página na história. Muitos acontecimentos somam para que se perceba que esse momento está próximo. O anúncio da saída do senador José Sarney (PMDB-AP) da vida pública é um deles, talvez o mais significativo dentre todos.

Como deputado, governador, senador e presidente da República, José Sarney vem disputando eleições ao longo de seis décadas, tendo apoiado todos os governos desde Juscelino Kubitschek, nos anos 50 do século passado.

No Maranhão, infelizmente, esse período de domínio resultou em índices sociais trágicos, nos quais o nosso Estado disputa as últimas colocações em desenvolvimento humano, de acordo com sucessivas pesquisas de PNUD, Ipea, IBGE entre outros. Esses dados não são apenas números frios, mas o resumo de vidas maranhenses que se perdem ou são marcadas por imensos sacrifícios.

No Estado, ainda se vive sob um regime político que tem raízes na ditadura militar, quando a concentração de poder e renda aumentou as desigualdades em todo o país. A partir da redemocratização, cada Estado respirou, a seu tempo e modo, os ares da liberdade política e do desenvolvimento social. Lucrando com a manutenção do poder para poucos, o grupo do senador José Sarney optou pela continuidade de um modelo de exclusão.

A perda de apoio popular e o crescimento do sentimento de virada de página no Maranhão e no Amapá contribuíram decisivamente para que tanto José Sarney quanto Roseana Sarney deixassem a disputa por mandatos.

Basta consultar os números da última pesquisa Amostragem, que sondou o cenário político do Maranhão. Nesta, 79,31% dos entrevistados responderam que o melhor para o futuro do Estado seria a renovação e a mudança, enquanto 13,54% disseram que a melhor opção seria a continuidade do grupo Sarney (registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo MA-00012/2014).

Para além de representarem um quadro eleitoral, as pesquisas apresentam, na verdade, um quadro social que vem sendo gestado ao longo dos últimos anos. Homens e mulheres, trabalhadores e empresários, idosos e jovens demonstram cotidianamente querer a renovação das práticas políticas no Estado.

Com foco na expressão das ruas e das pesquisas é que estamos reunindo forças de todo o Maranhão e do país em nome da alternância de poder.

Superar esse modelo que se mostra desgastado e rejeitado pela população significa possibilitar que o Maranhão tenha um novo projeto de desenvolvimento, que priorize melhorar a vida dos 7 milhões de maranhenses, e não apenas de um pequeno número de famílias protegidas pelo poder oligárquico.

O primeiro passo é colocar fim ao patrimonialismo instalado nos diversos níveis da administração pública, fazendo florescer a liberdade, a transparência e a pluralidade política.

São mudanças na política que apresentam reflexos diretos no desenvolvimento do Estado. Afinal, combater o patrimonialismo implica também estabelecer práticas favoráveis a um ambiente institucional em que mais empresas possam atuar em regime de liberdade concorrencial.

Isto é, consideramos essencial terminar com o regime de compadrio e de corrupção que hoje marca a relação entre as esferas pública e privada no Estado.

Foi com base nessas ideias que tecemos uma ampla aliança na qual partidos que no plano nacional apoiam candidaturas presidenciais diferentes, mas no plano estadual estão unidos. Lutamos para que o fim do longo ciclo de mandatos exercidos pelo senador Sarney seja o início de uma etapa histórica em que o Maranhão produza riquezas e gere oportunidade a todos.

9 comentários em “Aposentadoria de Sarney pode acabar com regime de corrupção no MA”

  1. Luis Sosa

    Sr. Flávio Dino, a sua falácia sobre o único ícone da política nacional, Presidente José Sarney, é deveras pequeno como sua inteligência,pois, enquanto a mídia nacional faz um breve histórico positivo sobre sua passagem pelo cenário político, a sua caricata oposição repetitiva se vangloria. Mas nós os verdadeiros maranhenses, sempre ficaremos com saudades deste brilhante político genuinamente maranhense, que com sua sabedoria fez essa falida oposição não tivesse oportunidade de acabar com o Maranhão como o feito pelo Sr. Zé Reinaldo, que saiu preso em uma operação da PF, mas acho que voces ainda tem coragem de bravar que “foi Sarney”que mandou… kkk mas seria mais inteligente da sua parte de falar que “foi Sarney”que implantou o porto do Itaqui, “foi Sarney” que fez a maioria das obras que a preifeitura de São Luis não fez (e essa prefeitura é da usa oposição), “foi Sarney” quem conseguiu colocar o Maranhão no cenário político nacional, enfim, tire todas as grandes obras na capital e interior do nosso estado e diga qual foi implantada pela sua oposição? mas as que voce usufrui aqui neste estado que voce só lastima e não enaltece “foi Sarney” quem fez…o resto vou deixar que sua inteligência (se é que tens) avalie, saiba que seu discurso ilu”dino” o povo está deverasmente desgastado….

  2. Fernando Pinheiro

    O professor de Deus fala muita besteira. Completamente perdido. Fale, também, dos governos de Luis Rocha, José Reinaldo e Jackson, resultantes em desgovernos.

  3. gordo

    Luis Pablo, Fernando Sarney, acaba de bagunçar toda a coligação que já estava pronta para os partidos estarem junto com o PMDB, com todo essa confusão os partidos estão procurando o PC do B, até ultimo dia para entrega dos documentos dos candidatos no TRE, haverá mudanças

  4. Ribamar

    Pablo,
    Foi eleito como? como liderança Nova? este discurso já está fedendo, como disse Luis acima, procure respeitar a historia do nosso maior lider, e não dizer do BRASIL, um lembrete a você PABLO procure estudar mais e saberás quem é e o que representa o SENADOR JOSÉ SARNEY. Flavio Dino que bote as barbas de molho, ainda não ganhou a eleição, e digo mais, de onde ele veio? de lideranças sindicais,? camponesas?, o que ele até agora vez pelo nosso Estado?, simplesmente nada, somente discursos meramente oportunista.
    Um abraço

  5. lobao veras

    Bravo Flávio, estamos com você até o fim e Deus estará conosco. Amém!

  6. Adriano

    Não acredito nessa “mudança” , tantos outros já tiveram a oportunidade e nada fizeram foram apenas mais um , Zé Reinaldo ,Jackson Lago e etc…. dizem que o Maranhão ta acabado por causa dos Sarneys rapaz isso não existe , Maranhão é um dos estados que mais cresceu nos últimos anos e pode até ser pouco mais pelo poco que tem foram os Sarneys que fizeram o resto nem se quer tentou….

  7. MIGUEL TAPANAKARA

    TEM MUITA GENTE QUE GOSTA DE ESCRAVIDÃO MESMO. SÃO + DE 50 ANOS VIVENDO O PIOR, E ESCÁRNIOS DOS OUTROS ESTADOS SOBRE NÓS. QUEM CHEGA AQUI DIS QUE É FIM DE LINHA. POR QUE HISTÓRIA DO BRASIL PAROU NOS SARNEYS. É FANTÁSTICO O RIGOR POLÍTICO DO VELHO, MAS O PODER DELE TORNOU ARAME ENFARPADO NA VIDA DOS MARANHENSES, POIS, A MISÉRIA PREVALECEU, EM UM LUGAR QUE TEM UMA EXTENSÃO TERRITORIAL IMENSA, UM SOLO BASTANTE PRODUTIVO E UM POVO QUE QUER TRABALHAR, MAS NÃO TEM EMPREGO, POR FALTA DE POLÍTICA SOCIAL EMANADA DOS REPRESENTANTES DO PODER, QUE COMO SARNEY, COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA ÉPOCA, NADA FEZ PARA CÁ. É SÓ MOSTRAR ALGO QUE NOS CALAMOS.
    ABSURDO ISSO TUDO.
    FLÁVIO DINO GOVERNADOR

  8. walter

    é lamentavel ver esses tipos de comentarios, pessoas que com certeza estam comendo no prato dos sarneys , é por isso que estamos em um estado miseravel, dizer que sarney é bom pro maranhão ! sarney foi presidente da republica o que ele fez pelo maranhão? me digam uma grande obra que temos aqui no maranhão feita por sarney? até uma das maiores multi nacionais que empregou milhares de pais de familia no maranhão esta indo embora pra outro lugar “ALUMAR” são esse os presentes que esse povo que tanto ama o maranhão dão a nossa terra? e esse flavio dino é apenas o continuismo disso tudo, já ouvi mutia gente ai dessas raposas desses sangues sugas dizerem que vão fazer e acontecer e o que acontece ? o povo ficando atrás dos interreses politicos como agora, ROSEANA faz convenio com 97% das prefeituras do maranhão menos a capital por que? por que é oposição, e onde fica o povo que ela tanto ama? VAMOS DEIXAR DE SER FALSO VAMO DEIXAR DE DEMAGOGIA O POVO ESTA ACORDANDO , o que vai acontecer os sarneys iram derramar uma carrada de dinheiro nestas eleições , o povo vai pegar e votar no outro candidato , ouçam o que estaou falando.

  9. Antônio Ramos

    Vão botar as velhas raposas de sempre para vigiar as galinhas? Será que vão dar a secretaria de esportes pra Weverton terminar o ginásio? Kkkkkkk parece piada, mas tudo pode acontecer com essa mudança deles!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários