Candidata no MA, travesti vive do Bolsa Família e diz lutar por minorias

Por Luís Pablo Política
 

Site Uol

Em meio a uma disputa que envolve políticos tradicionais do Maranhão e suas campanhas milionárias, a candidata a deputada estadual Pâmela Maranhão (PT-MA) tenta ser o contraste em uma região marcada pela pobreza.

Moradora de São Domingos (a 380 km de São Luís), Jackson Lima da Silva, 26, ou Pâmela Maranhão, como é conhecida, diz que é a primeira candidata travesti no Maranhão. Promete lutar pelas minorias e pela emancipação da região sul do Estado.

Sem bens e sem emprego, ela contou que vive apenas do Bolsa Família e se autodeclara a “candidata mais pobre do Brasil”. “Eu conto também com a ajuda da minha mãe, porque aqui não temos políticas públicas para os travestis. Não há interesse na causa”, disse. Ao TSE, ela declarou um teto de gastos de campanha de R$ 2 milhões, mas alega ter sido “só para preencher” o formulário, já que não pretende gastar nada. Na prestação parcial de contas entregue ao TSE na semana passada, Pâmela declarou não ter feito recebido nenhuma doação de campanha.

Pâmela Maranhão (PT-MA)

Pâmela Maranhão (PT-MA)

Na última terça-feira, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão deu destaque, em seu site, à legalidade da candidatura e ao direito de usar o nome de Pâmela Maranhão na urna.

“O direito como um todo tem evoluído de acordo com as tendências sociais e a Justiça Eleitoral não pode fechar os olhos a tais circunstâncias nem ignorar o fato de que é permitido a todo cidadão, de qualquer nível social ou orientação sexual, a garantia de exercer seus direitos políticos quer como eleitor quer como candidato”, afirmou o desembargador Eulálio Figueiredo, que deferiu o pedido de candidatura da petista.

Apesar da divulgação, o texto da decisão que acatou a candidatura não agradou a candidata. “Na verdade, o TRE foi retrógrado. Fui candidata como Pâmela Maranhão em 2012, e eles não disseram nada, não houve essa fala. Eles falaram como se alguém fosse ganhar usando um nome, que não tem nenhum problema”, disse.

Luta por minorias

Jackson Lima começou a vida de ativista em 2010, quando passou a adotar o nome de Pâmela Maranhão. “Foi ali que sai do armário”, brincou.

Em 2012, lançou-se candidata a vereadora em São Domingos do Maranhão, mas teve apenas 70 votos. “Fiquei na 29ª colocação, só eram 13 vagas”.

Para a campanha 2014, a candidata diz contar com apoio do partido e de entidades de direitos humanos na disputa por uma das 46 vagas da Assembleia Legislativa. “Eles me ajudam com panfletos, apoio moral. Desde 2012 o PT vem me dando apoio. Foi o primeiro partido a apoiar a causa LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros]”, explicou.

Pâmela é presidente de uma ONG (Organização Não-Governamental) de defesa das minorias em São Domingos. A promessa é, caso eleita, lutar pelos maranhenses desassistidos. “Sou uma ativista de direitos humanos contra o machismo e a opressão às mulheres. Não é porque sou travesti que defendo só os homossexuais. Entrei para defender as minorias em geral, porque nossos atuais deputados não o fazem”, disse.

Outro ponto que promete ser uma bandeira de luta é emancipação do Maranhão do Sul – proposta que tramita no Congresso. “É inadmissível uma capital tão longe da população. Por isso defendo um novo Estado, que terá uma capital centralizada. Será bom para todos”, afirmou.

Um comentário em “Candidata no MA, travesti vive do Bolsa Família e diz lutar por minorias”

  1. Bruno

    BOMBA BOMBA BOMBA!!! No dia em que se comemora o dia dos advogados, a OAB/MA dispara e-mail para os advogados inadimplentes cobrando anuidades em atraso. Até aí, seria apenas falta de bom senso, mas não é só. Na correspondência eletrônica a OAB/MA anexou a listagem com os nomes de todos os advogados que está cobrando e não só do titular do endereço eletrônico. Isso é o que se chama de cobrança abusiva, colocando o devedor em situação vexatória. Pior ainda, estão dizendo por ai que o próprio Vice Presidente da entidade está na lista de devedores. Investiga que é nitroglicerina pura.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários